Partilhar

Como cuidar de um mastim napolitano

Por Redação umCOMO. Atualizado: 8 fevereiro 2017
Como cuidar de um mastim napolitano

Você vive com um mastim napolitano? Então deve se lembrar que, como qualquer ser vivo, precisa de uma série de cuidados concretos devido ao seu tamanho e pele tão características. No geral, saiba que esta raça de cachorro é carinhosa, sociável e muito protetora, portanto nunca deixará de estar alerta, conservando assim o seu instinto de cão de guarda. Neste artigo de umComo vamos dar uma série de conselhos que ajudarão você a saber como cuidar de um mastim napolitano e conseguir que viva em ótimas condições.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um Whippet
Passos a seguir:
1

O mastim napolitano é uma raça de cão que se caracteriza por ser muito leal e tranquilo. Ao contrário do que a sua aparência possa mostrar (é de um tamanho muito grande, considerado uma raça gigante), é um cão muito carinhoso e amigável, no entanto tem um instinto protetor nato que o converte em uma opção ideal para proteger a casa. Além disso, também é desconfiado com pessoas estranhas e a primeira reação quando conhece pessoas novas é de suspeita mas, assim que conhecer, mostrará toda a sua simpatia habitual.

À simples vista pode parecer um animal agressivo, mas não o é. É um cão perfeito para conviver com crianças e inclusive com outros animais (apesar de não ser aconselhável que seja outra raça dominante, pois poderiam se enfrentar). O que recomendamos em umComo é que, se seu filho for muito pequeno, vá com cuidado na hora de brincar porque a força do cachorro poderia machucar o pequeno de maneira involuntária.

Como cuidar de um mastim napolitano - Passo 1
2

Vamos começar por falar no seu tamanho. Já referimos que se trata de uma raça de cão gigante e suas medidas normais são as seguintes:

  • Macho mastim em idade adulta: sua altura transversal varia de 65 a 75 cm. Pode chegar a pesar de 60 a 70 quilos.
  • Fêmea mastim em idade adulta: é um pouco menor já que sua altura é de 60 a 68 cm e seu peso de 50 a 60 quilos.

Este tipo de raça de cachorro costuma prolongar durante mais tempo sua idade como filhote. Até que o animal não chega aos 3 anos não pode ser considerado adulto, por isso terá que o tratar com os cuidados específicos que os filhotes requerem. Neste artigo de umComo damos alguns conselhos para que saiba cuidar de um filhote e entender melhor as necessidades de seu cão.

Como cuidar de um mastim napolitano - Passo 2
Imagem: imagenesdeperritos.net
3

Devido ao seu grande tamanho, saiba que este cão precisa de sair com frequência à rua; de fato, não é uma raça adequada para ter em apartamentos ou casas pequenas. O melhor é que tenha espaço em casa e, se possível, que disponha de um jardim onde ele possa correr ou de um quintal grande. Lembre-se que, devido ao seu tamanho, o animal comerá grandes quantidades de comida e terá que usar a energia que lhe proporciona para se manter saudável.

Deverá se lembrar que, mesmo que adore ficar ao ar livre, não é um cão ágil nem rápido, na verdade é um pouco desajeitado e pesado. Por isso evite passeios com muita velocidade ou sair para correr com ele: deixe que vá ao seu ritmo mas tente que os passeios sejam longos. Uma atividade perfeita para o mastim napolitano é levá-lo para nadar pois este exercício é perfeito para o seu corpo e consegue que o cão sinta menos seu peso.

Como cuidar de um mastim napolitano - Passo 3
4

Outro aspecto que deve considerar é que esta raça precisa de uma grande quantidade de comida para estar em boas condições físicas. Por isso é importante que, além de quantidade, o alimento seja de qualidade. Em idade adulta, o mastim napolitano deverá comer pelo menos 1 quilo diário de comida com carne, arroz e pão. Esta dieta é indicada para fortalecer seus músculos e não ficar com um corpo flácido nem fora de forma.

Como cuidar de um mastim napolitano - Passo 4
Imagem: mascotarios.org
5

Para cuidar de um mastim napolitano deve lembrar que sua pele requer alguns cuidados específicos. As dobras tão características deste cão podem, também, virar um problema se não cuidar e mantiver bons níveis de higiene. Para evitar qualquer infecção, depois que o cão comer é essencial limpar sua cara para que a zona do focinho fique livre de resíduos.

Do mesmo modo, também é aconselhável dar banho no cachorro de forma habitual para manter as dobras limpas e sem sujeira. De fato, aconselha-se dar um banho a cada mês ou a cada 6 semanas para que esteja limpo. O pelo também cai de forma abundante, por isso é aconselhável escovar semanalmente para tirar o pelo caído e mantê-lo em boas condições.

Como cuidar de um mastim napolitano - Passo 5
Imagem: mascotarios.org

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um mastim napolitano, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como cuidar de um mastim napolitano

O que lhe pareceu o artigo?

Como cuidar de um mastim napolitano
Imagem: imagenesdeperritos.net
Imagem: mascotarios.org
Imagem: mascotarios.org
1 de 6
Como cuidar de um mastim napolitano

Voltar ao topo da página