Doenças comuns do gato

Como tratar fungos nos gatos

Como tratar fungos nos gatos

Uma das doenças mais comuns da pele nos gatos são os fungos. É um tipo de infecção superficial que também se conhece com o nome de dermatofitose. Costuma afetar as pernas e a cara, e se manifesta com lesões na pele, inflamação, crostas e, sobretudo, áreas sem pelo. É uma situação muito incômoda para seu gato, e com certeza você verá que coça ou morde a área afetada. Em umComo.com.br explicamos a você como tratar fungos nos gatos, uma doença que se não se tratar bem, pode se tornar crônica.

Também lhe pode interessar: Como tratar a gengivite nos gatos

Passos a seguir:

1

Uma vez diagnosticados os fungos na pele de seu gato, tem que ser rápido a administrar o tratamento porque a possibilidade de contágio é muito alta tanto para pessoas como outros animais.

O tratamento da dermatofitose é complexo, tem que ter em conta muitos fatores antes de tratar a doença: o dano causado, a idade, sua saúde geral, se há risco de contágio e o estado de seu sistema imunológico.

2

O primeiro passo para tratar os fungos em seu gato é o tratamento tópico. Um passo imprescindível para que se trate bem o problema. Devem ser usados produtos para desinfetar como iodo, produtos fungicidas, e antissépticos; qualquer um deles é muito apropriado para tratar problemas da derme. Se observarmos que a infecção não cura, é hora de recorrer ao tratamento oral, e será o veterinário quem determinará os medicamentos necessários e sua correspondente dose para tratar os fungos. Lembre-se que os gatos são especialmente sensíveis e é o especialista quem deve controlar a evolução da doença e adequar o tratamento segundo o gato vá evoluindo.

3

Enquanto o gato com fungos estiver em tratamento é muito importante desinfetar todas as partes da casa, e qualquer objeto e utensílio com o qual ele tenha entrado em contato, assim se acelerará o processo de cura. Se for uma infecção com coceira, você deve ter muito cuidado porque os seres humanos podem se contagiar, especialmente crianças, os idosos e quem conta com um sistema imunológico prejudicado. E neste caso, para evitar o contágio a higiene é essencial. Além disso, deve evitar que seu gato entre em contato com áreas de uso comum, e não se esqueça que depois de mexer nele você deve lavar sempre as mãos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar fungos nos gatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Patricia
Obrigada pelos artigos me ajudaram muito agora posso ajudar meu gatinho
betty
tenho um dos gatinhos bebes com fungos..ele ta som 2 meses ,,pelo ta cair,já foi veterinário to aplicar pomada,mas sinto que meu gatinho ta fraco,,..O pelo demora muito voltar normal,,??
Paula
Cetaconazol é bom para este problema?
A sua avaliação:
maria gorete guterres
qual remedio ...qual pomada...pra fungo.......via oral vai ser complicado.....pq ele nã dexia eu administra.....ela é arisca
paulo
oi minha gata da raça persa tbm tem fungos estou tratando com limpinho um produto comprado no pet depóis de limpo eu passo agua oxigenada vol.10 esta dando resultado
A sua avaliação:
Fabiola Borges
Ola. Apenas um detalhe: para humanos, o Iodo é um excelente método para auxiliar no combate a dermatofitoses, porem, nao deve ser administrado em gatos.
mara morais
Minha gata esta com quase 5 anos. Nunca teve crias e é muito dócil. Ultimamente esta se lambendo muito na região da barriga e pernas traseiras e com isso perdendo todo pelo. Nao existem feridas só alguns pontos avermelhados. Se coça também um pouco. O que fazer pr melhorar essa situação??
Como tratar fungos nos gatos