Doenças comuns do gato

O que fazer se meu gato está com prisão de ventre

O que fazer se meu gato está com prisão de ventre
Imagem: neorigami.com

Assim como os humanos, os gatos podem sofrer de prisão de ventre. Esta patologia evidencia várias mudanças que podem ser refletidas na alimentação, na conduta, no humor e até no ambiente. Diante de um caso de prisão de ventre, o felino pode ser levado ao veterinário, mas primeiramente é importantes que saiba o que fazer se seu gato está com prisão de ventre. Em umComo, explicamos com detalhes.

Também lhe pode interessar: O que fazer se meu gato vomita

Índice

  1. Mudanças na conduta
  2. Remédios caseiros
  3. Tratamento

Mudanças na conduta

O primeiro a se fazer é observar a conduta do gato. Se seu animal de estimação não puder defecar, ficará nervoso e seu comportamento mudará. É importante exercitar o animal para que o sistema intestinal funcione e, dessa forma, seja mais fácil soltar os dejetos.

Remédios caseiros

Se seu gato for de pelo longo, é possível que durante a sua higiene ingira muitos pelos, o que pode causar a formação de bolas que causarão dificuldade para defecar. Se estiver vomitando, é normal, mas se não puder fazer suas necessidades, deve-se adotar algumas medidas. Dê ao felino uma colher de chá pequena de vaselina mensalmente, que lhe ajudará a expulsar as bolas de pelo. Também pode ser administrado algum remédio caseiro, como um laxante para animais.

Tratamento

Caso a prisão de ventre seja crônica, é oportuno examinar se ocorre em virtude de uma alimentação incorreta, falta de movimento, ou pela ingestão de pelos ou de algum objeto. Leve-o imediatamente ao veterinário, uma vez que, se o felino não defeca há vários dias, é possível que precise de uma cirurgia ou dilatação do cólon.

Este processo só pode ser realizado por profissionais e a dieta do animal de estimação terá que mudar totalmente, já que deverá consumir alimentos macios.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se meu gato está com prisão de ventre, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos

  • O gato deve ter uma dieta equilibrada e que contenha fibra.
  • Ele deve sempre ter sua tigela de água.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
Simone
Minha gata tem 16 anos e está com prisão de ventre qual remédio posso fazer para ajudá-la, já que levá-la ao veterinário está difícil??
Editor umComo.com.br
Oi Simone! Você já testou as dicas do artigo?
Celia jorge
O meu gato esta com prisao de ventre nao tenho dinheiro para ir ao veterinario . o que eu devo fazer tenho 7 gatos obrigado
Editor umComo.com.br
Oi Celia! Você testou as informações do artigo?
André
Boa noite. Minha gata, tem 10 anos, já foi operada(há 5 anos atrás, pra retirar gatinhos mortos) está sem evacuar já uns 4 dias. Mas dorme tranquila, come bem, às vezes quando ela está deitada percebo ela fazer algumas contrações, mas nada de alarme. Devo dar laxante a ela? ou esperar mais um pouquinho pra ver se ela defeca, caso contrário, leva-la ao veterinário?
Editor umComo.com.br
Oi André! Veja esse nosso artigo e experimente algumas das dicas que indicamos. De qualquer forma, quatro dias é muito tempo e o melhor seria visitar um médico veterinário. https://animais.umcomo.com.br/artigo/meu-gato-nao-consegue-defecar-tudo-o-que-voce-deve-saber-28161.html
Nara Viviane
Boa tarde! Meu gato amanheceu inquieto hoje, parece que não está conseguindo evacuar, não tenho nenhum veterinário aqui na minha cidade o quer posso dar para ele?
Editor umComo.com.br
Os motivos para dificuldades em defecar são vários e sem a consulta de um veterinário é difícil saber a origem do problema. De qualquer forma, a hidratação é muito importante para ajudar a motilidade digestiva e pode experimentar dar um pouco de patê, os gatos costumam adorar. Uma vez que a comida úmida tem grande quantidade de água, vai ajudar a hidratar o intestino e se for esse o problema, ajudar o gato a defecar. Porém, se vir que o gato continua sem defecar até amanhã, é imprescindível que ele consulte um médico veterinário pois pode ter alguma obstrução que só pode ser resolvida com intervenção médica. Esperamos que seja algo simples e que a nossa dica ajude a resolver o problema!
Fabricia Macena
O gato da minha patroa esta vomitando,não esta se alimentando só esta bebendo água e não consegue fazer coco.Quero saber o que posso fazer para ajuda-lo?
Edite Alves Teixeira
meu gato sempre deve dificuldade para defecar, as fezes dele é bem escura e muito dura. já levei ao veterinário, fez lavagem e passou uma medicação de humanos. Eu não me lembro o nome, pois estou no meu serviço. Meu gatinho fica até 4 dias sem defecar, só que dessa vez tem mais que isso, e notei que ele hoje não a ração, tenho 4 gatinhos, dois macho e duas fêmeas, todos castrados. estou dando a ração Especial Gat para gatos castrados.
Editor umComo.com.br
Oi Edite! A ida ao veterinário foi recente? O fármaco que ele receitou não está fazendo efeito? Você deve ligar para o veterinário para que ele possa alterar a medicação. De qualquer forma o mais importante é que o gatinho beba muita água para ajudar na hidratação e as fezes saírem mais facilmente. Já experimentou dar-lhe um pouco de ração úmida? Têm uma quantidade maior de água e ajudam na hidratação também, para além da maioria dos gatinhos amarem por serem muito saborosas. Esperamos que ele fique bom logo!
cibele sposte
boa tarde por gentileza gostaria de uma ajuda miha gatinha da raça persa esta 3 dias sem defecar o que posso fazer por ela, qual o remedio que poderia dar grata pela atenção

Editor umComo.com.br
Oi Cibele! Siga as dicas que damos no artigo e, caso o problema continue, consulte o veterinário o mais rápido possível.
Imagem: neorigami.com
O que fazer se meu gato está com prisão de ventre