Primeiros socorros para cães

O que fazer se meu cão beber água sanitária

O que fazer se meu cão beber água sanitária

A água sanitária ou cloro é um produto comum em todos os lares, mas não é segredo para ninguém que se trata de um ingrediente altamente tóxico tanto para os seres humanos como para os animais domésticos, motivo pelo qual é fundamental mantê-lo fora do alcance de crianças e mascotes. Mas quando por um descuido nosso cão tem acesso a este produto e o ingere, é essencial agir rápido para evitar males maiores, por isso em umComo.com.br explicamos o que fazer se meu cão beber água sanitária.

Também lhe pode interessar: O que fazer se meu cão vomita muitas vezes 
Passos a seguir:
1

Quando um cão ingere qualquer substância tóxica pode apresentar diversos sintomas que dependerão basicamente das quantidades consumidas. Os sinais mais comuns de intoxicação são vômitos, diarreia, dor estomacal e, em casos mais graves, problemas respiratórios, perda da consciência e convulsão.

2

Se descobre seu cão bebendo água sanitária ou suspeita que a tomou, primeiro vá para a emergência de um veterinário, mesmo que o animal ainda não apresente sintomas.

Quando um cão bebe cloro ou água sanitária, ele precisa de atenção médica urgente, pois só um especialista pode realizar uma limpeza estomacal e zelar pela saúde de nosso mascote.

3

No entanto, se o cão começar a apresentar sintomas graves antes de ir ao veterinário, ou se não houver emergência perto de sua casa, podemos aplicar algumas medidas de primeiros socorros para cães para ajudar nosso mascote. Por isso recomendamos:

  • Não produzir o vômito no seu cão. A água sanitária é uma substância corrosiva e se produzir o vômito do animal, poderia causar-lhe dano no seu esôfago, originando queimaduras.
  • A primeira ação que deve fazer se suspeitar que seu cão bebeu água sanitária, é lavar sua boca com água, desta forma ajudará a combater os efeitos do cloro nesta zona.
  • Depois deve fornecer ao animal 30 ml de leite para cada 3 quilos de peso. O leite ajudará a reduzir a presença de ácido no estômago. Pode usar uma seringa sem agulha para dar este líquido ao cão.
  • Se não tiver leite, use a mesma quantidade de água.
4

Após aplicar estas medidas, então leve o animal ao centro veterinário de emergência mais próximo para que seja atendido por um especialista.

Se a água sanitária tiver afetado a pele do animal, isto é, se houver uma lesão externa, lave a zona com água fresca durante 30 minutos, depois leve o cão ao veterinário para uma revisão exaustiva.

5

Para mais informação a respeito de como atuar diante de uma emergência com seu mascote, convidamos você a consultar nosso artigo com conselhos de primeiros socorros para cães.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se meu cão beber água sanitária, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Ederaldo
Meu cão 🐕 consumiu bebeu pouco água sanitária mas pode morrer ou sim ou não.
Que fazer depois aí vai aprensaentar sintonas não apresentou nenhum sintomas nomento. Só depois
A sua avaliação:
Jessica
Meu cachorro bebeu cloro, levei de imediato a um veterinário e só deram um soro a ele, resultado gastei uma fortuna em outro veterinário, pois o fato de não ter sido feito a lavagem estomacal no animal piorou a situação dele bebeu cloro levei de imediato.
A sua avaliação:
HELLOISA
Minha cadela bebeu um pouco de água sanitária com omo, Eu dei leite para ela , de imediato ela não está com nenhum sintoma , devo levar ao veterinário

Manoela Tavares
Meu cachorro lambeu a água sanitária. E agora está com um engasgo. Parece que vai vomitar e não dá. O que faço, n posso levar ao veterinário
Editor umComo.com.br
Oi Manoela, por favor siga as instruções do artigo. Rápidas melhoras!
Paulo Eduardo
O cachorro pode morrer se ingerir menos de 2 ml de água sanitária misturada com água
vinnicius
quando tinha terminado de lava o banheiro meu cachorro lambeu meu pe, ai depois dei leite em po pra ele. ele aparetimente esta bem, se tive egerido menos de 1ML ele pode morrer????
Editor umComo.com.br
Oi Vinnicius! Em princípio, se ele não tem sintomas de intoxicação, você não tem porque se preocupar. De qualquer forma, se notar alguma alteração, você deve consultar um médico veterinário.
O que fazer se meu cão beber água sanitária