Partilhar

Como tratar a otite em gatos

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tratar a otite em gatos

Os gatos são animais com mais chances de sofrer de otite ou de outras infecções no ouvido, seja devido a um contágio de bactérias como por corpos estranhos. Mas porquê? Os ouvidos dos gatos são muito complexos e isso faz com que alguns parasitas ou inclusive o cerume possa ficar preso no seu interior e, esta acumulação, pode produzir diferentes infecções. A otite felina ocorre quando se inflama o epitélio que cobre o conduto auditivo e, no momento em que detectamos os sintomas, é muito importante levá-lo a um veterinário para que faça o tratamento necessário. Neste artigo de umComo vamos explicar para você como tratar a otite em gato para que saiba qual é o procedimento habitual.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu gato tem otite
Passos a seguir:
1

São muitas as causas que podem fazer com que o seu gato tenha otite. A mais comum costuma ser a presença de ácaros, parasitas que podem ser prevenidos com a aplicação de pipetas ou gotas que costumam ser administradas no lombo do animal.

Mas também é frequente que o gato tenha otite por causa de alguns corpos estranhos no seu interior como mato, pedaços de tecido, comida, etc. Se este for o motivo, será necessário que um veterinário extraia o objeto.

Você também pode saber se um gato está com otite porque apresenta uma série de sintomas que podem colocar em evidência este problema, como os seguintes:

  • Se perceber que o seu animal sacode fortemente a cabeça de um lado para o outro, pode ser que esteja incomodado com algo no seu ouvido.
  • As coceiras insistentes e frequentes na zona dos ouvidos também podem ser um sintoma da otite.
  • Este problema também pode produzir algum líquido de cor amarelada ou escura, assim como fazer com que os ouvidos estejam inflamados ou vermelhos.
  • A otite também pode provocar um cheiro forte.

No caso de detectar algum destes sintomas é essencial que vá ao veterinário para examinar o animal e determinar qual é o melhor tratamento a seguir.

Como tratar a otite em gatos - Passo 1
2

Para tratar a otite em gatos existem diferentes opções que o veterinário terá que avaliar: desde a extração do pelo, a limpeza do ouvido ou, dependendo do problema, pode ser inclusive necessária uma intervenção cirúrgica. É por este motivo que é imprescindível que vá ao centro veterinário para que lhe indiquem o método a seguir:

O mais habitual, no entanto, é que se proceda a uma limpeza auditiva que tem como objetivo:

  • Eliminar o agente que está provocando a otite.
  • Eliminar as bactérias e os ácidos graxos que inflamam a zona.
  • Analisar de forma profunda o estado do conduto auditivo externo e também do tímpano.
  • Conseguir introduzir manualmente o medicamento tópico para que impregne todas as partes do conduto auditivo.

Antes da limpeza, se o estado do gato for muito grave e ele apresentar muitas dores, é possível que se faça previamente um tratamento anti-inflamatório para diminuir as dores.

No caso da infecção estar muito avançada, é provável que o veterinário, em vez de aplicar diretamente o medicamento no ouvido, comece com água ou uma solução salina para poder ver o estado do tímpano e avaliar se pode ou não usar os produtos de limpeza tópicos.

Como tratar a otite em gatos - Passo 2
3

Lembre-se que é imprescindível consultar um especialista assim que perceber que seu gato possa estar com otite, porque uma detecção prematura consegue livrar o animal de uma dor intensa, assim como da perda da audição.

Muitas pessoas acham que só de ir até à farmácia e comprar algumas gotas para a otite já conseguirão reduzir a infecção do animal, mas isso é contraproducente porque existem infecções que, se não forem tratadas corretamente, podem produzir outro tipo de complicações e piorar o estado de saúde do animal. Por isso, vá sempre a um veterinário.

Como tratar a otite em gatos - Passo 3
4

Também não deve interromper o tratamento assim que o gato parecer estar melhor, porque a infecção deve ser eliminada por completo e, para isso, será necessário prolongar o tratamento durante uma semana depois do gato já estar melhor.

5

Com certeza que já ouviu falar de tratamentos para a otite que requerem o uso de comprimidos ou de injeções. Em umComo queremos explicar que este tipo de tratamento se receita quando o animal, além das dores próprias do ouvido, apresenta outros sintomas derivados da doença como, por exemplo, febre, anorexia ou perfuração do tímpano. Nestes casos, é normal que o tratamento seja mais intensivo.

Caso nenhum dos tratamentos anteriores tenha resultado, é possível que o veterinário indique que o melhor a fazer é uma intervenção cirúrgica para restabelecer a saúde do animal.

