Como tratar da diarreia do meu cachorro

A maioria dos cachorros têm diarreia pelo menos uma vez na sua vida. A diarreia é um dos problemas mais comuns que afetam os cachorros, e é uma percentagem significativa das visitas ao veterinário. Embora na maioria dos casos a diarreia canina não seja grave e se resolva sem a necessidade de atenção veterinária, o problema pode ser desagradável tanto para o cachorro como para o seu dono, pelo que é importante saber o que fazer quando o nosso amigo de quatro patas está a sofrer desta doença. Neste artigo de umComo explicamos para você como tratar da diarreia do seu cachorro.

Também lhe pode interessar: Como tratar a dermatite do meu cachorro
Whatsapp 4 Twitter 7 Google +
  • Encontre a causa da diarreia


    Uma das causas mais comuns é comer lixo ou comida estragada, por isso se descobriu que o seu cachorro andou a vasculhar no lixo já sabe de onde provém o mal-estar. No entanto, a diarreia canina também pode ser causada por condições médicas específicas do seu cachorro ou por a ingestão de substâncias tóxicas, por isso é fundamental saber que ingredientes são nocivos para este animal. Para isso consulte os nossos artigos:

    Encontre a causa da diarreia
  • Se sabe ou suspeita que o seu cachorro ingeriu uma substância tóxica


    Leve-o a uma clínica veterinária de imediato para que lhe possam fornecer tratamento o mais cedo possível. Também é recomendável que leve o seu cachorro ao veterinário o mais depressa possível se estiver a apresentar outros sintomas preocupantes, como febre, letargia, perda de peso ou dor abdominal.

  • Tratamentos caseiros para a diarreia


    Se o seu cachorro não parece estar a sofrer de uma condição médica e se não ingeriu nenhuma substância tóxica, a diarreia pode provavelmente ser tratada em casa. Em primeiro lugar, certifique-se que o seu cachorro está a beber água com regularidade para evitar a desidratação, este fator é fundamental para garantir o seu bem-estar.

    No nosso artigo como fazer cachorro beber mais água damos-lhe algumas dicas para o conseguir com êxito.

    Tratamentos caseiros para a diarreia
  • Soluções alimentares


    Poderá testar e adicionar um probiótico em pó na água do seu cachorro, ou alimentar o seu cachorro com uma marca de alimentos saudável, que inclua probióticos em seus componentes. No caso da diarreia ter sido intensa, o melhor é dar ao animal uma dieta leve, no nosso artigo o que um cachorro com diarreia pode comer revelamos-lhe os melhores alimentos para essa condição.

  • Outras medidas importantes


    Além de hidratar o seu animal e de lhe oferecer uma dieta leve para se recompor, pode levar a cabo outras medidas para garantir a sua rápida melhora:

    • Esvazie e limpe os recipientes onde o cachorro se alimenta várias vezes ao dia, deste modo evitará que a água e a comida se estraguem levando a diarreias e incômodos gástricos.
    • Deixe o seu cachorro em jejum por 12 horas ou até que fique completamente "vazio". Se as fezes são volumosas e contínuas, inclusive quando o cachorro deveria estar vazio, consulte o seu veterinário pois pode se tratar de uma infeção bacteriana.
    • Pode dar ao seu animal puré de abóbora, a maioria dos cachorros gostam do seu sabor, além disso esta é uma fibra única que ajuda a regular o intestino. Este alimento fará com que as fezes fiquem de outra cor, mas não se deverá preocupar com isso.
    • Também pode dar ao seu cachorro um pouco de frango cozido (tirando os ossos depois de cozido) e arroz branco. Ambos são alimentos suaves que ajudarão a manter o seu cachorro hidratado. Lentamente, pode ir fazendo com que o seu cachorro retome os hábitos alimentares que tinha antes da doença. Se a diarreia voltar depois do seu cachorro ter regressado à sua dieta habitual, é importante que consulte o seu veterinário o quanto antes.
    • É sempre uma boa ideia consultar um veterinário antes de administrar qualquer tipo de tratamento, incluindo os medicamentos naturais. Uma vez que tenha sido observado pelo veterinário, administra o medicamento de acordo com as instruções do medicamento ou com as indicações dadas pelo veterinário.
  • Consulte o veterinário


    Se o seu cachorro continua a sofrer de diarreia e/ou começa a mostrar outros sintomas, leve o seu animal de estimação ao veterinário, uma vez que pode ser uma condição médica subjacente que requer um tratamento específico.

    Consulte o veterinário
  • Este artigo é meramente informativo, em umComo.com.br não temos a capacidade para receitar nenhum tratamento veterinário nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a levar o seu animal de estimação ao veterinário no caso de ele apresentar qualquer tipo de condição o mal-estar.

    Se deseja ler mais artigos parecidos a como tratar da diarreia do meu cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e medicamentos nos cachorros.

