Partilhar

Como tratar um gato envenenado

Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tratar um gato envenenado

Existem diferentes fatores que podem fazer com que um gato seja envenenado, por exemplo, existem algumas plantas ou alimentos que nunca podem ser dados aos gatos pois o seu sistema digestivo não está adaptado para assimilar; também é possível que ingiram algum tipo de produto tóxico que esteja pela casa, como água sanitária ou qualquer outro produto de limpeza.

Se acha que o seu gato foi envenenado, em umComo damos a você alguns simples passos que mostrarão como tratar um gato envenenado e ajudar o seu animal a se recuperar o quanto antes.

Também lhe pode interessar: Como saber se o meu gato foi envenenado
Passos a seguir:
1

Antes de saber como tratar um gato envenenado, há que saber reconhecer os sintomas de envenenamento nos gatos. De qualquer forma, assim que perceber que o seu gato se encontra triste ou com uma atitude estranha, entre em contato com seu veterinário para que indique a você como proceder. Os sintomas de envenenamento nos gatos são então os seguintes:

  • Dificuldades respiratórias.
  • Vômitos ou diarreia constantes.
  • Tosse e espirros.
  • Uma atitude triste, deprimida.
  • Excesso de saliva.
  • Treme, tem convulsões ou espasmos nos músculos.
  • Pupilas dilatadas.
  • Dificuldade para caminhar.

Se quer mais informação a este respeito, em umComo ajudamos você a descobrir se seu gato foi envenenado.

Como tratar um gato envenenado - Passo 1
2

Se suspeita que o seu gato está envenenado, é importante que tenha claros alguns primeiros socorros básicos que o ajudarão a se sentir melhor e a se recuperar em menos tempo. Você deve pensar que o veneno nos gatos pode aparecer simplesmente por lamber alguma parte da casa que foi aspergida com produtos como água sanitária, inseticidas, amoníaco, etc. Também existem algumas plantas tóxicas para os gatos assim como alimentos que podem contaminá-lo.

No caso de intoxicação é importante que leve seu felino para um lugar ventilado para que tome o ar e passe a sensação de adormecimento produzida pelo veneno. Quando um gato se encontra mal tem tendência a se esconder e procurar abrigo em algum lugar da casa, você deve procurá-lo e levá-lo para um lugar ventilado.

Como tratar um gato envenenado - Passo 2
3

Se acha que seu gato está envenenado, é imprescindível que chame um veterinário de imediato para que indique a você como proceder. Antes de mais nada, evite dar algum medicamento a não ser que o especialista receite; dependendo de com o que se intoxicou, a maneira de proceder será de uma forma ou outra.

4

Um dos temas mais complicados com o envenenamento dos gatos tem a ver com o fato de ser ou não factível fazer com que vomite. Regra geral, é aconselhável fazer com que vomite para que, assim, consiga expulsar o produto que o machuca; no entanto, se não sabe muito bem com o que é que se intoxicou e é possível que o motivo tenha sido um produto químico, leve-o de imediato ao veterinário porque induzir o vômito pode danificá-lo ainda mais.

Mas se o seu gato foi envenenado com alguma comida ou planta, pode fazê-lo vomitar para conseguir que expulse a substância tóxica. Para fazer com que um gato vomite você deverá pegar um pouco de sal e misturar em um copo com água. Faça o seu animal beber para conseguir que vomite, é importante que repita isso umas 2 ou 3 vezes para ter a certeza de que expulsa tudo que o danificou.

5

O seguinte ponto que devemos fazer para tratar um gato envenenado é tentar evitar que o veneno seja absorvido pelo corpo. Para isso, vamos precisar de comprimidos de carvão vegetal (pode comprar em uma farmácia) para dar ao seu gato na dose necessária: você deve calcular que a dose indicada é de 1 grama de pó para cada meio quilo do peso de seu animal. Dissolva o pó em pouca água e dê para seu gato na boca, pode usar uma seringa se tiver dificuldades para engolir.

6

Após todo este processo, é importante que dê água abundante ao seu gato envenenado já que as toxinas podem danificar o fígado ou os rins. Se achar que de maneira espontânea o animal não se aproxima da água, ajude-o também com uma seringa.

7

Quando o seu gato já estiver melhor terá que eliminar qualquer rastro do veneno que tenha ficado nele, por exemplo, pode ser que tenha se intoxicado com uma planta e que o pelo de seu corpo tenha ficado impregnado da substância. Por isso, é importante que limpe o corpo do seu animal para conseguir acabar com o veneno. Em caso extremo, pode cortar o pelo para garantir que não volta a ficar doente.

