Partilhar

Remédio caseiro para carrapato em cachorro - 14 soluções naturais

Remédio caseiro para carrapato em cachorro - 14 soluções naturais

Se o seu cachorro está com carrapatos e você não pode usar remédios para eliminá-los seja por questões financeiras, de emergência ou quando eles são filhotes e ainda não foram vacinados porque não atingiram a idade adequada para isso, não é recomendável o uso de produtos químicos para eliminar parasitas como pulgas ou carrapatos. Por isso, uma boa forma de livrar nosso cachorro deles é recorrer aos remédios naturais. Para saber quais são os remédios caseiros para eliminar os carrapatos nos cachorros, confira a lista com 14 soluções naturais que o umCOMO preparou, além dos conselhos de aplicação e prevenção.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para vermifugar cachorros

Como identificar carrapato em cachorros

Os carrapatos são um tipo de ácaro ectoparasita e hematófago, ou seja, parasitas que se hospedam nos corpos de outros seres vivos para se alimentarem do seu sangue, como os mosquitos, por exemplo. Ao se tratarem de ácaros, os carrapatos não entram no grupo dos insetos, apesar de serem ectoparasitas como alguns deles, sendo portando aracnídeos.

Normalmente, quando estes parasitas pulam para nosso cachorro para se estabelecer como hóspedes, possuem um tamanho pequeno que cresce conforme se alimentam do sangue do nosso animal. O ideal é identificá-los quando ainda são pequenos, já que é bem mais fácil eliminá-los com os remédios caseiros. Mas se só perceber quando já forem grandes, você mesmo deverá retirá-los com a ajuda de uma pinça. Aconselhamos dar uma olhada neste vídeo onde mostramos como tirar um carrapato.

Para saber como identificar um carrapato no seu cachorro, deve ter em conta que as épocas do ano em que são mais ativos são desde a primavera até o outono. Desta forma, se se encontrar dentro deste período de tempo, deve examinar diariamente o pelo do seu cachorro. Os carrapatos costumam viver em zonas com grama alta ou arbustos, por isso se levou a passear o seu cachorro por parques ou florestas com este tipo de vegetação, examine o corpo dele ao regressar a casa visto que é provável que tenha sido contagiado por carrapatos.

No entanto, se os carrapatos são de tamanho pequeno, como podemos identificá-los? Muito simples, prestando atenção aos principais sintomas:

  • O cachorro coça mais do habitual nas zonas como o pescoço, virilha, axilas ou as orelhas enquanto pulgas preferem se alojar na barriga e virilha;
  • Leve hemorragia na pele que pode estar associada a uma leve erupção, inchaço na zona ou vermelhidão.

É muito importante eliminar os carrapatos do cachorro o quanto antes, uma vez que são parasitas portadores de condições como a doença de Lyme, uma doença comum nos cachorros que pode provocar doenças como:

  • Articulações inflamadas
  • Mudanças na pele do seu cachorro
  • Aparecimento de febre e mal-estar no cachorro
  • Dores musculares
Remédio caseiro para carrapato em cachorro - 14 soluções naturais - Como identificar carrapato em cachorros

14 remédios caseiros para carrapato em cachorro

  • Repelente de frutas cítricas
  • Vinagre de maçã
  • Vinagre com bicarbonato
  • Camomila
  • Infusão de eucalipto
  • Óleo de erva-cidreira
  • Óleo de alecrim
  • Óleo amêndoas
  • Óleo de canela
  • Cápsulas de vitamina E
  • Mistura de óleos de camomila, limão, lavanda e cedro

Como prevenir carrapatos de forma natural

  • Banho com vinagre de maçã e água
  • Folhas de eucalipto
  • Levedura de cerveja

Entenda porque é importante: Quais as doenças que os carrapatos podem transmitir?

Remédio caseiro para matar pulgas e carrapatos - Repelente caseiro com frutas cítricas

Os carrapatos não gostam nada do sabor dos cítricos, por isso este é outro remédio natural perfeito para eliminá-los. Com eles podemos preparar um repelente caseiro, aplicando com um pulverizador. O melhor cítrico é o limão mas você também pode usar laranjas ou qualquer outro.

