Partilhar

Frutas que os cães não devem comer

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Frutas que os cães não devem comer
Imagem: bibulu.com

Complementar a alimentação do nosso cão com frutas e verduras é altamente benéfico para cobrir as carências de sua ração seca quanto a vitaminas e minerais. Para isso, é imprescindível conhecer a forma na qual devemos dá-las, pois precisa ser em quantidades reduzidas e de vez em quando, bem como as peças de fruta que podem comer e as que são tóxicas para eles. Para evitar problemas gastrointestinais graves, neste artigo de umComo contamos a você quais são as frutas que os cães não devem comer.

Também lhe pode interessar: Verduras que os cachorros não devem comer
Passos a seguir:
1

Uma das frutas mais tóxicas para os cães é o abacate. Devido a seu alto conteúdo em gordura vegetal e toxinas que o compõem, este fruto pode prejudicar gravemente a saúde cardiovascular de nosso cão e reduzir as funções pulmonares. Do mesmo modo, ele pode desenvolver transtornos digestivos como vômitos, dor de estômago ou, inclusive, pancreatite.

Frutas que os cães não devem comer - Passo 1
Imagem: pixabay.com
2

As uvas constituem outra das frutas que os cães não devem comer pelos efeitos que produzem neles. Ainda hoje se desconhece qual é a toxina concreta de sua composição que eles não podem tolerar, mas a ingestão destas pequenas frutas acarreta danos no fígado e nos rins deles, podendo chegar a desenvolver insuficiência renal. Portanto não podemos dar a nosso cachorro nenhuma das variantes da uva, isto também inclui as passas.

Frutas que os cães não devem comer - Passo 2
Imagem: pixabay.com
3

Existe uma série de frutas que fornecem grandes benefícios a nossos cães sempre e quando lhes dermos apenas a polpa, pois suas sementes e caroços podem ser mortais para eles. É o caso dos pêssegos, cujo caroço contém uma quantidade alta demais de cianeto para que o cão possa digeri-lo. Os caroços dos pêssegos são tóxicos para os cães, pelo que você deverá retirá-los para poder dar-lhes estas frutas.

Frutas que os cães não devem comer - Passo 3
4

Na linha das sementes e caroços de frutas mais tóxicos para os cães, destacam-se também os das maçãs, abricó, cerejas e ameixas, principalmente. Especialmente as maçãs e os abricós fornecem uma grande quantidade de nutrientes, minerais e fibra que complementam perfeitamente sua alimentação, por isso não é necessário eliminar estas frutas, você simplesmente deverá retirar os caroços e sementes e dá-las bem picadas.

Frutas que os cães não devem comer - Passo 4
Imagem: pixabay.com
5

Por último, não é recomendável a ingestão de citrinos como o limão, a lima, a toranja ou a laranja. Os cães não devem comer este tipo de frutas porque contêm uma série de compostos e óleos aromáticos difíceis de digerir pelo organismo do cão. Do mesmo modo, o alto teor de ácido cítrico pode ocasionar problemas gastrointestinais como diarreia, vômitos e dor de estômago.

Frutas que os cães não devem comer - Passo 5
Imagem: pixabay.com
6

Conhecer as frutas que os cães não devem comer é importante para mantê-los longe delas e garantir a correta manutenção da saúde deles. Se quiser conhecer mais alimentos tóxicos para eles, além dos frutais, não perca o artigo no qual te contamos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Frutas que os cães não devem comer, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Frutas que os cães não devem comer

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Edijane Vasconcellos
Tenho um cãozinho da raça podool e foi diagnosticado com dermatite atópica. Gostaria de saber qual ração ideal posso dar, sabendo que foi retirado da sua dieta todas as frutas, legumes, e toma a cada três meses remédio para pulgas e carrapatos. E nesse momento ele voltou a ter coceiras depois de dois meses de tratamento com corticóides.

Frutas que os cães não devem comer
Imagem: bibulu.com
Imagem: pixabay.com
Imagem: pixabay.com
Imagem: pixabay.com
Imagem: pixabay.com
1 de 6
Frutas que os cães não devem comer

Voltar ao topo da página