Como tratar da diarreia do meu cachorro


Como tratar da diarreia do meu cachorro

A maioria dos cachorros têm diarreia pelo menos uma vez na sua vida. A diarreia é um dos problemas mais comuns que afetam os cachorros, e é uma percentagem significativa das visitas ao veterinário. Embora na maioria dos casos a diarreia canina não seja grave e se resolva sem necessidade de atenção veterinária, o problema pode ser desagradável tanto para o cachorro como para o seu dono, pelo que é importante saber o que fazer quando o nosso amigo de quatro patas está a sofrer desta doença. Neste artigo explicamos-lhe como tratar de uma diarreia canina leve.

  • Trate de encontrar a causa:


    Uma das causas mais comuns é comer lixo ou comida estragada. No entanto, a diarreia canina também pode ser causada por condições médicas específicas do seu cachorro ou por a ingestão de substâncias tóxicas.

  • Se sabe ou suspeita que o seu cachorro ingeriu uma substância tóxica:


    Leve-o a uma clínica veterinária de imediato para que possam fornecer-lhe tratamento o mais cedo possível. Também é recomendável que leve o seu cachorro ao veterinário o mais depressa possível se estiver a apresentar outros sintomas preocupantes, como febre, letargia, perda de peso ou dor abdominal.

  • Tratamentos caseiros:


    Tratamentos caseiros:

    Se o seu cachorro não parece estar a sofrer de uma condição médica e se não ingeriu nenhuma substância tóxica, a diarreia pode provavelmente ser tratada em casa. Em primeiro lugar, certifique-se que o seu cachorro está a beber água com regularidade para evitar a desidratação.

    Imagem: cattim.com

  • Soluções alimentares:


    Poderá testar e adicionar um probiótico em pó na água do seu cachorro, ou alimentar o seu cachorro com uma marca de alimentos saudável, que inclua probióticos em seus componentes.

  • Limpeza:


    Esvazie e limpe os pratos ou tigelas onde o seu cachorro se alimenta várias vezes ao dia.

  • Jejum:


    Punha o seu cachorro em jejum durante 12 horas ou até ficar completamento "vazio". Se as fezes são volumosas e continuam inclusive quando se supõe que o cachorro devia estar "vazio", consulte o seu veterinário, pois pode ser uma infeção bacteriana.

  • Alimente-o com abóbora enlatada 100% pura:


    Com isto, não nos referimos ao pastel ou puré da abóbora que contém açúcares e manteiga, mas abóbora pura (sem mais ingredientes). A maioria dos cachorros adoram o sabor da abóbora, para além disso é uma fibra única que ajuda a regular o intestino. Esta comida vai causar cor nas fezes.

  • Dê-lhe alimentos macios:


    Pode também dar-lhe um pouco de frango cozido (desfiado depois de cozido) e arroz branco. São ambos alimentos macios que ajudarão o manter o seu cachorro hidratado.

  • Restabeleça pouco a pouco a dieta habitual do cachorro:


    Lentamente, pode fazer com que o seu cachorro retome os hábitos alimentares que tinha antes da doença. Se a diarreia voltar, depois do seu cachorro ter regressado à sua dieta habitual, consulte o seu veterinário de imediato!

  • Experimente com medicamentos:


    Veja os ingredientes e compostos que contém o medicamento obtido. Leia também cuidadosamente os avisos associados com o produto.

  • Pergunte antes ao seu veterinário:


    É sempre uma boa ideia consultar o seu veterinário antes de administrar qualquer tipo de tratamento, incluindo os medicamentos naturais. Depois de ter a aprovação do seu veterinário, administre o medicamento de acordo com as instruções do produto.

  • Consulte o veterinário:


    Se o seu cachorro continua a sofrer de diarreia e/ou começa a mostrar outros sintomas, leve o seu animal de estimação ao veterinário, uma vez que pode ser uma condição médica subjacente que requer um tratamento específico.

  • Se deseja ler mais artigos parecidos a como tratar da diarreia do meu cachorro , recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e medicamentos nos cachorros .
Conselhos
  • Antes de administrar qualquer medicamento ou modificar a dieta do seu cachorro, consulte sempre um veterinário.
  • Estes conselhos devem ser aplicados apenas para casos de diarreia leve. No caso de outros sintomas (febre, dor abdominal, etc.) deverá ir de imediato ao veterinário.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como tratar da diarreia do meu cachorro :