  1. Para fazer este remédio caseiro para eliminar os carrapatos no cachorro, deverá colocar para ferver meio litro de água com dois limões cortados.
  2. Quando ferver, deixe durante um minuto e baixe o fogo para o mínimo, deixando ferver em fogo lento durante uma hora.
  3. Após esse tempo, deixe esfriar, introduza no pulverizador e aplique o produto sobre seu cachorro com cuidado para não entrar nos seus olhos.
  4. Você também pode pulverizar os cômodos da sua casa para desinfetá-la de carrapatos. No momento de aplicar este remédio natural para eliminar os carrapatos do seu cão, tente que ele não o inale, pois o aroma a cítrico é um dos cheiros que os cães mais odeiam.
Remédio caseiro para carrapato em cachorro - 14 soluções naturais - Remédio caseiro para matar pulgas e carrapatos - Repelente caseiro com frutas cítricas

Melhor remédio para o carrapato em cachorro - Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é outro remédio caseiro que os carrapatos odeiam. O vinagre está composto por ácido acético, o elemento responsável por ter esse sabor tão azedo e além disso converte-se em um remédio ideal para eliminar os carrapatos.

Para aplicá-lo deverá misturar água com vinagre em partes iguais, molhar um pano limpo ou algodão na mistura, escorrer e umedecer a pele do seu cachorro com ele, suavemente e com muito cuidado, evitando a zona dos olhos.

Como matar carrapato com bicarbonato e vinagre

Uma alternativa à receita para matar carrapato com vinagre de maçã é adicionar bicarbonato de sódio à mistura. Esse componente, além de neutralizar o cheiro de vinagre pode diminuir a coceira por picadas já provocadas.

  1. Em um frasco de spray, misture meio copo (200 ml) de vinagre de maçã para cada colherinha (chá) de bicarbonato junto com 3 colheres (sopa) de água morna;
  2. Certifique-se de que a temperatura não está muito quente e pulverize o seu animal, com destaque para a parte de fora das orelhas, pernas e pescoço.

Infusões para acabar com carrapato em cachorro

Como eliminar carrapatos com camomila

Um dos melhores remédios para eliminar os carrapatos do nosso cachorro é a camomila. O odor desta planta repele de forma natural estes parasitas. Por outro lado, ao aplicar este produto na pele do animal estaremos aproveitando todas as propriedades medicinais da camomila e oferecendo também um excelente anti-inflamatório e antisséptico natural, perfeito para aliviar a ferida provocada pela picada.

Para fazer este remédios caseiro contra os carrapatos do cachorro, prepare uma infusão de camomila, o ideal é ser natural. Deixe esfriar um pouco, pegue um algodão ou pano limpo, mergulhe na infusão e escorra e aplique com cuidado em toda a pele do seu cachorro. Verá como imediatamente os carrapatos começam a fugir do animal. Além disso, outra das vantagens deste remédio é que também pode ser aplicado em filhotes.

Como acabar com carrapatos com eucalipto

Lembre-se que é muito importante desinfetar a casa para eliminar qualquer rasto deste parasita. Não serve qualquer infusão, já que existe uma série de plantas tóxicas para os cachorros. Neste sentido, outra das infusões mais eficazes para se livrar dos carrapatos do seu cachorro é a de eucalipto. O processo que deve seguir para a aplicação é o mesmo da infusão de camomila: preparar uma infusão de eucalipto natural, deixar esfriar e aplicar sobre a pele do cão com um pano limpo, ou dar um banho ao cão com a solução.