Conselhos
  • Antes de administrar qualquer medicamento ou modificar a dieta do seu cachorro, consulte sempre um veterinário.
  • Estes conselhos devem ser aplicados apenas para casos de diarreia leve. No caso de outros sintomas (febre, dor abdominal, etc.) deverá ir de imediato ao veterinário.
Whatsapp 4 Twitter 7 Google +

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como tratar da diarreia do meu cachorro :


103 comentários


07-02-2016 disse:
Meu cachorro faz 2 dias que nao se alimenta está com diarréia e vômito... Acho que ele comeu comigo pelo chão. O mesmo só se alimenta de ração mas esses dias não quer comer e nem beber... Já dei remédio de vermes e vejo que ele está colocando o verme pra fora mas mesmo assim não quer nem bebê e nem se alimentar está muito fraco e não patinho condições de voltar ao veterinário... Tem algum remédio caseiro que possa dar a meu cachorro.
28-01-2016 disse:
tenho um cachorro vira lata esta com diarreia liquida amarela gostaria de ter uma ajuda com remedio caseiro agradeço desde ja.
28-01-2016 disse:
como cuidar do meu cachorro com diarreia liquida amarelada
19-01-2016 disse:
Minha pit esta vomitando,e está com diarreia ela tem apenas três meses e está bebendo água na seringa,qual remédio posso dar pra ela estou muito triste me responda por favor.obrigado
29-12-2015 disse:
Boa tarde, tenho uma cachorrinha de 4 meses e ela está com diarréia à 3 dias, n tenho condições de leva-la à um veterinário será q vcs podem me ajudar com um remédio caseiro estou preocupada com ela, ela dá raça chthizu, me ajudem por favor agradeço desde já obrigada.
29-12-2015 disse:
Oi Gislene, você já tentou as medidas que explicamos neste artigo?
15-12-2015 disse:
Meu cachorro tem dois meses e ESTA com diarréia sanguinolenta não come nada , já comprei vários remédio e nada e também não tenho condições de está em veterinário mim ajudem estou com medo que ele morra mim ensinem algum remédio caseiro a raça dele é um pitbull, estou dando agua de Cocó anti tóxico plasil mim ensinem alguma coisa
05-12-2015 disse:
Oi minha cachorrinha da raca shitz zhu ta com diarreia e sangue junto com o côco pf me ajudem
18-11-2015 disse:
Precisando de ajuda ! No sábado passado dei um banho na minha cadela como de costume com sabonete anti sarna e anti pulgas e quando ela secou eu apliquei um pó que é vendido em saquinhos .... mas, ontem ela começou com diarreia ed não sei o que causou isso .Não sei se foi o efeito do pó que coloquei no dorso dela ou se algo que comeu pois, meu marido não deixa de levá-la ao seu passeio durante o dia e durante a noite e isso desde que ela tinha 03 anos de idade e ela vai fazer 06 anos. Podem me ajudar ? Posso dar boldo e água de cocô ? Estou preocupada e não estou em condições financeiras de levá-la ao Veterinário pois, estou desempregada . Obrigada ! um abraço
04-11-2015 disse:
Olá pessoal! Meu Bull Terrier tem 5 meses, troquei a ração dele tem mais de uma semana e ele reagiu super bem. Porém, ontem ele estava super bem, e hoje amanheceu com diarréia. Está um pouco desanimado, e comendo a ração bem menos do que o normal. O que será que pode ser ?
17-10-2015 disse:
Meu cachorro tem três mezes e está com diarréia estou dando soro caseiro e água de côco ela não come nada oq eu dou pra corta a diarréia. Ela e raça pequena.
29-09-2015 disse:
Meu cachorro tem 1 mês e 15 dias,dei remedio de verme por 3 dias confoeme orientações Vet.,e estou aguardando para vacina lo pois enta novinho,mas hoje ele amanheceu evacuando mole,com presença de muco e percebi que tem verme,ele está fraquinho e sem apetite o que faço?Me ajude,pois levei no vet. e ele mandou hidratar.
14-09-2015 disse:
Eu troquei a ração do meu cachoro e ele esta com diarréia e vómito o q fazer ?
15-09-2015 disse:
Oi Nayara, e você trocou a ração do seu cachorro gradualmente? Este é um processo que deve ser feito de forma gradual, misturando a ração antiga com a nova e ir diminuindo gradualmente a quantidade de ração antiga. Pode ser isso que esteja causando a diarreia. Mas de qualquer forma você deveria levar o seu cachorro ao veterinário.
08-09-2015 disse:
Oi, tenho uma Pinscher fêmea que dia 25 vai fazer.três meses, bem pequena. E ela.ta com.diarreia a dois dias. Ta.comendo.ração amolecida no leite e com um pouquinho de água. Queria saber o que Da pra ela. e to.dando.soro caseiro tb
01-09-2015 disse:
tenho dois filhotes de pit bull e eles estão magros, vomitando e com diarréia não sei o que dar para cortar a diarréia, será que eu posso dar aqueles remedios que a gente da para criança.
01-09-2015 disse:
