Partilhar
Partilhar em:

Como tratar o resfriado do meu cachorro

Passo a Passo
Avaliação: 4,6 (905 votos)
19 comentários
85 vezes partilhado
 
Como tratar o resfriado do meu cachorro

Os seres humanos não são os únicos a passarem por resfriados, o seu cachorro também se pode resfriar. Quando o seu cachorro se resfria quererá apenas estar tranquilo e procurar sítios para passar o mal que sente no corpo em paz. Os sintomas de um cachorro quando está resfriado são espirros, dor muscular, inatividade, perda de apetite, tosse, mucosidade e dor de cabeça. De certeza que poderá compreender como se sente. Por isso em umComo.com.br, mostramos-lhe como tratar o resfriado do seu cachorro para que o seu cachorro se sinta protegido durante estes dias de mal-estar.

Também lhe pode interessar: Como tratar da diarreia do meu cachorro
Passos a seguir:
1

A primeira coisa a ter em conta se quer saber como tratar o resfriado do seu cachorro é que não deve sufocá-lo. Deixe o seu espaço para que descanse, pode inclusive tornar a sua caminha um pouco mais confortável adicionando uma mantinha e colocando a tigela da água e a comida mais próxima dele para lhe facilitar as suas necessidades básicas sem que tenha que fazer muito esforço.

2

Outro aspeto a ter em conta para tratar o resfriado do seu cachorro é que deve hidratá-lo bem. O seu animal precisa de água para diluir a mucosidade e para estar bem hidratado; se não quer beber água, deve insistir e, se ainda assim se negar a ingerir líquido, dê-lhe água com uma seringa para os xaropes.

3

Se não tiver fome, ajude-o a comer mas não o obrigue se vir que não quer de nenhuma forma. Uma forma de o ajudar a comer é colocar na sua ração seca um pouco de alimento enlatado ou macio para o incentivar ou, umedecer um pouco a ração seca com água morna para aumentar o odor e favorecer a sua ingestão.

4

Para alimentar o seu cachorro quando estiver resfriado, pode fazer-lhe um caldo de galinha quente para melhorar, ou arroz integral fervido. Lembre-se que existem uma série de alimentos tóxicos para os cachorros, entre os quais se encontra a cebola, de maneira que deverá eliminá-la do caldo.

5

Não o leve a passear se tiver muito frio ou a chover pois o resfriado pode piorar, nem deixe que esteja em contato com outros cachorros para evitar um possível contágio. É muito importante que mantenha o seu cachorro quente e, por conseguinte, longe do frio visto que pode contrair os seus brônquios e dificultar a sua respiração. De maneira que evite o ar frio até que esteja completamente curado.

6

Leve o seu cachorro ao banheiro e abra a torneira de água quente durante uns minutos. O vapor de água que sairá irá ajudar a melhorar a respiração. Fique com o seu cachorro no banheiro durante dez minutos para aliviar a sua mucosidade. Além disso, deverá dar banho ao seu cachorro com água quente mas sem chegar a queimar e seque-o rapidamente com um secador de cabelo ou toalha para evitar que se volte a sujar.

7

Se após alguns dias vir que o seu cachorro não melhora, vê que está em baixo de forma e os sintomas não desaparecem, aconselhamos a levá-lo ao veterinário para que lhe faça um diagnóstico adequado e lhe dê a medicação que precisa.

8

Da mesma forma que acontece conosco, o melhor remédio para o resfriado é preveni-lo. Por isso, evite as mudanças bruscas de temperatura ou as correntes de ar.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento veterinário nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a levar o seu pet ao veterinário caso este apresente qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como tratar o resfriado do meu cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Comentários (19)

Escrever comentário sobre Como tratar o resfriado do meu cachorro

19 comentários
SILVESTRE LIMA
Tenho dado AAS infantil para o meu cachorrinho. Um poodle de 5 k. Ele não perdeu o apetite. Tenho notado que ele (as vezes) tem um pouco de dificuldade para resfriar. Hoje dei um pouco de mentruz batido com leite. Ele tomou tudo.... Tem algum problema nesses feitos?
Obrigado!
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi SIlvestre! Com que temperatura está o seu cachorro? A temperatura normal dos cães está entre 37,5°C e 39,5°C por isso pode parecer que ele está quentinho mas é normal. AAS infantil está contraindicada para cachorros. Esse fármaco tem como principio ativo o acido acetilsalicílico que é tóxico para cachorros a partir de uma certa dose. O seu cachorro provavelmente não ficou mal ainda porque pesa 5kg, pois a dose tóxica são 50/mg/kg por dia. Eu sei que com certeza está fazendo tudo o que acha melhor para o seu pequeno, mas automedicação é muito perigosa! Os fármacos não atuam neles do mesmo jeito que em nós e são muitos os tutores que, sem querer, matam os seus cachorros. Relativamente ao mentruz batido com leite, a maioria dos cachorros é intolerante à lactose e por essa razão os médicos veterinários desaconselham qualquer tipo de produto lácteo. O melhor a fazer é dar uma boa alimentação ao seu cachorro, uma ração premium ou uma dieta caseira devidamente acompanhada por um especialista em nutrição animal. A alimentação é a base para o sistema imunitário dele ser capaz de combater sozinho os resfriados. Caso ele pareça quentinho, confirme a temperatura dele (da próxima vez que for no veterinário, peça para ele explicar como se mede corretamente no ânus do cachorro). Se vir que ele tem corrimentos nasais, a melhor opção são os vapores de água. Ferva um pouco de eucalipto e aproxime os vapores do cachorro para ele respirar.
Paulo Antunes
esta resfriado o que eu faço
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Paulo! Siga as indicações do texto.
A sua avaliação:
MARIA
ola, gostaria de saber se possa dar chá , para o meu cachorra, ela é meio q um bebe ainda , esta resfriada e esta comendo ração a mãe n tem leite para amamenta-los
A sua avaliação:
maria de fatima
meu cachorro está resfriado,escorrendo catarro
A sua avaliação:
patricia
nao consigo dar o xarope a minha cadela o que faço
Sara Viega (Editor de umComo)
Oi Patricia! Confira estas dicas para dar xarope para cachorro: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-dar-xarope-para-cachorro-23047.html Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
ANA MARIA
bom dia gostaria de saber qual remédio posso dar para o resfriado
Lucimara Campos Ferreira
Meu cachorro não quer comer já a dias nem água quer tomar oq eu faço me ajudem
Ligia
E a jolie fica sufoca parecendo o ronco feito bronquite eu nebolizo sempre com soro ,mas tou muito preocupada moro em Olinda pernambuco nunca vi os veterinário examinar e só pede exame quando eu falo
Ligia
Como devo tratar o resfriado da minha cadelinha de oito meses,pois os veterinário de onde eu moro nem examina só faz perguntas e passa remediio
antonio
boa tarde que devo dar para meu cachorro com gripe e vomito

Como tratar o resfriado do meu cachorro
1 de 4
Como tratar o resfriado do meu cachorro