Remédio caseiro para carrapato em cachorro - 14 soluções naturais - Infusões para acabar com carrapato em cachorro

Como eliminar carrapatos dos cachorros com óleos essenciais

Outro dos melhores remédios caseiros para eliminar os carrapatos de um cachorro é a mistura de uma série de óleos naturais. Para evitar danificarem a pele do animal, será fundamental obter óleos naturais e fugir dos óleos essenciais repletos de soluções químicas. Por isso, se poder fazê-los você mesmo, melhor. No entanto, se não tiver outra solução se não utilizar óleos essenciais, recomendamos que os dilua em um litro de água purificada adicionando apenas duas gotas.

Tal como acontece com os remédios caseiros anteriores, a eficácia dos óleos naturais para eliminar os carrapatos nos cachorros reside no aroma que têm, visto que todos os utilizados de seguida geram cheiros que estes parasitas odeiam e, por conseguinte, os levam a querer fugir do seu hóspede.

Como fazer remédio caseiro para carrapato com erva-cidreira

Também conhecida como capim santo ou capim limão, o óleo essencial dessa planta pode atuar como repelente contra carrapatos.

  1. Separe 1 maço de talos e folhas de capim-limão, 100 ml de álcool, 1 litro de água e 2 colheres de sal;
  2. Em um recipiente, amasse as folhas e talos com álcool até perceber um líquido verde;
  3. Tampe e deixe essa solução em descanso por 1 dia;
  4. Passado o tempo, misture a água e o sal na solução e armazene em um pulverizador;
  5. Espirre a solução sobre os carrapatos tentando focar apenas na região em que eles estão.

Alecrim, canela e amêndoas

Misture 2 colheres de sopa de óleo de amêndoas com uma colher de chá de óleo de alecrim e outra de óleo de canela em um recipiente. Lembre-se que no caso de utilizar os óleos essenciais, deverá diluir a quantidade indicada em água. Para preparar os seus próprios óleos naturais, não perca as nossas receitas:

Uma vez que tenha o repelente natural para eliminar os carrapatos do seu cachorro, umedeça um algodão ou pano limo nele e aplique a mistura sobre a área afetada pelo parasita. Tal como acontece com a maçã, o alecrim favorece a cicatrização das feridas, pelo que ajudará consideravelmente a aliviar o incômodo causado pela picada.

Cápsulas de vitamina E e amêndoas

No caso do seu cachorro ter carrapatos perto dos olhos ou das orelhas, este remédio caseiro para os eliminar é o que precisa. Tanto o óleo de amêndoas como a vitamina E são produtos que não prejudicam a pele do animal, nem causam irritação sempre que se utilizem soluções naturais, aqui sim é muito importante descartar o óleo essencial de amêndoas.

Para elaborar este repelente natural contra os carrapatos, misture 20 ml de óleo de amêndoas com uma cápsula de vitamina E, introduza a solução em um frasco conta gotas, deixe cair algumas gotas sobre a zona da orelha afetada e massageie com muito cuidado. É fundamental evitar introduzir a mistura no canal auditivo do animal e tentar aplicar o remédio apenas na zona externa. Para o aplicar perto dos olhos, umedeça uma gaze ou pano úmido com o repelente.

Manjericão, camomila, limão, lavanda e cedro

Visto que nos pontos anteriores destacamos as propriedades antiparasitárias do limão e da camomila, não podiam faltar na lista os melhores óleos para eliminar os carrapatos nos cachorros. Assim, pegue em um recipiente e misture uma colher de sopa de óleo de manjericão, outra de óleo de limão, outra de óleo de lavanda e outra de óleo de cedro com uma infusão de camomila. Para fazer os seus próprios óleos naturais, consulte os seguintes artigos:

Lembre-se que se usar óleos essenciais deve dilui-los primeiro na água. Uma vez feita a mistura, aplique o remédio caseiro umedecendo uma gaze ou pano limpo nele e realizando suaves massagens sobre as zonas da pele afetadas do animal.

Remédio caseiro para carrapato em cachorro - 14 soluções naturais - Como eliminar carrapatos dos cachorros com óleos essenciais

Cuidados depois de eliminar os carrapatos no cachorro

Se vir o carrapato sobre o corpo do seu cachorro, lembre-se que também pode tentar extrai-lo você mesmo com a ajuda dos seus próprios dedos ou uma pinça especial que pode adquirir no veterinário. Para tirar os carrapatos do cachorro, é aconselhável usar luvas para evitar que este fique agarrado à sua pele, pois também pode picá-lo e transmitir-lhe uma série de doenças como a tularemia.

