menu
Partilhar

Como saber a raça do meu cachorro

Como saber a raça do meu cachorro

Existe uma infinidade de raças de cachorros e, por vezes podemos não conseguir identificar a raça deles quando são filhotes ou quando se trata de um cachorro que é resultado de um cruzamento de duas raças diferentes. Seja porque lhe ofereceram um cachorro como presente ou porque adotou o cachorro e não tem nenhuma documentação dele ou referências sobre os seus pais, saber a raça do seu mascote é importante para conseguir cuidar dele corretamente. Se este é o seu caso, então não perca este artigo do umCOMO em que lhe explicamos como identificar a raça do seu cachorro.

Também lhe pode interessar: Como escolher a raça do cachorro

Como descobrir a raça do meu cachorro: características físicas

O primeiro passo para saber a raça de um cachorro é observar as caraterísticas físicas dele. Isso irá ajudar a identificar traços em comum com determinadas raças e fazer com que você descubra com mais facilidade em qual o seu animal se encaixa. Por isso, você deverá observar a cor do pelo, o seu comprimento e se apresenta algum padrão, como pintinhas pretas no caso dos dálmatas.

De acordo com o portal Perito Animal[1], as características que você deve observar quando se pergunta como saber a raça do meu cachorro são as seguintes que listaremos abaixo:

Segundo o tamanho:

  • Toy;
  • Pequeno;
  • Médio;
  • Grande;
  • Gigante.

Segundo o tipo de pelo:

  • Curto;
  • Médio;
  • Comprido;
  • Fino;
  • Duro;
  • Encaracolado.

Forma do focinho:

  • Comprido;
  • Achatado;
  • Enrugado;
  • Quadrado.

As orelhas são outro traço que nos ajudarão a identificar a raça do nosso cachorro. Observe o seu tamanho, formato e a sua posição. Raças como o pastor alemão têm sempre as orelhas em pé e pontiagudas, enquanto que os labradores têm as orelhas pendentes e triangulares, por exemplo.

O tamanho e formato do focinho. Existem raças de cachorros com um focinho mais achatado (como o sharpei), outras com um focinho pontiagudo (como o weimaraner), por isso é importante ter em conta este aspeto.

O tamanho e forma da cauda e a cor da língua também podem te ajudar na identificação. Algumas raças como o boxer ou o rottweiler têm uma cauda extremamente curta, enquanto outras apresentam uma cauda comprida, como o husky ou o pastor alemão. Algumas raças apresentem a cauda como uma espécie de caracol, como o pug ou o chow chow. Essa raça também pode ser facilmente identificada por sua língua de cor azulada.

No artigo Como saber a raça do meu cachorro, do site Perito Animal, você encontra uma lista completa de raças segundo as características aqui listadas. Com a ajuda desse guia, você poderá descobrir qual a raça do seu mascote.

Observações para descobrir a raça de um cachorro

Se você quer saber como descobrir a raça de um cachorro, existem observações que precisam ser feitas. Nós já dissemos para analisar as características básicas, mas você deve prestar atenção em alguns detalhes quando for fazer isso, para não errar na sua análise:

  • Altura e peso do cachorro: através do peso você conseguirá determinar se o seu cachorro faz parte do grupo de raças toy (1-6 quilos), pequenas (5-25 quilos), medianas (14-27 quilos), grandes (21-39 quilos) ou gigantes (34-82 quilos), porém, atenção: tenha em mente que estes indicadores devem ser analisados na fase adulta do pet. Quando o cachorro ainda é filhote, existe uma maneira de como saber o tamanho do cachorro pela pata, faça uma análise das suas patas, se são relativamente compridas ou não e se são largas, e assim poderá determinar se é um cachorro de grande porte.
  • Temperamento: Observe se o seu cachorro é brincalhão, divertido, preguiçoso, inteligente ou se gosta de vigiar e estar sempre alerta. Por exemplo, o yorkshire terrier é uma raça bastante divertida, brincalhona e afetiva, por isso torna-se num ótimo animal de companhia. Enquanto o braco alemão é um cachorro bastante ativo, inteligente e ótimo para caçar.
  • Nem sempre os traços vão entregar de cara: pesquise na internet os traços do seu cachorro e procure imagens de possíveis raças nas quais seu cachorro poderia se encaixar. Se continuar com dúvidas, aí deve recorrer a um veterinário, por se tratar de um especialista ele seguramente poderá identificar a raça do seu mascote.

Se depois de fazer as observações, você ainda estiver com dúvidas, pode ser que o seu cachorro seja mestiço.

Outras maneiras de como saber a raça de um cachorro

Além de procurar a ajuda de um veterinário, existe outra forma médica de como saber a raça de um cachorro, você pode ir além e realizar um teste de DNA no seu animalzinho. Entretanto, essa é uma alternativa mais cara e pode ser que não identifique todas as raças. Procure saber se será efetivo no seu caso antes de investir.

Aplicativo para descobrir a raça de um cachorro

Se você não quer investir no exame neste momento, ou acha que não será efetivo, e depois de fazer todas as observações indicadas neste artigo, você ainda tem dúvidas de qual é a raça do seu cachorro, você poderá utilizar o aplicativo Dog Scanner.

Veja neste passo a passo como descobrir a raça de um cachorro usando o app:

  1. Baixe o aplicativo Dog Scanner, disponível para iOs e Android;
  2. Tire uma foto ou faça um vídeo do seu cão;
  3. O aplicativo irá escaneá-lo e o nome da raça com a qual ele se parece com a percentagem de chance de ser e uma foto da raça aparecerá na tela;
  4. Compare com o seu animal e veja se está correto. Bem simples e rápido!

E se você tem dúvidas se está lidando com um cachorro puro ou se se trata de um cachorro mestiço com a ajuda deste app você também poderá identificar.

