Partilhar

Por que meu cão monta em mim

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Por que meu cão monta em mim
Imagem: cesarsway.com

O seu cão tem a mania de montar em você? Este comportamento, ainda que sempre o associemos com impulsos sexuais, pode significar muitas outras coisas e, de fato, se o animal monta em você, é mais provável que seja por outro tipo de motivo do que pelo meramente sexual, que o reserva para momentos nos quais há outro cão. Muitas pessoas acham que quando um cão monta é só porque está na época de cio, ou porque quer se reproduzir, mas isto não é assim na maioria dos casos. Por isso, em umComo vamos explicar por que seu cão monta em você e, assim, poderá compreender um pouco melhor o seu comportamento. Além disso, também vamos dar a você alguns conselhos que ajudarão a adestrar o seu amigo para que não volte a fazê-lo.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu cão está triste

Por dominação

Um dos motivos mais frequentes pelos quais um cão pode montar em você é por dominação. Muitos animais, sobretudo quando se introduzem novamente em uma matilha nova (como a sua família), não compreendem qual é o seu posto neste novo âmbito familiar e, por isso, tentam surgir como o dominante com diversas práticas, entre as quais se destaca o ato de montar.

Se vir que costuma fazer este ato, deverá pará-lo de imediato para evitar que ele se posicione como em dominante já que, em casa, deve ser você quem tem o controle e o cachorro deve sabê-lo. Verá que quando são filhotes o comportamento de montar é muito comum, mas não tem nada a ver com motivos sexuais, pois simplesmente quer ser o dominante.

Por que meu cão monta em mim - Por dominação

Por excesso de energia

Também é habitual que um cão monte as pessoas por causa de energia. Ou seja, se o animal é filhote ou é muito enérgico e nervoso, é possível que monte você para conseguir diminuir o excesso de energia que tem. Neste sentido, o animal estará tratando a monta como uma atividade, assim como correr ou brincar na rua com outros animais.

Deve quebrar com este hábito e, se for filhote, assim que perceber esta atitude deverá levá-lo para a rua após ter-lhe dito um "NÃO". Deverá aprender que isso não se deve fazer e que, pelo contrário, poderá acalmar a sua ânsia e nervosismo saindo para a rua e brincando. O exercício é essencial para que o animal esteja tranquilo em casa e tenha comportamentos normais.

Por que meu cão monta em mim - Por excesso de energia

Para brincar

Outro dos motivos mais frequentes que fazem com que um cão monte numa pessoa é que tenha vontade de brincar. Pense que é um movimento que pode ser muito divertido, ao mesmo tempo que lhe pode causar algum estímulo agradável, por isso é normal que o cachorro o faça, sobretudo durante os seus primeiros meses de vida, já que é quando mais vontade de brincar e mais inquieto costuma estar.

Neste sentido, o recomendado é levá-lo para passear para que possa brincar na rua e acalmar os seus nervos. Para que a saída seja de maior qualidade, recomendamos que você leve uma bola ou jogue um pau para que o animal se divirta. Também é aconselhável que o leve a parques onde tenha outros cães para que sociabilize e interaja com outros animais.

Em umComo contamos a você quanto tempo de exercício precisa um cão para que esteja tranquilo em casa e não tenha comportamentos como o da monta.

Por que meu cão monta em mim - Para brincar

Por impulsos sexuais

Também é possível que o seu cão monte em você por impulsos de índole sexual. É verdade que em certas épocas do ano, sobretudo durante o cio, os cães possam estar mais despertos sexualmente e procurem o contato com a sua perna ou com outros objetos de casa para sentir prazer e por puros instintos reprodutivos. Mas, ainda que esta seja também uma causa provável, não é a única e não devemos pensar que o animal está se esfregando contra a nossa perna porque está no cio.

De fato, devemos saber que os cães não têm épocas marcadas de cio, enquanto que as cadelas sim. Os machos costumam estar predispostos a procriar quando detectam uma fêmea no cio e, é nesses momentos quando pode estar mais brincalhão e pode mostrar essa atitude de monta. Neste artigo de umComo contamos para você quando os cães entram no cio para que aprenda a detectar esta situação.

Por que meu cão monta em mim - Por impulsos sexuais

Como evitar que um cão monte em mim

Ainda que seja uma condição um pouco difícil de controlar pois, como dissemos, os fatores pelos quais um cão monta são muitos e muito variados, a verdade é que pode chegar a adestrar o cão para evitar que monte em outras pessoas, em você mesmo ou em diferentes objetos de casa. Mas o que tem que saber é que, muitas vezes, montam porque têm vontade de brincar e consideram que isso é um jogo, por isso não se aborreça e tente dizer-lhe um NÃO para que entenda que essa atitude não se deve fazer. Por outro lado, dê-lhe um brinquedo ou algo com o qual possa se entreter e, sobretudo, esteja um pouco atento a ele pois, no fundo, só está chamando a sua atenção.

Corrigir este comportamento desde filhotes é de fundamental para conseguir educar o animal e entender que não deve ter esse comportamento com pessoas ou objetos; com animais será bem mais complicado pois, como já dissemos, é uma forma que eles têm de se relacionar para marcar diferentes aspectos (dominação, impulso sexual, brincadeira, etc.). Só terá que dizer que NÃO e separá-lo da pessoa ou objeto que está montando para que compreenda que não deve ter essa atitude; assim que estiver quieto, recompense-o com uma guloseima para cães para que entenda que o está premiando.

Por que meu cão monta em mim - Como evitar que um cão monte em mim

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meu cão monta em mim, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Por que meu cão monta em mim

O que lhe pareceu o artigo?

Por que meu cão monta em mim
Imagem: cesarsway.com
1 de 6
Por que meu cão monta em mim

Voltar ao topo da página