Quando conseguir arrancar o carrapato, independentemente se o fez com a pinça ou os remédios caseiros anteriores, deve desinfetar a zona com iodo para curar qualquer ferida que possa ter provocado este inseto no cachorro.

Depois, não se esqueça de colocar o carrapato numa vasilha com álcool, para que ele morra e não se hospede novamente no seu cachorro, em si ou em qualquer outro animal.

Confira: Maneira fácil de tirar um carrapato

Remédio caseiro para carrapato em cachorro - 14 soluções naturais - Cuidados depois de eliminar os carrapatos no cachorro

Remédios caseiros para prevenir os carrapatos nos cachorros

Para manter o seu cachorro protegido dos carrapatos, é recomendável que lhe compre uma boa coleira que seja repelente para este tipo de parasitas, assim como lhe aplique a pipeta antiparasitária que o seu veterinário habitual lhe indicar. Além disso, aconselhamos a consultar os conselhos que lhe mostramos no artigo como prevenir as pulgas e carrapatos.

Mas se não pode aplicar os tratamentos antiparasitários veterinários, seja por que motivo for, de seguida vamos lhe mostrar alguns remédios caseiros para evitar os carrapatos nos cachorros. Tenha em conta que se costuma passear com o seu cachorro por espaços com um elevado número de carrapatos, é possível que não sejam suficientes e deve recorrer a produtos veterinários.

Banho com vinagre de maçã

Da mesma forma que o vinagre de maçã é um produto que nos permite eliminar os carrapatos em cachorro, também atua como preventivo e, por conseguinte, evita que volte a ser infestado por estes parasitas. Para aplicar este remédio caseiro em modo de prevenção, deverá misturar em partes iguais vinagre de maçã com o shampoo que utiliza para dar banho ao seu cachorro. Depois pode dar banho normalmente, secá-lo e escová-lo.

Além de ser um excelente repelente natural e eficaz preventivo, o vinagre de maçã irá permitir-lhe manter o mau cheiro afastado do seu cachorro, visto que a sua composição consegue prolongar a sensação de limpo e bom cheiro no cão. Não se preocupe pelo aroma intensa que o vinagre de maçã tem, pois após dar banho ao seu cachorro não ficará nem um rasto dele.

Folhas de eucalipto

Assim como a infusão de eucalipto é um excelente remédio natural para eliminar os carrapatos nos cachorros, as folhas também nos podem ajudar a prevenir o aparecimento destes parasitas. Como? Muito simples, colocando-as em diferentes cômodos de sua casa, sobretudo no cômodo em que o cachorro descansar e dormir. Deverá vigiar o seu cachorro para não comer as folhas de eucalipto, pois poderia não as digerir corretamente e ocorrerem vômitos ou diarreia. E se o seu cachorro é dos que não pode resistir a engolir uma planta, experimente colocar as folhas debaixo da sua cama e veja se passam despercebidas para ele.

Levedura de cerveja

Tal como a levedura de cerveja apresenta várias propriedades boas para o ser humano, também é altamente benéfica para o cachorro. Um dos componentes principais deste produto é a vitamina B1, conhecida também como tiamina, uma molécula que ajuda a repelir tanto carrapatos como pulgas devido ao odor que gera no sangue do cachorro, muito desagradável para estes parasitas. Além disso, não só permite prevenir o aparecimento destes parasitas, como também favorece o pelo do cão graças à sua elevada quantidade de biotina, dando-lhe um brilho extra e suavidade.

Para utilizar este remédio caseiro para prevenir os carrapatos nos cães deve misturar simplesmente uma colher de chá de levedura de cerveja com a sua comida habitual, se o seu cachorro for de tamanho toy, pequeno ou médio. Se o seu companheiro peludo for de tamanho grande ou gigante, use 3/4 de colher de sopa.

