Maiores raças de cachorro


Existe uma grande variedade de tamanhos de cães, dependendo da raça. A enorme capacidade dos caninos de adotar novas características morfológicas em poucas gerações é surpreendente. Graças ao cruzamento de diferentes raças, surgiram raças muito pequenas e outras muito grandes e fortes.
O São Bernardo, o dogue alemão, o leonberger e o lebrel irlandês estão entre as maiores raças de cachorro, e também as mais fortes. Além do tamanho impressionante, costumam se destacar pelo peso elevado. Para saber mais sobre as maiores e mais fortes raças de cães, conheça esses gigantes lendo este artigo do umCOMO.
- São Bernardo
- Dogue alemão
- Leonberger
- Lebrel irlandês
- Terra-nova
- Deerhound
- Mastim espanhol
- Cão de montanha dos Pirenéus
- Pastor-do-cáucaso
- Landseer
São Bernardo
Esta é uma das raças de cães de grande porte mais famosas. Pode medir até 80 cm na cernelha e pesar até 90 kg. O São Bernardo precisa de muito espaço para se movimentar e de um tutor que conheça perfeitamente suas necessidades, além dos aspectos básicos para adestrá-lo com reforço positivo, já que ele tem muita força.
Em dúvida? Confira nosso artigo sobre "Como saber a raça do meu cachorro".

Dogue alemão
Também conhecido como grande dinamarquês, é um cão gigante e muito popular. Os machos atingem até 90 cm na cernelha, enquanto as fêmeas, um pouco menos. Seu corpo é musculoso, e um macho pode pesar entre 54 kg e 90 kg. É um cão tranquilo e afável, mas com uma expectativa de vida muito curta: vive entre 6 e 8 anos.
Neste outro post, explicamos "Como saber se o cachorro vai ficar grande".

Leonberger
De origem alemã, é um cão de pelagem longa e marrom. Seu corpo é grande e musculoso, podendo medir até 80 cm e pesar 75 kg. Apesar da aparência imponente, tem um temperamento calmo. O leonberger se destaca pela pelagem dupla, mais longa na cabeça, cauda e patas dianteiras.
Além disso, possui uma máscara negra característica da raça e um padrão de cor semelhante ao do leão. É um cão dócil, leal e muito familiar.
Às vezes, a pelagem longa pode desencadear alergias. Para sanar a dúvida, confira nosso artigo "Alergia a cachorro: causas, sintomas e tratamento".

Lebrel irlandês
O lebrel irlandês é outro dos cães gigantes do planeta, podendo atingir 86 cm de altura e até 54 kg. Seu corpo é alongado e esbelto, com uma pelagem de pelo duro e longo, do tipo arame.
Por essas características, é importante realizar cuidados como escovação frequente e visitas regulares a um pet shop especializado. É um cão de temperamento dócil e pacífico.

Terra-nova
De origem canadense, é um cão muito grande, pesando até 80 kg e medindo entre 60 e 80 cm na cernelha. Tem aparência bondosa e se destaca pelo carinho e lealdade. É o companheiro ideal para quem nunca teve um cão antes, desde que esteja bem informado sobre a raça, use reforço positivo e seja consistente no adestramento.
Neste outro post, explicamos "Como ensinar seu cachorro a vir quando chamado".

Deerhound
É uma das maiores e mais fortes raças de cães que existem e é endêmica do Reino Unido. Sua altura chega a 76 cm na cernelha, e seu peso gira em torno de 50 kg. É um cão carinhoso, tranquilo, gentil e sociável. Na Idade Média, era usado para caçar veados e era uma raça exclusiva, pertencente às classes mais altas da sociedade.

Mastim espanhol
No geral, os mastins são cães muito grandes, mas o mastim espanhol se destaca por ser um dos maiores e mais fortes. Os machos atingem até 80 cm e pesam entre 90 e 100 kg, enquanto as fêmeas medem cerca de 70 cm e pesam aproximadamente 77 kg. Apesar do tamanho impressionante, é um cão afetuoso e nobre, além de tranquilo e inteligente.

Cão de montanha dos Pirenéus
O cão da montanha dos Pirenéus é uma raça que se destaca pela pelagem branca ou com manchas. Seu tamanho é imponente, podendo medir até 80 cm na cernelha e pesar cerca de 70 kg. Tem um instinto protetor e leal, características que o tornam um excelente cão pastor.

Pastor-do-cáucaso
O pastor-do-cáucaso mede até 75 cm e pesa entre 50 e 70 kg. Com um olhar afável e uma juba exuberante, é um cão que não tem medo de nada e costuma ser muito protetor com sua família. Por isso, é importante socializá-lo corretamente e ter certa experiência ou conhecimento para adestrá-lo.
Além do tamanho avantajado, destaca-se pela pelagem, que exige muitos cuidados para se manter em perfeito estado. Possui uma subcamada lanosa que o protege bem do frio.

Landseer
O Landseer pesa cerca de 68 kg e tem uma altura média de 72 cm na cernelha. É um cão de origem europeia, com genealogia compartilhada com o terra-nova. Tem pelagem longa e lisa e uma aparência robusta. Essa raça é afetuosa e amigável, mas precisa ser socializada desde filhote. Caso contrário, quando adulto, pode se tornar desconfiado com outros cães.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Maiores raças de cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.