Partilhar
Partilhar em:

Como saber a raça do meu cachorro

Passo a Passo
Avaliação: 3 (805 votos)
96 comentários
32 vezes partilhado
 
Como saber a raça do meu cachorro
Fonte: loucospordog.blogspot.pt

Existe uma infinidade de raças de cachorros e, por vezes podemos não conseguir identificar a raça deles quando são filhotes ou quando se trata de um cachorro que é resultado de um cruzamento de duas raças diferentes. Seja porque lhe ofereceram um cachorro como presente ou porque adotou o cachorro e não tem nenhum documentação dele ou referências sobre os seus pais, saber a raça do seu mascote é importante para conseguirmos cuidar dele corretamente. Se este é o seu caso, então não perca este artigo de umComo.com.br em que lhe explicamos como identificar a raça do seu cachorro.

Também lhe pode interessar: Como escolher a raça do cachorro
Passos a seguir:
1

Observar as caraterísticas físicas do seu cachorro, irá ajudá-lo a identificar traços em comum com determinadas raças. Assim, deverá observar a cor do pelo, o seu comprimento (se comprido, médio ou curto) e se apresenta algum padrão, como pintinhas pretas no caso dos dálmatas.

Fonte: vidadecachorro.org
2

As orelhas são outro traço que nos ajudarão a identificar a raça do nosso cachorro. Observe o seu tamanho, formato e a sua posição. Raças como o pastor alemão têm sempre as orelhas em pé e pontiagudas, enquanto que os labradores têm as orelhas pendentes e triangulares, por exemplo.

Fonte: caesderacapuros.blogspot.pt
3

O tamanho e formato do focinho. Existem raças de cachorros com um focinho mais achatado (como o sharpei), outras com um focinho pontiagudo (como o weimaraner), por isso é importante ter em conta este aspeto.

Fonte: cantinhodacher.blogspot.pt
4

A altura e peso do cachorro. Através do peso conseguirá determinar se o seu cachorro faz parte do grupo de raças toy (1-6 quilos), pequenas (5-25 quilos), medianas (14-27 quilos), grandes (21-39 quilos) ou gigantes (34-82 quilos). Tenha em atenção que estes indicadores de peso, têm em conta o peso do cachorro na sua fase adulta. Quando o cachorro ainda é filhote, podemos determinar se ele vai ser um cachorro de grande porte através da análise das suas patas, se são relativamente compridas ou não e se são largas.

Fonte: caopanheiro.com
5

O tamanho e forma da cauda. Algumas raças como o boxer ou o rottweiler têm uma cauda extremamente curta, enquanto outras apresentam uma cauda comprida, como o husky ou o pastor alemão. Observar a forma da cauda também é importante, porque em algumas raças a cauda faz uma espécie de caracol, como o chow chow (que tem a língua azulada) ou o pug.

Fonte: cogumelolouco.net
6

Observe o seu temperamento, se é brincalhão, divertido, preguiçoso, inteligente ou se gosta de vigiar e estar sempre alerta. Por exemplo, o yorkshire terrier é uma raça bastante divertida, brincalhona e afetiva, por isso torna-se num ótimo animal de companhia. Enquanto que, o braco alemão é um cachorro bastante ativo, inteligente e ótimo para caçar.

7

Pesquise na internet pelos traços do seu cachorro e procure por imagens de possíveis raças do seu cachorro. Também pode perguntar ao seu veterinário sobre a raça do seu cachorro, visto se tratar de um especialista em animais talvez conseguirá identificar melhor a raça do seu mascote.

8

Existe outra forma de você descobrir a raça do seu cachorro, através de um teste de DNA. No entanto, este teste tem preços muito elevados e poderá não investigar todas as raças existentes de cachorros.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento veterinário nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a levar o seu pet ao veterinário caso este apresente qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber a raça do meu cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Caso o seu cachorro apresente caraterísticas de raças de cachorros diferentes, isso pode significar que o seu mascote é resultado de um cruzamento de raças diferentes. E por isso, não é uma raça pura.
Comentários (96)

Escrever comentário sobre Como saber a raça do meu cachorro

96 comentários
ANNA FERREIRA
Oi gostaria de saber qual ea raça do primeiro cachorro por favor
Weverton Vinicius
meu cachorro e parecido com um pastor alemao so que ele e de porte medio, e ele e bem peludo com manchas marrons no corpo, ele e meio branco tambem...eu ganhei esse cachorro mais eu nao sei a raça alguem pode me ajudar?
A sua avaliação:
Carlos Alberto
Muito interessante a matéria, adorei. Eu mesmo adotei um cãozinho ainda filhote e não tenho certeza sobre a raça (raças) que ele possui, mas após ler ao texto acho até que ele tenha um pouco de labrador, detalhe pelo formato da orelha. Obrigado.
A sua avaliação:
Dandi
Meu cãozinho é peludo, muio curioso até demais, porte pequeno, não fica muito quito com gente perto, come tudo que se der, tem manchas parecidas com a de cães dálmatas quando tosado. Esse meu cão parece ser mestiço com qual raça?
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Dandi! É difícil sem uma fotografia dar um palpite. Mas é provável que o seu cachorro tenha na genética dele várias raças. Por ser pequeno e curioso poderá ter vindo de um terrier (por exemplo) e quem sabe se algum dos ancestrais dele não era um dálmata, embora existam mais raças com essas manchinhas. Você tem um cão único e muito especial porque como é mestiço é mais difícil haver um igual a ele no mundo!
Dandi
Como coloco aqui uma foto do meu cãozinho?
A sua avaliação:
Andressa cordeiro russimi
Gostaria de saber a raça do meu. Filhote
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Andressa! Por favor, confira as indicações do texto.
Ivone
Um cachorro me seguiu até a minha casa e me apaixonei por ele. Tem mais ou menos 40cm de altura x 5o de comprimento e acho que é novo. Deixei na minha casa com água e ração. Não sei o que fazer, pois ele é muito lindo: branco com malhas marrons claras, numa simetria linda. Não sei também, a raça, idade, etc. Irei levá-lo ao Veterinário. É muito calmo, não late, e está muito triste. Deita, dorme, muito calminho. Gostaria de saber a que raça se assemelha. Grata
Dayane
Olá,gostaria de saber qual a raça da minha cadela ela tem um ano e meio de cor marrom/chocolate com uma mancha no peito branca, quando o rapaz nos vendeu disse que era uma pitbull mais suas características não são. Ela tem uma pelagem curta,orelhas um pouco menor que a do labrador.Eu tenho um labrador macho e ela é um pouco menor que ele. Agradeço sua atenção.
A sua avaliação:
vitoria
tenho um cachorro e não sei qual e a raça dele me falaram que podia ser um boxer com pinscher mais acho que não e não
Vanessa Lopes (Editor de umComo)
Oi Vitoria! Pode ver as caraterísticas de ambas as raças nestes links, assim poderá identificar se o seu cachorro é de uma ou outra raça:
https://www.peritoanimal.com.br/racas-de-cachorros/boxer.html
https://www.peritoanimal.com.br/racas-de-cachorros/doberman.html
A sua avaliação:
jessica
ele e gordo tipo salsinhao pelo amarelo queimado e um pouco pequeno
A sua avaliação:
maria auxiuliadora
nao sei a cor da minha cristal

Como saber a raça do meu cachorro
Fonte: loucospordog.blogspot.pt
Fonte: vidadecachorro.org
Fonte: caesderacapuros.blogspot.pt
Fonte: cantinhodacher.blogspot.pt
Fonte: caopanheiro.com
Fonte: cogumelolouco.net
1 de 7
Como saber a raça do meu cachorro