PARTILHAR

Como tratar da diarreia do meu cachorro

Como tratar da diarreia do meu cachorro

A maioria dos cachorros têm diarreia pelo menos uma vez na sua vida. A diarreia é um dos problemas mais comuns que afetam os cachorros, e é uma percentagem significativa das visitas ao veterinário. Embora em alguns casos a diarreia canina não seja grave e se resolva sem a necessidade de atenção veterinária, outra vezes é um sintoma de que algo de errado está passando e o seu cachorro pode estar sofrendo de alguma doença. Mesmo quando não se trata de mais do que um pequeno transtorno digestivo, a situação pode ser desagradável tanto para o cachorro como para o tutor dele, pelo que é importante que você sabia o que fazer quando o seu amigo de quatro patas está a sofrer deste problema. Neste artigo de umComo explicamos para você como tratar da diarreia do seu cachorro.

Também lhe pode interessar: Como tratar a dermatite do meu cachorro

Cachorro com diarreia - qual o motivo?

Uma das causas mais comuns é comer lixo ou comida estragada, por isso se descobriu que o seu cachorro andou a vasculhar no lixo já sabe de onde provém o mal-estar. No entanto, a diarreia canina também pode ser causada por condições médicas específicas do seu cachorro ou por a ingestão de substâncias tóxicas, por isso é fundamental saber que ingredientes são nocivos para este animal. Para isso consulte os nossos artigos:

Existem muitas outras doenças que causam transtornos digestivos e podendo por vezes você acontecer a situação do cachorro com diarreia diarreia líquida, diarreia amarela ou por outro lado o cão com diarreia escura. Estas são algumas das possíveis doenças:

  • Reações alérgicas
  • Doenças intestinais
  • Doenças parasitárias (giardia, coccídeos, etc)
  • Doenças virais (parvovirose canina, por exemplo)
  • Tumores

Quando a diarreia está associada a outros sinais é bastante preocupante e você nem deve pensar duas vezes e visitar de imediato o médico veterinário. Algumas dessas situações são:

  • Cão com diarreia com sangue
  • Cão com diarreia e vômito
  • Cão com diarreia e falta de apetite

Os cachorros mais pequenos desidratam muito rápido e, por esse motivo, se o seu cachorro é de pequeno porte e está vomitando e tendo diarreia ao mesmo tempo pode ser muito perigoso se não for controlado a tempo!

Como tratar da diarreia do meu cachorro - Cachorro com diarreia - qual o motivo?

Se sabe ou suspeita que o seu cachorro ingeriu uma substância tóxica

Leve-o a uma clínica veterinária de imediato para que lhe possam fornecer tratamento o mais cedo possível. Também é recomendável que leve o seu cachorro ao veterinário o mais depressa possível se estiver a apresentar outros sintomas preocupantes, como febre, letargia, perda de peso ou dor abdominal.

Tratamentos caseiros para a diarreia

Se o seu cachorro não parece estar a sofrer de uma condição médica e se não ingeriu nenhuma substância tóxica, a diarreia pode provavelmente ser tratada em casa. Em primeiro lugar, certifique-se que o seu cachorro está a beber água com regularidade para evitar a desidratação, este fator é fundamental para garantir o seu bem-estar.

No nosso artigo como fazer cachorro beber mais água damos-lhe algumas dicas para o conseguir com êxito.

De qualquer forma, relembre que podem ser necessários medicamentos específicos para controlar a diarreia e que apenas o médico veterinário pode prescrever.

Como tratar da diarreia do meu cachorro - Tratamentos caseiros para a diarreia

Soluções alimentares

Poderá testar e adicionar um probiótico em pó na água do seu cachorro, ou alimentar o seu cachorro com uma marca de alimentos saudável, que inclua probióticos em seus componentes. No caso da diarreia ter sido intensa, o melhor é dar ao animal uma dieta leve, no nosso artigo o que um cachorro com diarreia pode comer revelamos-lhe os melhores alimentos para essa condição.

