Partilhar

Como cuidar de um Basset Hound

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como cuidar de um Basset Hound
Imagem: dogtime.com

O Basset Hound é uma raça de cachorro com origem francesa, conhecido pelas suas pernas curtas, orelhas compridas e olhos tristonhos. Este é um cão tranquilo e nada agressivo, sendo a companhia perfeita para qualquer idade até mesmo para crianças. Adora brincar e é um cachorro super carinhoso, pelo que se adapta perfeitamente a viver num apartamento. Se escolheu um Basset Hound como animal de estimação, em umComo vamos ajudá-lo dando-lhe algumas dicas sobre como cuidar de um Basset Hound.

Também lhe pode interessar: Cuidados a ter com Basset Hound

Cuidados com Basset Hound: alimentação

O Basset Hound é um cachorro que pode chegar a pesar entre 20 e 30 kg e a medir entre 30 e 36 cm. Por ser um cachorro de estatura baixa, um dos problemas de saúde que pode acometer esta raça é a obesidade. Por isso, é essencial cuidar da sua alimentação ao máximo, evitando os petiscos ou a comida caseira. O melhor alimento que poderá dar ao seu animal é, sem dúvida, a ração, uma vez que contém todas os nutrientes e vitaminas que o seu cão precisa.

Dê a comida ao seu Basset Hound sempre no mesmo horário e, evite dar-lhe comida enquanto estiver à mesa, pois isso vai fazer com que fique guloso e contribui para a obesidade. Filhotes de Basset Hound devem fazer entre 3 a 4 refeições diárias e, a partir daí pode passar a 2 refeições. Quanto à quantidade de comida ideal, deverá consultar a tabela que vem na embalagem da ração, considerando peso, idade e nível de atividade física, bem como o tipo de ambiente onde está inserido.

Como cuidar de um Basset Hound - Cuidados com Basset Hound: alimentação
Imagem: dooziedog.com

Cuidados com Basset Hound: Orelhas

As orelhas compridas do Basset Hound impedem que ocorra uma boa circulação de ar, por isso esta raça de cachorro é propícia a otites e a infeções. Para evitar essa situação, deverá realizar uma limpeza semanal às suas orelhas utilizando um produto específico vendido em lojas de animais ou veterinários e algodão.

Como cuidar de um Basset Hound - Cuidados com Basset Hound: Orelhas
Imagem: dogster.com

Cuidados com Basset Hound: Pelagem

A nível de cor, o pelo do Basset Hound pode ser branco com manchas amareladas ou, pode apresentar três cores, marrom, preto e branco. O pelo do Basset Hound caracteriza-se por ser curto, fino e cerrado, pelo que não deverá ter problemas de queda de pelo. Por ser um cachorro que não solta muito pelo, uma escovação semanal será suficiente. A nível de banhos, depende um pouco do ambiente em que o cachorro se encontra, mas por norma entre 1 a 2 banhos mensais são suficientes. Durante o banho, deverá ter cuidado para não deixar entrar água para os ouvidos do Basset Hound.

Como cuidar de um Basset Hound - Cuidados com Basset Hound: Pelagem
Imagem: dogs.petbreeds.com

Cuidados com Basset Hound: Atividade física

O Basset Hound não é um cachorro demasiado energético, pelo que necessita de exercício moderado. Eles adoram passear e isso é essencial pois como têm tendência à obesidade, isso vai ajudá-los a evitar esse problema. Saia com o seu Basset Hound pelo menos duas vezes por dia durante meia hora.

Como é um cachorro de pernas curtas não deverá correr muito com ele, o ideal são os passeios com trela. Para além disso, este cachorro é um excelente farejador e têm um forte instinto de caça, pelo que o ideal é mesmo andar com ele com a trela, pois caso contrário correrá o risco de ele fugir.

Como cuidar de um Basset Hound - Cuidados com Basset Hound: Atividade física
Imagem: pinterest.com

Cuidados com Basset Hound: Saúde

É importante que logo desde filhote, cuida da sua saúde vacinando-o. Deverá levá-lo ao veterinário e informar-se das vacinas que deverá levar.

Como já foi referido, duas das doenças que podem afetar o seu Basset Hound são a obesidade e as infeções nos ouvidos, pelo que deverá seguir os cuidados referidos acima à risca e estar sempre atento a possíveis sinais.

A dermatite também é outra das doenças que pode afetar o seu animal, uma vez que têm a pele enrugada. Para além disso, outras doenças frequentes nesta raça de cachorro são doença do disco intervertebral, glaucoma e problemas nos ossos e articulações.

Para cuidar do seu Basset Hound e garantir a sua saúde, deverá realizar visitas periódicas ao seu veterinário.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um Basset Hound, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como cuidar de um Basset Hound

O que lhe pareceu o artigo?

Como cuidar de um Basset Hound
Imagem: dogtime.com
Imagem: dooziedog.com
Imagem: dogster.com
Imagem: dogs.petbreeds.com
Imagem: pinterest.com
1 de 5
Como cuidar de um Basset Hound

Voltar ao topo da página