PARTILHAR

Como é a raça Shih Tzu

Como é a raça Shih Tzu

O nome da raça de cão Shih Tzu provém da palavra chinesa "cão leão", pois este pequeno foi criado para que se parecesse com um leão, sendo similar à representação dos típicos leões guardiães chineses da arte oriental. A origem desta raça refere-se ao século XVII, no entanto, foi em 1934 que foi reconhecida pelo Peking Kennel Clube e quase 20 anos depois chegou ao Ocidente. No umComo.com.br, mostramos-lhe como é a raça Shih Tzu.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um shih tzu
Passos a seguir:
1

O Shih Tzu é uma raça de cão pequena, mas apesar de seu reduzido tamanho é muito forte e robusto, são muito resistentes e adoram dar longos passeios. Se alguma coisa caracteriza este tipo de cachorro é a sua cabeça, de fato o padrão descreve sua cabeça como "aspecto de crisântemo", daí essa adorável expressão.

A cor e seu pelo são traços muito característicos da raça. O seu pelo comprido, espesso e sedoso é muito vistoso e valorizado nas exposições caninas. Em relação à cor, existem muitos tipos, ainda que a mais comum seja a branca com toques cinza ou preto.

Como é a raça Shih Tzu - Passo 1
2

Se você deseja compartilhar sua vida com um Shih Tzu está de parabéns, pois é uma raça muito inteligente, ativa, esperta, carinhosa e também independente. Gosta muito de ter coisas para fazer, é muito observadora e adora procurar entretenimento.

Eles adoram a companhia das pessoas, especialmente a do seu dono. Mesmo sendo muito espertos, não são especialmente obedientes, devido ao seu caráter independente, apesar disso é uma raça que se dá bem com outros animais, você só precisa dedicar tempo às apresentações oportunas.

Lembre-se que a socialização é muito importante para o correto desenvolvimento do cão. Pode ler mais sobre a socialização neste artigo do Perito Animal que lhe explica como socializar um filhote de cachorro corretamente.

3

É uma raça, em geral, bastante forte e saudável, ainda que possamos nomear alguns problemas típicos que ela pode sofrer. Devido à sua cavidade nasal ser pequena e curta, costuma ter um pouco de dificuldade para respirar, e é muito comum ouvir pequenos roncos, mas não costumam ser um problema. Como têm um dorso um pouco comprido, pode apresentar problemas nas costas quando ficam velhos. E outro problema um pouco comum é que, por apresentarem olhos esbugalhados, podem se machucar e provocar úlceras.

4

O cuidado da pelagem desta raça é importantíssima. Tem uma considerável quantidade de pelo e precisa ser penteado e lavado constantemente, porque se ficar embaraçado na subcamada será muito difícil tirar. De modo que, antes de cismar com esta raça, pense neste aspecto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é a raça Shih Tzu, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
RUAN
Eu comprei um e estou amando já é membro da família. Pixote o nome dele.
gustavo patino
muito obrigado sanou minha duvida. o artigo ta top.
Editor umComo.com.br
Oi Gustavo! Que bom que as dicas te ajudaram. Continue nos acompanhando :)
Como é a raça Shih Tzu
1 de 2
Como é a raça Shih Tzu

Voltar ao topo da página ↑