O que fazer se meu gato está com prisão de ventre
Assim como os humanos, os gatos podem sofrer de prisão de ventre. Esta patologia evidencia várias mudanças que podem ser refletidas na alimentação, na conduta, no humor e até no ambiente. Diante de um caso de prisão de ventre, o felino pode ser levado ao veterinário, mas primeiramente é importantes que saiba o que fazer se seu gato está com prisão de ventre. Em umComo, explicamos com detalhes.
Mudanças na conduta
O primeiro a se fazer é observar a conduta do gato. Se seu animal de estimação não puder defecar, ficará nervoso e seu comportamento mudará. É importante exercitar o animal para que o sistema intestinal funcione e, dessa forma, seja mais fácil soltar os dejetos.
Remédios caseiros
Se seu gato for de pelo longo, é possível que durante a sua higiene ingira muitos pelos, o que pode causar a formação de bolas que causarão dificuldade para defecar. Se estiver vomitando, é normal, mas se não puder fazer suas necessidades, deve-se adotar algumas medidas. Dê ao felino uma colher de chá pequena de vaselina mensalmente, que lhe ajudará a expulsar as bolas de pelo. Também pode ser administrado algum remédio caseiro, como um laxante para animais.
Tratamento
Caso a prisão de ventre seja crônica, é oportuno examinar se ocorre em virtude de uma alimentação incorreta, falta de movimento, ou pela ingestão de pelos ou de algum objeto. Leve-o imediatamente ao veterinário, uma vez que, se o felino não defeca há vários dias, é possível que precise de uma cirurgia ou dilatação do cólon.
Este processo só pode ser realizado por profissionais e a dieta do animal de estimação terá que mudar totalmente, já que deverá consumir alimentos macios.
Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se meu gato está com prisão de ventre, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.
Conselhos
- O gato deve ter uma dieta equilibrada e que contenha fibra.
- Ele deve sempre ter sua tigela de água.