37 comentários


08-10-2014 disse:
agradecia que me ajudassem a minha cadela e uma Xauxau e anda com diarreia a pelo menos 3dias tipo acastanhada. tem 5anos e meio como e que consigo parar a diarreia a mia
10-10-2014 disse:
Olá Carlos, se já experimentou os remédios caseiros citados no artigo e não resultou, o melhor é consultar o seu veterinário para que este lhe prescreva a medicação adequada. Obrigada pelo seu comentário e as melhoras do seu cachorro ;)
06-10-2014 disse:
ola meu cao tem 45 dias é um filhote de hottwailler ele ja tomou a primeira vacina e tomou a primeira dose de remedio pra verme, ele esta com diarreia o que posso dar pra ele?
07-10-2014 disse:
Olá Emily, se você for ao veterinário ele vai lhe dar umas saquetas de pó para você misturar na comida do cachorro, isso costuma ser muito bom para a diarreia. Obrigada pelo comentário e as melhoras de seu cachorro! ;)
05-10-2014 disse:
Gostaria de ajuda! Meu cão um BOXER esta com diarreia ja faz uma semana de cor amarelada ou quase branca, o que devo fazer p ajudar ele a melhorar? Ele come de tudo, n falta apetite mas nada para no estomago, to preocupada com ele Ja demos um Probiotico mineral p repor as vitaminas perdidas, agua limpa todos os dias..
30-09-2014 disse:
Bom dia! Estou aqui para falar sobre o pinscher de uma amiga...Mel tem 3 meses tomou a 1º dose do remédio de verme, com 15 dias sua dona deveria repetir, só que tinha tanta verme que ela deu a 2º dose antes de completar os 15 dias. Ela também trocou sua ração. A cachorrinha hoje esta com diarreia, vomito, não tem apetite,só fica deitada ou seja,esta mal. Ela fez soro caseiro, e deu floratil. falei com ela para leva-la ao veterinário,pois só ele poderia diagnosticar .Como posso ajudar esse animalzinho que me olha como se estivesse pedindo socorro. Amo cachorro e fico mal qd vejo um doente sem poder ajudar.
20-09-2014 disse:
meu cachorro esta com diarreia,e eu quero dar o remédio darretron mas não sei a dose certa e nem como preparar,pois ele só tem 2meses
23-09-2014 disse:
Olá Márcia, a dose recomendada de Diarretron para cachorros é de 5 g para cada 10 kg de peso, 2 a 3 vezes ao dia. Espero ter ajudado! Obrigada pelo seu comentário e continue a visitar-nos! :)
20-09-2014 disse:
como devo dar o remédio diarretron,pois meu cachorro tem 2 meses.obrigado
13-09-2014 disse:
o meu beaglle esta com diarreia ha mais de um mês, quando faz cocô, é em jato de fezes que quando cai no chão medindo dá mai ou menos 30cm. Que é isso?
12-09-2014 disse:
Bom dia! Não encontro a abóbora enlatada 100% pura. Podem me informar onde eu posso achar ou se qual tipo de abobora devo comprar e se posso cozinha-lá apenas sem acrescentar nada fazer o purê e oferecer ao meu cão? Muito obrigada!
16-09-2014 disse:
Sim pode comprar essa mesmo :)
12-09-2014 disse:
Obrigada Vanessa! É que no sacolão perto de minha casa tem vários tipos. Vou comprar aquela redondinha bem laranja, muito usada para doces. Acho que tudo bem né? ; ) Valeu!
12-09-2014 disse:
Olá Renata, tem de ser mesmo só abóbora, vá a um supermercado e procure por abóbora junto às frutas e legumes!
31-08-2014 disse:
muito bons seus conselhos mas muito ñ tem dinheiro nem pra ir no medico que dirá veterinário...estou cuidando da minha linda que esta com diarreia sanguinolenta mesmo com tds as vacinas em dia ...estou dando soro nutrisana diarretron terramicina e vetol injetavel quiabo cru batido no liquidificador comida danoninho lactobassilos vivos actimel arros cenoura e batata com peito de frango e levo ela no mato pra pastar graminha 3 x ao dia no primeiro dia que dei o quiabo ela botou fezes fétida mas sem sangue 3 dia depois muito melhor hoje esta batendo o rabinho e nada de fezes ...estou super feliz que minha linda esta melhor
02-09-2014 disse:
Olá Iraci, ainda bem que sua cadelinha já está melhor :) Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos :)
06-08-2014 disse:
Olá.Tenho uma cachorrinha em minha casa que está com 6 meses e desde quando chegou ela apresenta um quadro de diarreia que nunca passa,sonolencia,tristeza,fraqueza e está abaixo do peso.Desde quando ela nasceu ,rasgava saco de lixo e comia tudo que via pela frente.Fui ao veterinario e ele passou o exame de fezes e urina mesmo sabendo que ela tomou remedio pra verme e por seguinte mais 3 medicamentos que receitou: o antitoxico ucb,o drasil e mais o microlac pasta.Ela fez o exame de fezes,porém nao constatou parazitas e nem ovos.As fezes continuam a sair amarelada e com menos frequencia.Estou no quarto dia de medicação com ela. Doutora,será que ela vai melhorar?Tenho todo o cuidado com ela,mas ela nao engorda.