Com essas dicas, você já poderá identificar a raça do seu cachorro, lembrando sempre que não importa a raça, os cachorros são animaizinhos cheios de amor para dar e receber do seu dono. Aproveitem os momentos juntos!

Como saber a raça do meu cachorro - Outras maneiras de como saber a raça de um cachorro

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber a raça do meu cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Caso o seu cachorro apresente caraterísticas de raças de cachorros diferentes, isso pode significar que o seu mascote é resultado de um cruzamento de raças diferentes. E por isso, não é uma raça pura e, sim, mestiça.
Referências
  1. Perito Animal. Como saber a raça do meu cachorro? Disponível em: <https://www.peritoanimal.com.br/como-saber-a-raca-do-meu-cachorro-7495.html> Acesso em: 10 de dezembro de 2020.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
126 comentários
A sua avaliação:
Helena
Nome da raça do cachorro em 1 lugar
A sua avaliação:
Jadson
Comprei um cachorro ao um vendedor ambulante e ele me garantiu ser um rottveiler puro, mas as patas dele são brancas e tem um pouco de branco no abdômen também .... tirando isso ele tem as características de um rottveiler mesmo. No mínimo deve ser uma mistira
A sua avaliação:
Gema
Qual é a raça do cão da primeira imagem
Marley
Meu cachorro parece com uma raposa, o rabo dele é longo e peludo....muito peludo kkkkkkkkkkkkkkk. Ele é branco com tons amarronzados.
osvanilda pinto de Sousa
Gostaria de saber qual a raça do meu cachorro ele é branco com marrom pêlos cheios e fino
Tamara
Como eu faço para saber a raça do meu cachorro
Paula fernanda
Eu tenho um cachorro mas n sei a raça dele
antonio
tenho uma cachorra muito misteriosa não sei a raça ja procurei bastante pela internet e não achei igual tem o focinho comprido rabo entre as pernas bizunha de treis patas movimenta muito com as orelhas é branca deixou duas pessoas no hospital matou um cachorro e me deram comigo ja bateu em treis pitbull e um rotvalle é muito brava um criador de caes a vinte e cinco anos que trabalha no raro disse que é uma cachorra rara e de caça e é mais bravo do que um pitbull. tenho fotos no imeio aguardando resposta
A sua avaliação:
Maria
A minha filhote é muito semelhante ao cachorro da primeira imagem a única diferença está na cor pois o pelo dela é preto com manchas brancas no pescoço e na ponta das patas traseiras. Podem me informar a raça ou cruzamento desse cachorro ?
A sua avaliação:
geovanna
mas nenhuma foto se parece com meu cachorro ele e preto e branco
A sua avaliação:
Juliana
É queria saber qual é a raça desse cachorro da foto ? que tem a opção de dar zoom
Editor umComo.com.br
Oi Juliana! O cachorrinho da foto é mestiço.
gabriel
eu tenho dois cachorros filhotes que se parecem muito com pastor alemão desde a cor até no formato do focinho mas eles n tem a orelha levantada e isso me deixa com duvidas se é ou n pastor alemão, tem com vcs me ajudarem a saber?
guilherme pereira sales
ganhei um cachorro e queria saber a raca dele!
A sua avaliação:
vanessa reis
nao sei a raça da minha cadela
ANNA FERREIRA
Oi gostaria de saber qual ea raça do primeiro cachorro por favor
liliane
minha cachorro e tamanho media cor clara orelhas em pes pintas cor zinza de cor quase clara na barriga
Weverton Vinicius
meu cachorro e parecido com um pastor alemao so que ele e de porte medio, e ele e bem peludo com manchas marrons no corpo, ele e meio branco tambem...eu ganhei esse cachorro mais eu nao sei a raça alguem pode me ajudar?
A sua avaliação:
Carlos Alberto
Muito interessante a matéria, adorei. Eu mesmo adotei um cãozinho ainda filhote e não tenho certeza sobre a raça (raças) que ele possui, mas após ler ao texto acho até que ele tenha um pouco de labrador, detalhe pelo formato da orelha. Obrigado.
A sua avaliação:
Dandi
Meu cãozinho é peludo, muio curioso até demais, porte pequeno, não fica muito quito com gente perto, come tudo que se der, tem manchas parecidas com a de cães dálmatas quando tosado. Esse meu cão parece ser mestiço com qual raça?
Editor umComo.com.br
Oi Dandi! É difícil sem uma fotografia dar um palpite. Mas é provável que o seu cachorro tenha na genética dele várias raças. Por ser pequeno e curioso poderá ter vindo de um terrier (por exemplo) e quem sabe se algum dos ancestrais dele não era um dálmata, embora existam mais raças com essas manchinhas. Você tem um cão único e muito especial porque como é mestiço é mais difícil haver um igual a ele no mundo!
Dandi
Como coloco aqui uma foto do meu cãozinho?
A sua avaliação:
Andressa cordeiro russimi
Gostaria de saber a raça do meu. Filhote
Editor umComo.com.br
Oi Andressa! Por favor, confira as indicações do texto.
Ivone
Um cachorro me seguiu até a minha casa e me apaixonei por ele. Tem mais ou menos 40cm de altura x 5o de comprimento e acho que é novo. Deixei na minha casa com água e ração. Não sei o que fazer, pois ele é muito lindo: branco com malhas marrons claras, numa simetria linda. Não sei também, a raça, idade, etc. Irei levá-lo ao Veterinário. É muito calmo, não late, e está muito triste. Deita, dorme, muito calminho. Gostaria de saber a que raça se assemelha. Grata

Como saber a raça do meu cachorro
1 de 2
Como saber a raça do meu cachorro

Voltar ao topo da página