Partilhar

Como saber a raça do meu cachorro

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como saber a raça do meu cachorro
Imagem: loucospordog.blogspot.pt

Existe uma infinidade de raças de cachorros e, por vezes podemos não conseguir identificar a raça deles quando são filhotes ou quando se trata de um cachorro que é resultado de um cruzamento de duas raças diferentes. Seja porque lhe ofereceram um cachorro como presente ou porque adotou o cachorro e não tem nenhum documentação dele ou referências sobre os seus pais, saber a raça do seu mascote é importante para conseguirmos cuidar dele corretamente. Se este é o seu caso, então não perca este artigo de umComo.com.br em que lhe explicamos como identificar a raça do seu cachorro.

Também lhe pode interessar: Como escolher a raça do cachorro
Passos a seguir:
1

Observar as caraterísticas físicas do seu cachorro, irá ajudá-lo a identificar traços em comum com determinadas raças. Assim, deverá observar a cor do pelo, o seu comprimento (se comprido, médio ou curto) e se apresenta algum padrão, como pintinhas pretas no caso dos dálmatas.

Como saber a raça do meu cachorro - Passo 1
Imagem: vidadecachorro.org
2

As orelhas são outro traço que nos ajudarão a identificar a raça do nosso cachorro. Observe o seu tamanho, formato e a sua posição. Raças como o pastor alemão têm sempre as orelhas em pé e pontiagudas, enquanto que os labradores têm as orelhas pendentes e triangulares, por exemplo.

Imagem: caesderacapuros.blogspot.pt
3

O tamanho e formato do focinho. Existem raças de cachorros com um focinho mais achatado (como o sharpei), outras com um focinho pontiagudo (como o weimaraner), por isso é importante ter em conta este aspeto.

Imagem: cantinhodacher.blogspot.pt
4

A altura e peso do cachorro. Através do peso conseguirá determinar se o seu cachorro faz parte do grupo de raças toy (1-6 quilos), pequenas (5-25 quilos), medianas (14-27 quilos), grandes (21-39 quilos) ou gigantes (34-82 quilos). Tenha em atenção que estes indicadores de peso, têm em conta o peso do cachorro na sua fase adulta. Quando o cachorro ainda é filhote, podemos determinar se ele vai ser um cachorro de grande porte através da análise das suas patas, se são relativamente compridas ou não e se são largas.

Imagem: caopanheiro.com
5

O tamanho e forma da cauda. Algumas raças como o boxer ou o rottweiler têm uma cauda extremamente curta, enquanto outras apresentam uma cauda comprida, como o husky ou o pastor alemão. Observar a forma da cauda também é importante, porque em algumas raças a cauda faz uma espécie de caracol, como o chow chow (que tem a língua azulada) ou o pug.

Imagem: cogumelolouco.net
6

Observe o seu temperamento, se é brincalhão, divertido, preguiçoso, inteligente ou se gosta de vigiar e estar sempre alerta. Por exemplo, o yorkshire terrier é uma raça bastante divertida, brincalhona e afetiva, por isso torna-se num ótimo animal de companhia. Enquanto que, o braco alemão é um cachorro bastante ativo, inteligente e ótimo para caçar.

7

Pesquise na internet pelos traços do seu cachorro e procure por imagens de possíveis raças do seu cachorro. Também pode perguntar ao seu veterinário sobre a raça do seu cachorro, visto se tratar de um especialista em animais talvez conseguirá identificar melhor a raça do seu mascote.

8

Existe outra forma de você descobrir a raça do seu cachorro, através de um teste de DNA. No entanto, este teste tem preços muito elevados e poderá não investigar todas as raças existentes de cachorros.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber a raça do meu cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Caso o seu cachorro apresente caraterísticas de raças de cachorros diferentes, isso pode significar que o seu mascote é resultado de um cruzamento de raças diferentes. E por isso, não é uma raça pura.

Escrever comentário sobre Como saber a raça do meu cachorro

126 comentários
A sua avaliação:
Helena
Nome da raça do cachorro em 1 lugar
A sua avaliação:
Jadson
Comprei um cachorro ao um vendedor ambulante e ele me garantiu ser um rottveiler puro, mas as patas dele são brancas e tem um pouco de branco no abdômen também .... tirando isso ele tem as características de um rottveiler mesmo. No mínimo deve ser uma mistira
A sua avaliação:
Gema
Qual é a raça do cão da primeira imagem
Marley
Meu cachorro parece com uma raposa, o rabo dele é longo e peludo....muito peludo kkkkkkkkkkkkkkk. Ele é branco com tons amarronzados.
osvanilda pinto de Sousa
Gostaria de saber qual a raça do meu cachorro ele é branco com marrom pêlos cheios e fino
Tamara
Como eu faço para saber a raça do meu cachorro
Paula fernanda
Eu tenho um cachorro mas n sei a raça dele
antonio
tenho uma cachorra muito misteriosa não sei a raça ja procurei bastante pela internet e não achei igual tem o focinho comprido rabo entre as pernas bizunha de treis patas movimenta muito com as orelhas é branca deixou duas pessoas no hospital matou um cachorro e me deram comigo ja bateu em treis pitbull e um rotvalle é muito brava um criador de caes a vinte e cinco anos que trabalha no raro disse que é uma cachorra rara e de caça e é mais bravo do que um pitbull. tenho fotos no imeio aguardando resposta
A sua avaliação:
Maria
A minha filhote é muito semelhante ao cachorro da primeira imagem a única diferença está na cor pois o pelo dela é preto com manchas brancas no pescoço e na ponta das patas traseiras. Podem me informar a raça ou cruzamento desse cachorro ?
A sua avaliação:
geovanna
mas nenhuma foto se parece com meu cachorro ele e preto e branco

Como saber a raça do meu cachorro
Imagem: loucospordog.blogspot.pt
Imagem: vidadecachorro.org
Imagem: caesderacapuros.blogspot.pt
Imagem: cantinhodacher.blogspot.pt
Imagem: caopanheiro.com
Imagem: cogumelolouco.net
1 de 7
Como saber a raça do meu cachorro

Voltar ao topo da página