Outras medidas importantes

Além de hidratar o seu animal e de lhe oferecer uma dieta leve para se recompor, pode levar a cabo outras medidas para garantir a sua rápida melhora:

  • Esvazie e limpe os recipientes onde o cachorro se alimenta várias vezes ao dia, deste modo evitará que a água e a comida se estraguem levando a diarreias e incômodos gástricos.
  • Deixe o seu cachorro em jejum por 12 horas ou até que fique completamente "vazio". Se as fezes são volumosas e contínuas, inclusive quando o cachorro deveria estar vazio, consulte o seu veterinário pois pode se tratar de uma infeção bacteriana.
  • Pode dar ao seu animal puré de abóbora, a maioria dos cachorros gostam do seu sabor, além disso esta é uma fibra única que ajuda a regular o intestino. Este alimento fará com que as fezes fiquem de outra cor, mas não se deverá preocupar com isso.
  • Também pode dar ao seu cachorro um pouco de frango cozido (tirando os ossos depois de cozido) e arroz branco. Ambos são alimentos suaves que ajudarão a manter o seu cachorro hidratado. Lentamente, pode ir fazendo com que o seu cachorro retome os hábitos alimentares que tinha antes da doença. Se a diarreia voltar depois do seu cachorro ter regressado à sua dieta habitual, é importante que consulte o seu veterinário o quanto antes.
  • É sempre uma boa ideia consultar um veterinário antes de administrar qualquer tipo de tratamento, incluindo os medicamentos naturais. Uma vez que tenha sido observado pelo veterinário, administra o medicamento de acordo com as instruções do medicamento ou com as indicações dadas pelo veterinário.

Consulte o veterinário

Se o seu cachorro continua a sofrer de diarreia e/ou começa a mostrar outros sintomas, leve o seu animal de estimação ao veterinário, uma vez que pode ser uma condição médica subjacente que requer um tratamento específico.

Além de todas as informações que lhe damos no umComo recomendamos-lhe que visite o Perito Animal, um site que lhe mostra mais alguns remédios caseiros para a diarreia em cachorros.

