Partilhar

Como alimentar filhote de cachorro

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como alimentar filhote de cachorro

Um filhote de cachorro é sempre uma alegria em casa, mas se este bichinho de estimação recém-chegado não vier com a mamãe incluída, os donos logo começarão a se preocupar com sua alimentação e quais são as melhores alternativas para o manter saudável dia após dia.

Se chegou a sua casa um novo membro da família, mas não tem nem ideia da forma de o nutrir corretamente, neste artigo de umComo vamos explicar para você como alimentar um filhote de cachorro para garantir que cresça forte e saudável.

Também lhe pode interessar: Como alimentar a minha cadela grávida
Passos a seguir:
1

Para esclarecer a dúvida de como alimentar um filhote de cachorro, é importante saber primeiro em que fase se encontra o animal e, se ainda tem a necessidade de consumir leite materno. Um filhote deve ser amamentado até aproximadamente às 8 semanas, por isso não se recomenda separar o animal da sua mãe antes dos 2 meses, no entanto se a sua mãe não cumpre adequadamente com o processo alimentar dos filhotes ou se o animal fica órfão, é importante alimentá-lo com leite até alcançar as 8 semanas.

Para o fazer não deve recorrer ao leite que nós consumimos, pois este costuma causar diarreia no animal além de não lhe proporcionar o valor nutricional que precisa. O melhor é optar por pós de leite materno à venda em lojas de animais, que devem ser administrados em um frasco com mamilo pequeno para o cachorro conseguir segurá-lo bem. O leite deve estar a 37ºC de temperatura e, deve dar-lhe o leite como se se tratasse do mamilo da sua mãe, colocando-o de boca para baixo e ligeiramente por cima da cabeça do filhote.

Um filhote de cachorro deve ser amamentado aproximadamente a cada 3 horas. Quando o filhote contar aproximadamente com 4 semanas, poderá não lhe dar o leite na madrugada e consumir o leite de forma mais espaçada, por exemplo a 4 horas.

Como alimentar filhote de cachorro - Passo 1
2

A partir das 6 semanas o filhote de cachorro já está apto para comer alimento sólido, mas de uma forma especial.

Embora o cachorro sinta curiosidade pela ração, o seu corpo ainda não está completamente pronto para a consumir pois os dentes ainda não são suficientemente fortes para lhe permitir ingerir a ração seca, por isso deve misturar a ração com água para amolecer os biscoitos. Recomenda-se seguir este processo mais ou menos até aos 3 meses, à medida que as semanas passarem a quantidade de água deverá ser reduzida até que o cachorro consuma apenas a ração seca.

Como alimentar filhote de cachorro - Passo 2
3

Mas quantas vezes deve dar de comer ao filhote de cachorro? Vai depender da idade do filhote:

  • Entre os 2 e 3 meses: 4 refeições por dia.
  • Entre os 4 e os 6 meses: 3 refeições por dia.
  • A partir dos 6 meses: 2 refeições por dia.

É importante que o seu filhote de cachorro coma várias vezes por dia porque se encontra na fase crucial de crescimento e desenvolvimento, no entanto não se recomenda administrar demasiada comida ao cachorro ou poderia desenvolver um possível problema de obesidade no futuro. No nosso quanto deve comer o meu cachorro explicamos, dependendo do tamanho do animal, a quantidade em gramas que deve administrar ao pet em cada refeição.

Como alimentar filhote de cachorro - Passo 3
4

Outro ponto que deve ter em conta é a escolha de uma ração de qualidade que proporcione os nutrientes e vitaminas que precisa, um fator fundamental para o ajudar a manter a sua saúde. No nosso artigo como escolher a comida do meu cachorro damos-lhe informação importante para escolher o produto mais adequado e saudável para o seu pet.

Siga estas recomendações e mantenha o seu pet saudável e feliz dia após dia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como alimentar filhote de cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • No geral, alimentar um filhote de cachorro é bastante simples, mas se você vir que seu cachorro não quer comer, ou se ele apresentar alguma reação ao alimento que você está dando a ele, leve-o a um veterinário.

Escrever comentário sobre Como alimentar filhote de cachorro

O que lhe pareceu o artigo?

Como alimentar filhote de cachorro
1 de 4
Como alimentar filhote de cachorro

Voltar ao topo da página