Partilhar

Como deixar seu cachorro sozinho

Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como deixar seu cachorro sozinho
Imagem: cachorrogato.com.br

Por vezes temos de nos deslocar a determinados sítios onde não podemos levar nosso pet, e uma das preocupações é como deixar meu cachorro sozinho. Não é crime deixar seu animal de estimação sozinho desde que seja por um curto espaço de tempo e lhe providencie o que ele necessita para sobreviver durante esse período. É normal que ele fique estressado com a separação mas, por outro lado, pode até se dar bem e aproveitar para descansar. Continue lendo este artigo umComo.com.br para conhecer nossas dicas para deixar seu cachorro em casa sem preocupações!

Também lhe pode interessar: Como saber se meu cachorro se sente sozinho
Passos a seguir:
1

Cachorros que são deixados sozinhos podem se vingar destruindo tudo o que estiver ao seu alcance, uivando e latindo muito e fazendo xixi nos sítios errados só para arreliar você. Isso é normal, pois sendo animais que precisam da companhia dos humanos, se sentirão muito tristes e revoltados enquanto seus donos estiverem fora.

2

Não faça da separação nem do reencontro grandes acontecimentos, com muitos beijinhos, mimos, "tchau" e "olá" pois isso irá contribuir para aumentar a ansiedade no cachorro. Pode parecer que, ao fazer isso, está ajudando ele a lidar com a situação, quanto na verdade o melhor é não dar muita importância, como se fosse algo normal.

Como deixar seu cachorro sozinho - Passo 2
Imagem: clubeparacachorros.com.br
3

O cachorro pode ficar extremamente nervoso com sua ausência e com receio que você não volte mais. Por essa razão, se você tiver de se ausentar por um longo período, o melhor é, alguns dias ou algumas semanas antes, começar se ausentando por curtos espaços de tempo (10 a 15 minutos), assim ele ficará mais familiarizado com a situação.

4

Antes de sair, é aconselhado que dê um longo passeio com seu cachorro e brinque muito com ele. Essa atividade não só o fará mais feliz como o irá deixar cansado, pelo que quando voltarem a casa ele ficará dormindo por horas e provavelmente nem dará conta de você saindo.

Como deixar seu cachorro sozinho - Passo 4
Imagem: vivamelhoronline.com
5

É importante manter seu cachorro entretido quando você está ausente, desta forma ele irá se distrair e não ficar tão ansioso. Deixe ao seu dispor alguns brinquedos para ele mastigar e embrulhe petiscos em meias ou panos amarrados, com o objetivo de ele ficar tentando alcançá-los durante algum tempo.

Imagem: luisamell.com.br

6

Outra ideia que em geral funciona muito bem para entreter cachorros que ficam sozinhos é deixar a televisão ligada. O som fará com que o animal fique mais relaxado, também porque lhe lembra os momentos que passa consigo em casa. Pode deixar a TV ligada em um canal aleatório ou em um canal de animais, que poderá chamar mais a atenção do cachorro.

Como deixar seu cachorro sozinho - Passo 6
Imagem: luisamell.com.br
7

Se você é uma pessoa muito organizada que não deixa roupa espalhada pela casa nem sobre a cama após se vestir, repense essa sua atitude. Está comprovado que deixar ao alcance do cachorro um objeto com o cheiro do seu dono o torna mais tranquilo, pois é como se você ali estivesse.

8

Vá em uma loja de animais e pergunte por florais para acalmar seu pet. Tal como os humanos, os cachorros também são susceptíveis aos efeitos da aromaterapia, mas será importante que escolha produtos específicos, pois olfato deste animal é mais apurado que o dos humanos e alguns aromas podem ser fortes demais para eles.

Como deixar seu cachorro sozinho - Passo 8
Imagem: caninablog.wordpress.com
9

Por último, mas não menos importante, não se esqueça de deixar comida e água à disposição do seu pet, de acordo com o tempo em que você se irá ausentar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como deixar seu cachorro sozinho, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Se você se ausentar durante alguns dias, peça a alguém de confiança e que seu cachorro conheça para ir a casa checar se está tudo bem e brincar um pouco com ele.
  • Se optar por deixar a televisão ligada, faça-o apenas por um período muito curto.

Escrever comentário sobre Como deixar seu cachorro sozinho

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Rose
Olá meu nome é Rose e eu sou dona de uma linda lhasa apso por nome Jade de 6 meses , e eu não sei mais o que fazer pra que ela mim veja saindo e não faça escândalos como latir muito , chora , raspar a porta , isso tudo só acontece se ela mim ver saindo tá e pra que isso não aconteça eu tenho que sair pela janela do meu quarto rsrsrs eu fazendo ela fica tranquila , ela não tem problema em ficar sozinha em casa o problema dela é mim ver saindo . Eu vou mim mudar para um apartamento não sei o que eu vou fazer para sair sem que ela mim veja , pois não vai dá para pular a janela por que é no 2º andar rsrsrs , pelo amor de Deus mim ajudem . desde já agradeço BJS .
Sara Silva
Olá Rose, existem várias coisas que você pode fazer para evitar que sua cadela a veja saindo: alimentá-la alguns segundos antes de sair, dar um brinquedo para ela ficar entretida, etc. O importante é agir naturalmente. Esperamos ter ajudado!

Como deixar seu cachorro sozinho
Imagem: cachorrogato.com.br
Imagem: clubeparacachorros.com.br
Imagem: vivamelhoronline.com
Imagem: luisamell.com.br
Imagem: caninablog.wordpress.com
1 de 5
Como deixar seu cachorro sozinho

Voltar ao topo da página