Pode administrar as doses indicadas de levedura de cerveja uma vez por dia, não mais. No caso de querer modificar a quantidade, deve consultar primeiro o seu veterinário.

Veja também: Todos os sintomas da doença do carrapato

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédio caseiro para carrapato em cachorro - 14 soluções naturais, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Remédio caseiro para carrapato em cachorro - 14 soluções naturais

O que lhe pareceu o artigo?
175 comentários
Maribel
OI adorei as dicas, Ganhei uma labrador e está esta com carrapatos bem pequenos, vou fazer o remédio caseiro para eliminar. Gostaria de saber como vou tratar do quintal, já que tenho um pedaço com grama? Abraços Maribel Ouriquess
Editor umComo.com.br
ADRIANO MOURA
tenho um pitbull de quatro meses e ele sempre aparace com carrapatos so nas orelhas, e usei
varios remedios mais sempre voltam. o vinagre de maçã resolve mesmo ?
Edileuza silva
Gostei ds dicas gostaria de receber mais dicas sobre esse assunto. obrigado.
julio Saraiva
Bom Penso isso vai ajudar bastante vou tentar as primeira Opção do Limão e depois para prevenir usarei a levedura sendo que este produto será fácil de achar porque trabalho numa industria de cerveja em Angola. Cprts Julio
Editor umComo.com.br
Oi Julio! Que bom que você gostou das dicas. Continue acompanhando os artigos do umCOMO!
Celia Carvalho dos Santos
Gostaria de receber receitas caseira para eliminar carrapatos e pulgas de cachorro bem como no ambiente de casa.
Editor umComo.com.br
Oi Celia! Além das informações do artigo, pode conferir essa matéria: https://animais.umcomo.com.br/artigo/como-prevenir-as-pulgas-e-carrapatos-4768.html
Gildete Guimarães
O que fazer para acabar com pragas de carrapatos? Já usei colosso, barragem, cal na área do ambiente. Tudo que me ensinam. Não aguento mais gastar. Shampoo, sabonete de coco. No mês de julho de 2016 me intoxiquei de ter contato com tanto veneno. Sou alérgica a estou sofrendo estou para desfazer dos meus 2 cachorros se não conseguir por um fim nesses carrapatos.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Gildete! Então e você já experimentou esses remédios caseiros que falamos? Como a infusão de camomila, o limão ou o vinagre de maçã? Tem sempre a opção de adquirir pipetas, coleiras ou comprimidos para prevenir pulgas e carrapatos.
Mary
Bravecto!! É caro, mas os cães ficam sem pulgas e carrapatos, por mais de três meses como diz o fabricante!!!
A sua avaliação:
miguel westenhofen
muito bom camomila ou limão ,vou prov. meu nike que apareceu aqui , abraço
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Miguel! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
tati
Camomila serve para acalmar os nervos e serve para carrapato
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Tati! É isso mesmo! Obrigada pelo seu comentário :)
A sua avaliação:
SONIA MARIA MUNHOZ
tenho uma york, que tem um tipo de caspa na patas trazeiras e caem os pelos,existe um shampoo.pra isso, e um remedio caseiro para carrapatos. grata sonia maria
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Sonia! Quanto aos remédios caseiros para eliminar os carrapatos, pode encontrá-los acima no artigo. Para tratar a caspa, confira essas dicas: http://animais.umcomo.com.br/artigo/como-tratar-a-caspa-em-caes-23519.html
A sua avaliação:
anna paula formoso
vinagre de maçã+bicarbonato de sodio.Num borrifador acrescente 2 xicaras de vinagre de maçã,1/2 xicara de água,2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio.borrife no cao.So serve vinagre de maçã.Eo famoso sabonete phebo preto pra pulgas.

Remédio caseiro para carrapato em cachorro - 14 soluções naturais
1 de 6
Remédio caseiro para carrapato em cachorro - 14 soluções naturais

Voltar ao topo da página