8

Como já referimos, existe uma série de plantas e alimentos que podemos ter em casa e que em contato com seu animal podem produzir envenenamento. Por isso é importante que saiba determinar quais são estes produtos para mantê-los afastados dele.

  • Plantas tóxicas: macieira, eucalipto, pé de pêssego, Poinsétia, maconha, palmeira-sagu, tulipas, lírios, azaleias, begônias, hera e dieffenbachia. Em umComo contamos para você com detalhes quais são as plantas tóxicas para os gatos.
  • Alimentos tóxicos: cebola, alho, sementes de maçã, de pêssego ou de nectarina, chocolate, leite, batata, tomate e abacate. Neste artigo contamos para você em profundidade quais são os alimentos tóxicos para os gatos, caso queira ampliar seus conhecimentos.
Como tratar um gato envenenado - Passo 8

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar um gato envenenado, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como tratar um gato envenenado

O que lhe pareceu o artigo?
43 comentários
Kawan
Quais remédios para curar gatos envenenados
sibelly
quando uma gata e envenenada gravida os gatinho more tambem ESTOU DESZESPERADA AQUI UMA GATA CAIU AQUI NO KINTAL DA MINHA CASA ELA TA GRAVIDA E ELA TA ENVENENADA OQ EU FAÇO ....
Editor umComo.com.br
Oi Sibelly! A única forma de tentar salvar ela e/ou os gatinhos é correr para o veterinário o mais rápido possível. Possivelmente ela vai precisar de uma lavagem gástrica e conforme o tempo de gestação poderá ser necessária uma cesariana caso os bebés já estejam suficientemente desenvolvidos.
Harthurian
Já salvei meu cachorro 2x de envenenamento com carvão ativado. Meu gatinho parece que foi envenenado também, espero que ele sobreviva até amanhã para eu comprar e dar carvão ativado a ele.
A sua avaliação:
maria eugenia barbosa
por favor me ajude, morreu uma gatinha da miha irma a noite passada, ela disse que retornou da rua entrou no quarto subiu na cama, e começou agonizar soltando uma gosma branca grossa e envenennamento ou foi chumbinho? por favor me ajude estou muito triste, fazia um mes que tinha castrado a gatinha!
Editor umComo.com.br
Oi Maria! Confira os primeiros socorros em caso de envenenamento em gatos aqui: http://www.peritoanimal.com.br/envenenamento-em-gatos-sintomas-e-primeiros-socorros-20110.html
Ornella
Quando será que as pessoas vão entender que não devem deixar seus animais de estimação, terem acesso ás ruas ???
A sua avaliação:
Philippe
Nossa, meu gato está muito fraco, creio que ele não dure mt tempo, ele não come, não bebe, estou dando leite com a raçãozinha dele por seringa, estou dando o medicamento que o veterinário recomendou, espero que o quadro dele melhore, e ela se repere. :'(
A sua avaliação:
valeria cristina
o meu gato foi envenenado, eu ja dei o remédio e ele ja vomitou. Ele aparenta esta cansado, triste, como se estivesse com muita dor. O que eu faço?
Pablo
Meu gato faz 3dias que meu gato não gato não quer comer nada o que serah que ele tem.
A sua avaliação:
edineide batista galdino
meu catinho esta a mas de 20 hora emvenenado to dando um remedio de carvao e at toxico
Valéria
Minha gatinha ,foi envenenada , está bem frágil , não podemos fazer qualquer barulho alto , até mesmo voz , ela convulsiona , o veterinário disse que o veneno ataca o cérebro ,então se tem alguém aqui tentando fazer com que seu gato sobreviva ,ele tem que ser mantido no escuro total e no silêncio ,espero que a minha sobreviva ,trite. ..
Dayane
Quando meu gato estava envenenado, eu coloquei leite na seringa e dei pra ele, foi um santo remédio, ele ficou bom.
Sara Silva
Oi Dayane! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Cavalcanti
Leite? Pelo que já presenciei, leite agiliza o processo do envenenamento. Já deu leite a um gato envenenado e ele chegou morreu na hora! Eu soube depois que o leite é perigoso em caso de envenenamento.
vilanir rocha
O meu gato estar babando muito aceleração cardíaca o que eu faço nesse momento

Como tratar um gato envenenado
1 de 4
Como tratar um gato envenenado

Voltar ao topo da página