Basset Hounds

Cuidados a ter com Basset Hound

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Cuidados a ter com Basset Hound

O Basset Hound é uma raça de cão perfeita para as pessoas mais tranquilas; com um caráter pacífico este animal adapta-se perfeitamente aos donos que adoram passeios longos, mas sem serem amantes da atividade física extrema. Como qualquer outra raça esta precisa de atenção específica para crescer saudável e feliz, por isso se você estiver pensando em adquirir este cão ou se ele já fizer parte da sua família, em umComo.com.br explicamos para você os cuidados a ter com Basset Hound.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um Basset Hound

Passos a seguir:

1

O Basset Hound tem origem de caçador, por isso trata-se de um animal com um excelente olfato que desfruta perseguindo as suas presas e com brincadeiras nas quais deva encontrar algo. É um cão com um caráter muito calmo, amável e carinhoso com seus donos, além de ser um excelente cão protetor especialmente com as crianças.

2

Devido às suas pernas curtas o Basset Hound não é um cão caracterizado por correr de forma muito ágil ou por realizar grandes façanhas, no entanto, trata-se de um animal que precisa de passeios diários, quanto mais longos melhor. Este animal não se cansa de caminhar, por isso pode acompanhar-nos a quase todos os lugares sem problema, mas não devemos soltá-lo em qualquer lugar porque ele pode deixar fluir os seus instintos de caçador e afastar-se de nós. Solte-o apenas quando souber que estará seguro.

3

Na hora de o adestrar há algo que chama logo à atenção nesta raça: os Basset Hound são cães muito teimosos que seguem o seu próprio ritmo, por isso devemos ser muito pacientes, firmes e constantes com o adestramento se quisermos conseguir que o animal faça coisas como comer em determinadas horas, fazer as suas necessidades em certos lugares ou responder a determinadas ordens.

É fundamental treiná-lo desde pequeno e corrigir certos comportamentos, caso contrário no futuro poderia ser muito difícil fazer isto. Por exemplo, se não quiser que o cão suba no sofá deve evitar desde as primeiras semanas em sua casa, adestrando o animal com paciência, caso contrário você será o bichinho de estimação dele.

Cuidados a ter com Basset Hound - Passo 3
4

Como qualquer outro cão, o Basset Hound precisa de uma dieta equilibrada baseada em ração adequada para a sua idade. Em nosso artigo como escolher a comida do meu cão damos-lhe algumas dicas, caso você seja principiante, para que saiba escolher a melhor comida para o seu animal.

Neste aspecto é muito importante prestar atenção às porções de comida que damos a este pet, pois ele tem uma forte tendência à obesidade devido ao seu espírito guloso, o que pode trazer-lhe graves problemas de saúde no futuro, complicando inclusive a sua mobilidade. O Basset Hound estará sempre disposto a receber qualquer coisa que você lhe der, mas você deve evitar isto a qualquer custo, pois com o tempo poderia colocar em risco a saúde do seu cão.

Cuidados a ter com Basset Hound - Passo 4
5

Outra característica evidente da raça são as suas orelhas longas, que requerem de um cuidado muito especial para se manterem saudáveis e livres de odores. Recomenda-se limpar as orelhas do Basset Hound uma ou duas vezes por semana, fazendo-o desde pequenos para que eles se habituem ao procedimento. Em nosso vídeo como limpar as orelhas do cachorro você poderá ver a forma adequada de o fazer.

Cuidados a ter com Basset Hound - Passo 5
6

Você também deverá:

  • Cortar as unhas dele com frequência, pois costumam crescer muito rápido.
  • Escovar o seu pelo pelo menos duas vezes por semana para reduzir o cheiro da sua pelagem e diminuir a presença de pelos em sua casa. Faça com uma escova de cerdas duras especial para cães.
  • Dê banho a cada 4 ou 6 semanas, dependendo da rapidez com que ele se sujar.
7

Além disso, e como acontece com qualquer outro cão, o Basset Hound precisa de receber todas as vacinas pertinentes e ir ao veterinário para revisões periódicas a cada 6 meses, deste modo conseguiremos garantir a sua saúde e bem-estar ao longo do tempo. Em nosso artigo quando devo vacinar meu cão explicamos as vacinas necessárias em cada etapa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Cuidados a ter com Basset Hound, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Cuidados a ter com Basset Hound