Viajar com cachorros

Dicas para acampar com seu cachorro

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Dicas para acampar com seu cachorro
Imagem: cbc.ca

Se você gosta de acampar e tem cachorro em casa, sabe como é difícil deixar o seu amigo para trás quando vai para o mato. Parece injusto você se ir divertir para a natureza enquanto o cachorro fica fechado, não é mesmo? A solução é convidar seu parceiro para vir junto, e desfrutar do feriadão ao ar livre com ele. Aqui no umComo sabemos que essa solução parece mais simples do que é na verdade, e que levar o seu pet pode implicar algumas complicações a nível de estadia, tanto para ele como para você. Com isso em mente, reunimos umas dicas bem úteis para que você e seu melhor amigo se divirtam muito na viagem, sempre com segurança e descontração. Confira essas dicas para acampar com seu cachorro, pegue na barraca e vamos embora.

Também lhe pode interessar: Como saber se o seu cachorro está com dor

Passos a seguir:

1

Analise o comportamento do cachorro

Uma das principais dicas para acampar com seu cachorro é conhecer o seu amigo. Você conhece o seu comportamento melhor que ninguém, e consegue imaginar como ele se comportaria nessa experiência. Considere o seu temperamento com pessoas estranhas, crianças correndo e outros animais. Se o pet é bagunceiro, violento, anti-social ou costuma latir muito, se calhar é melhor deixá-lo em casa. Os vizinhos podem se sentir incomodados com o cão, e você pode ter uma grande dor de cabeça com isso.

Dica: Confira esse artigo que mostra como fazer um cachorro relaxar.

2

Comece lentamente

Se você nunca acampou com o cachorro, não vá numa viagem de uma semana de imediato. O ideal é começar aos poucos, levando numa viagem de um dia e ir aumentando a duração da estadia gradativamente.

Dicas para acampar com seu cachorro - Passo 2
Imagem: mastinimayhem.com
3

Confira as regras do camping

Alguns campings não permitem que você leve animais de estimação para acampar junto. Podem, também, existir restrições a nível do tamanho do pet ou só serem admitidos animais presos com guia. Contacte o camping para saber se pode levar o animal com você.

4

Mantenha o pet na guia

Mesmo que o seu amigo seja treinado e bem comportado, nem todo o mundo gosta de cachorro. O pet pode até invadir a barraca dos vizinhos com as patas sujas, e criar um problema para você! Nem todo o mundo gosta de animais, e algumas pessoas até têm medo de cães. Por isso, você deve manter o cachorro preso. Para que o cão tenha espaço para correr e brincar, leve guias extensíveis ou encaixe umas guias nas outras.

Nota: Considere como o seu pet vai reagir se ficar preso o tempo todo. Alguns podem não estar acostumados.

Dicas para acampar com seu cachorro - Passo 4
Imagem: pinterest.com
5

Recolha a bagunça do pet

Essa dica é básica, mas importante lembrar. Recolha o cocô e restos de alimentos do seu parceiro. Isso vai manter o camping limpo, evitar problemas com os vizinhos, e prevenir o aparecimento de insetos e odores desagradáveis.

6

Mantenha o cachorro confortável

É importante que você garanta o conforto do seu pet, assim como o seu. Ele também sente frio e calor, por isso não se esqueça de levar uma manta e uma roupinha, sombras e água fresca. Os itens de bagagem canina obrigatória incluem a ração, os potinhos, brinquedos, guia, a caminha, toalha e medicamentos. O ideal é levar objetos a que ele esteja acostumado, pois o lugar é novo e itens familiares facilitam a mudança.

Dicas para acampar com seu cachorro - Passo 6
Imagem: zbozi.cz
7

Cuidados especiais com a saúde

Seu cachorro ficará mais vulnerável no meio da natureza. Confira se vacinas e vermífugos estão em dia, e leve medicamentos com você. Mantenha o contacto de um veterinário local em caso de emergências.

Dica: Confira esse artigo que inclui remédios caseiros para vermifugar cachorros.

8

Pratique atividades com o cachorro

Faça uma programação da viagem incluindo o cachorro. Não programe ficar todo o dia na praia, por exemplo, se o cachorro não pode ir junto. Não deixe o cachorro sozinho no camping, isso é mau para ele e para os vizinhos.

Dicas para acampar com seu cachorro - Passo 8
Imagem: thechive.com
9

Não desista!

Agora que já conhece todas as dicas para acampar com seu cachorro, não descarte a possibilidade de o levar junto. Faça os possíveis para levar seu amigo de quatro patas na sua aventura e tentem aproveitar a viagem ao máximo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dicas para acampar com seu cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: cbc.ca
Imagem: mastinimayhem.com
Imagem: pinterest.com
Imagem: zbozi.cz
Imagem: thechive.com
1 de 5
Dicas para acampar com seu cachorro