Como tratar da diarreia do meu cachorro - Consulte o veterinário

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar da diarreia do meu cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Antes de administrar qualquer medicamento ou modificar a dieta do seu cachorro, consulte sempre um veterinário.
  • Estes conselhos devem ser aplicados apenas para casos de diarreia leve. No caso de outros sintomas (febre, dor abdominal, etc.) deverá ir de imediato ao veterinário.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
133 comentários
A sua avaliação:
Maria aparecida Cassemiro
meu pincher, do nada está com diarreia com sangue .Pode me ajudar? Obrigada! Maria.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! Neste artigo poderá encontrar algumas dicas para as fezes com sangue no seu cachorro, mas é sempre recomendável levá-lo no veterinário: https://www.peritoanimal.com.br/sangue-nas-fezes-do-cao-o-que-pode-ser-20913.html
A sua avaliação:
alciene freitas
meu cachorro tem 1 ano e 9meses eta com diareia depois que dei um bife de cachoro esta com as fezes mole o q devo dar nao ta comendo agua mpouquisima comecou hoje
JKCC
As primeiras coisas a se pensar quando um animal esta vomitando ou con diarreia são : ele esta vermifugado (tomou remedio para vermes)?, ele esta vacinado ( me refiro a vacina V10 que combate uma serie de doenças, a antirrábica de campanha não basta), comeu algo errado? (Veneno, produtos de limpeza, gordura) e outra coisa é troquei a ração rapido de mais? Muitas vezes os cães tem reações a troca brusca da ração, sendo assim a mesma deve ser trocada aos poucos sendo a nova ração misturada a antiga. Depois que essas questões forem sanadas, ai sim vc pode talvez tratar em casa, no caso de vermes pode-se entrar com o vermifugo e o ideal é que esse seja um de amplo espectro ( que atinja uma grande quantidade de microorganismos), pra vacina leve-o ao veterinário e peça pra que seja vacinado, não é tão caro e você vai gastar muito menos com a vacina do que com o tratamento dessas doenças que a mesma combate, para intoxicação tenha sempre carvão ativado (pode ser diluido na água e oferecido de forma oral na seringa se ele não engolir) outro que ajuda é clara de ovo, mas se observar que não ajudou, corra para o veterinário e no caso da ração espere, e volte com a ração antiga, depois va misturando e vendo a reação dele. Qualquer outra coisa procure um veterinário, não espere pois é a vida do animalzinho que esta em risco.
cristina
Boa noite o cachorrinho da minha filha tem 39dias ela iokechaid, está com dorbarriga que faço peguei ela lanbendo panela que estava suja de gordura aí peguei dela ela esta a fazendo as vezes de dor barriga meio Verde eu não tenho dinheiro pra levá-la no veterinário que faço.
Everton peres
Meu cachorro tá com diarreia é não para será que posso dar sopa de fubá a pra ele
Priscilla
Ola,m ajudem minha Poodle d 2 meses esta cm diarreia e ontem ela vomitou,ms ela ta s alimentndo e bbndo agua normal,ms as fezs dla eh um pouco fedornto..oq sera?? Sera q eh grave?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Priscilla! Se ele está vomitando e com diarreia, o melhor é levá-lo no veterinário para ver do que se trata. Enquanto isso, poderá consultar estes conselhos: http://animais.umcomo.com.br/articulo/o-que-pode-comer-um-cao-quando-esta-vomitando-19721.html
Nazaré cabral
Meu cachorro comeu fígado e agora está com vômito não quê come e nem bebê nada o q faso
Nair Aparecida de Carvalho Souza
Obrigada pelas dicas
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Nair! Obrigada nós pelo seu comentário e visita no site! Continue acompanhando a nossa página :)
Fátima Aguilar
O meu de 15 anos, com um peso entre os 11/12kg está com diarreia. Gostava de saber como culmatar este problema sem ir de imediato ao veterinário, pq neste momento não posso. Ele é meu companheiro de todas as horas e minutos de minha vida. Grata por uma resposta.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Fátima! Você já seguiu os conselhos dados acima?
Vania farias afonso
Minha cadelinha labradora esta com 30 dias ,foi me intregue ontem esta com as fezes marron mole q faço por favor.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Vania! É muito importante levá-la ao veterinário, pois pode ser que ainda não tenham sido administradas todas as vacinas de filhote. Enquanto não tiver a certeza disso não deverá levá-la à rua.
vanessa
minha cachorra ta com diarreia ela comeu um pedaço de pizza e amanheceu com diarreia so que nao para
Fernanda Silva
Bom Dia Meu cachorro esta com diarreia fez umas 3 vezes em um só dia ,mais come normal ,brinca e bebe muita água, porém estou achando muito estranho ele beber tanta agua porque ele não bebe muita .
cristiane
boa noite, minha cachorra está com diarreia desde ontem a noite e não quer comer nada. está meio escuro as fezes dela, eu não sei o q fazer, e nem tenho mais dinheiro pra gastar pois gastei com outro cachorro de 15 anos q tinha e nao sobreviveu, o q devo fazer?
Juliana
Olá!! Minha mãe ganhou um filhote se nao me engano 02 e ele esta vomitando lombringas e está com borreira meio que na cor vinho! Parece agua de tao rala que está.... Ele nao quer comer nadaaa!!! O que poderia fazer pra ele melhorar?? Ele deve ter 1 mes e alguns dias.... Se puder me ajudar ficaria grata, moro no inteior e nao temos veterinario!
Tais Francine
Oi Juliana , meu cachorrinho estava assim , levei ao veterinário e era Verme , VC tem que comprar um remedio para verme e tem qe dar durante os três primeiros meses , se não tiver dado nenhuma dose e ele já estiver com uns dois meses tem que começar a dar a primeira dose até os 5 meses cada kilo de peso um ml , se é 1 kilo um ml se for dois kilos dois ml , vai ver qe vai melhorar rapidinho , ele ainda vai soltar nas fezes uns dois dias depois melhora..
viviane
Ola minha Rottweiler tem 2meses e n quer comer,n sei a causa pq ela tava bem e de uma hora pra outra tava toda triste achei logo estranho, tentei da leite pq ela tava fraquinha ela vomitou tudo e tudo q ela comia vomitava, oq sera q teve cm ela? ela ta melhor mas ta cm diarreia (amarelada) n sei oq faço, ela n come. minha pequena so tem 2meses e ta tao magrinha. me ajuda? tem possibilidade dela ter ficado assim pq cheirou remedio d rato ou n?
Ana lucia
Meu shih-tzu tem 9 anos e está com diarreia a 2 dias.estou dando a ele frango com arroz.devo dar a ele um probiotico??
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Ana! O recomendável é que você só dê para o seu cachorro probióticos se o veterinário indicar. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
cislei rodrigues
Oi tenho um rotwailer esta com diarreia mole e ta comendo muito pouco preciso de um remedio caseiro n posso levar no vet
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Cislei! Você já seguiu as recomendações indicadas acima?
Vanessa
meu cachorro ta com diarreia ele e filhote o que eu faço
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Vanessa! Se os tratamentos caseiros indicados não surtirem efeito, você deverá levar o seu cachorro ao veterinário.
Mauro Barbosa dos santos
Boa noite,meu cachorro está com diarreia,vômito...si tem 2 mês.
Gilberta de Assis Silva
Boa noite estou hiper preocupada desde de sexta a noite q meu cachorro não come sua fezes mole e fedida o q faço desesperada
Como tratar da diarreia do meu cachorro
1 de 4
Como tratar da diarreia do meu cachorro

Voltar ao topo da página ↑