Como tratar a otite em gatos - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a otite em gatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como tratar a otite em gatos

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Goreti
Minha gatinha esta com dor de ouvido e nao esta comendo devido a dor de ouvido e estou sem condisoes de leva la ao veterinario eu gostaria de saber um remedio caseiro para fazer em casa
Silmara
Meu gato está muito ajustado ,por causa do ouvido o que posso fazer em casa p melhorar
Editor umComo.com.br
Oi Silmara! Você já tentou as dicas do artigo? Caso ele tenha uma infeção avançada, a única maneira de curar é com fármacos adequados que precisam ser prescritos por um médico veterinário.
Adriana Silva
nasceram 04 filhotes de uma gatinha que peguei na rua, estão com 3 meses e um deles apresenta secreções de cor escura nas duas orelhas, examinei e limpei as orelhas não apresentou desconforto, mas apos uns dias está com mais secreção. O que pode ser?
Editor umComo.com.br
Oi Adriana! Apenas um veterinário pode fazer um diagnóstico correto do problema do seu gatinho. Rápidas melhoras!
MARIA DIVINA ANDRE DA SILVA
MEU GATO TEM 13 ANOS SEMPRE SOFREU DE OTITE. AGORA DEU UMA BOLSA DE SANGUE, NO MOMENTO NÃO TENHO COMO PAGAR A CIRURGIA O QUE POSSO FAZER?? ELA CORRE RISCO DE MORTE?? A ALGUM MEDICAMENTO E LIMPEZA?
Editor umComo.com.br
Oi Maria! Sim, ele corre risco de morte uma vez que tem uma ferida aberta e os ouvidos são uma excelente entrada de bactérias oportunistas e podem se alastrar pelo corpo provocando uma septicemia. Para limpar a região, o ideal é uma gaze esterilizada e ir limpando diariamente com um pouco de água morna. Você deve ir ao médico veterinário e explicar para ele as suas limitações financeiras e ele vai adaptar o tratamento do gato a elas. Muito provavelmente será necessário um antibiótico que só o veterinário poderá descrever.
Cicera Trajano de Araujo
meu gato esta com cocerira no ouvido,pareçe sentir dor q tipo de medicamento posso tar usando nele
Editor umComo.com.br
Oi Cicera! Experimentou as recomendações do texto?
A sua avaliação:
katrine
Tenho um gato pela qual sua raça é persa com siames, a um tempo ele vem indicando todos sintomas citados acima de otite, procurei um veterinário e ele me indicou tratamento com anti~inflamatórios, mais a dois dias atrás eu chegando da faculdade coloquei a mão sobre a cabeça dele e percebi uma leve elevação, fui ver o que era e quando apertei saiu muito pus. Limpei todo o pus e logo vi uma buraquinho sobre a sua cabeça. O que eu faço? É perigoso?
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi katrine!

Seu gatinho tem de ser levado ao veterinário o mais rápido possível! Pelos sintomas que você descreve podem ser várias coisas diferentes, como um abcesso (bolsa de pus) ou até esporotricose. Saiba mais sobre esse problema nesse artigo: https://animais.umcomo.com.br/artigo/o-que-e-esporotricose-felina-27498.html

E não esqueça que o seu gatinho pode precisar de tratamento urgente! Rápidas melhoras!
Bru
Vocês do site são uns sem vergonha mesmo, não há dica nenhuma no texto, só fala sobre limpeza (coisa que a maioria já faz ou já sabe). A moça informou que levou a um veterinário e o boçal prescreveu antiinflamatório, enganou ela, sem ao menos perceber que o animal estava com uma infecção, não pediu um exame, isso é de praxe cada veterinário burro que só quer dinheiro e nem liga para nossos anjos, os nosswo aqui só querem dinheiro a todo custo, a última que me atendeu mentiu os valores e ainda não sabia fazer contas... lamentável pessoas ruins serem veterinárias.
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Bru. De fato, somos um site informativo e não podemos diagnosticar ou remediar nenhuma condição de saúde sem avaliação médica. A limpeza é uma medida preventiva e a avaliação de um veterinário é o que leva ao tratamento mais indicado para caso. De qualquer forma, também indico os posts do site PeritoAnimal, que fala com mais profundidade sobre o tema: https://www.peritoanimal.com.br/cuidados-com-coelho-3170.html
Espero que ajude.
Geni
Tenho um Persa com mais de 12anos . Ele estava abandonado na rua e eu venho cuidando dele desde 2005. Sempre com problema de pele.passei por muitos veterinarios, muitos tratanentos em vão.muitos exames e nada. No começo do ano passado um vet. Pediu um exame especifico de sporotrix . 9 meses de Itraconazol 40 mg ao dia. Conclusão em dezembro ele quase morreu. fui pra outro vet. Derma em outra cidade. Ele achou ser um problema alergico. Nao sei mais o que fazer e em quem acreditar. Se fosse sporotrix, já tinha passado pra outra gatinha e em mim. Minha casa super limpa, só que tenho muita grama, plantas. Tona banha toda semana. Uso neles o Advocate . Alimentação boa, utensilios todos limpíssimos. São dez anos com o mesno problema.
Bru
Minhas cara, a verdade é que está cheio de psicopatas na medicina veterinária, pessoas nojentas que só pensam na grana que vão ganhar, são poucos que amam de verdade os animais, e destes poucos a maioria das antigas próximas a se aposentarem. Os novos são a carnificina , e ligam o fodas para nós e para os bichinhos, o mais engraçado é que em todos animais que tive todos tratamentos passados eram de remédios HUMANOS com difereça apenas de dosagem, ou seja será que é mesmo necessário correr a um veterinário para nos arrancar fortunas sem solucionar problemas ? então alguns que de fato se procupam com a causa animal deveriam ter mais honra e caráter positivo de auxiliar aos que mesmo sem condição resgatam e cuidam com amor, sem este papinho de veterinário para tudo porque já encheu !

Como tratar a otite em gatos
1 de 5
Como tratar a otite em gatos

Voltar ao topo da página