Ola Maria, Eu não consegui recuperar dois dos filhotinhos pois ja estavam muito debilitados com os mesmos sintomas que o seu. Já a outra eu fiz diferente e deu certo, eu dei muito soro na seringa, e chá de folha de goiaba cortei a ração por conta da quantidade de conservantes e comecei a dar galinhada, comprei floratil pra regularizar o intestino e pro vomito vc pode dar remédio que nos utilizamos, observando apenas a quantidade em relação a tamanho e peso pra não dar super dosagem! É muito triste ve-los assim e pesquisei muito pra tentar ajudar sem gastar horrores! Varias bactérias e vírus matam nossos bichinhos, vc tem que isolar o que estão mais doentes dos que estão mais recuperados, não dividir a mesma tigela de comida, sempre que eles terminarem de comer jogar água fervente e lavar bem, a água que eles bebem tem que ser trocada com uma frequência bem maior... Se eles tiverem vomitando tudo o que come, deixa los em jejum por dose horas, dando apenas o soro e se o soro também for vomitado evitar dar toda hora, o importante é mante los hidratados, funcionou com a minha pequenininha espero que te ajude também!
24-08-2015 disse:
REsgatei um cachorrinha bebe que foi abandonada e a mesma esta com diarréia, infelismente meu orçamento atual nao me permite leva la a um veterinario. Tinha esperanças de trata la com remedios caseiros. Tenho cachorros a muito tempo e geralmente dá certo e das vezes que gastei horrores em veterinarios perdi dois bichinhos. :(
22-08-2015 disse:
Tenho uma pit bul de cinco meses. Ela estava linda, super forte, e dirrepente a barriga ficou super grande e com diarreia. Aí, eu dei remédio de verme, a barriga então diminuiu por completa, cachorra começou a emagrecer e ficou muito magra, más continuou com desinteria. Eu não tenho condições de levar no veterinário. A cachorra foi um presente, más consigo alimenta-la só com ração, estou com medo que ela morra.
17-08-2015 disse:
meus caës estão tristes com diarreia e sem apetite o que devo fazer eles sao patores alemao e tem quase tres meses
31-07-2015 disse:
Olá, tenho um filhote de shih tzu e ele está com diarréia, tem apenas 2 meses de vida, não está muito mole,mas está bastante fétido, tem algo além de soro ki posso dar a ele?
31-07-2015 disse:
Alguém me informe algo
14-07-2015 disse:
Olá tenho duas cachorra e uma é píquenes a piquenes ela estar perdendo peso e ñ quer comer e estar com diarreia ñ sei oq faço...
10-06-2015 disse:
Como tratar diarreia dos meus cãozinhos !!
29-04-2015 disse:
Faz 5 dias quer meu Filhote de pienchy está com diarreia não sei o quer fazer .
24-04-2015 disse:
Ola, tenho uma pastor alemao com 4 anos, e ha mais de 2 anos ela so faz diarreia. Defeca 2 vezes ao dia, o que é normal, porem em forma de diarreia. Ela é agitada, bebe agua suficiente. Mas nao aguento mais isso. Defeca água pura praticamente. alimenta-se somente com racao padrao, nao dou racao de combate. O antigo dono disse que ela tinha esse problema, entao acredito que ja venha de filhote essa condicao. ja dei antidiarreicos mas nada adiantou.
20-04-2015 disse:
Bom dia!! Valeu pelas dicas o meu cachorro esta melhor, graças a Deus estou dando abobara pra ele muito bom. Obrigado
21-04-2015 disse:
Oi Neto, que bom saber isso! Muito obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
20-04-2015 disse:
meu filhote esta com diarreia como cuidar em casa dar remedio caseiro
15-04-2015 disse:
minha cachorrinha e uma pithem ela e muito chata pra comer estou sem saber oque fazer.
11-04-2015 disse:
Tenho um filhote de poodle com 20 dias está com diarréia,estou medicando e verifique as fezes ele expeliu verme aquela lombriga posso dá vernifugo ou aguardo uma melhora para dar?
11-04-2015 disse:
minha pincher ta com diarreia com sangue ha tres dias nao tenho como levar no veterinario to desesperada por favor mi ajude.
04-08-2015 disse:
Olá por favor mim ajuda. Minha pinscher tem 4 mês. Tá com diárea com sangue puro o devo da pra ela dês de já m obrigado
26-12-2015 disse:
Melhor levar no veterinario, a minha estava assim e minha veterianria me pediu pra dar vermifugo e probiotico, como nao parou entramos com o antibiotico e graças a Deus ela melhorou!
06-04-2015 disse:
meu cachorro esta com diarreia ele nao quis nem como.pode ser a ração?. ou outra coisa.ele tbm esta comento muito mato
01-04-2015 disse:
tenho dois cachorros um de três meses outro de quatro os dois estão com diarreia leve. eles só comem pedigree junior
06-04-2015 disse:
pode ser tbm a reção que nao esta fazendo bem para eles
28-03-2015 disse:
Olá boa noite eu tenhon filhote de york e ela está com muita diarreia e eu quero ajuda
23-03-2015 disse:
Bom dia! o meu cachorro esta com diarreia ha 20 dias qual omelhor remedio, que posso da pra ele para hidratar.
24-03-2015 disse:
Oi Santo, se o seu cachorro está com diarreia o melhor seria levá-lo primeiro ao veterinário e depois poderá seguir as nossas dicas acima.
22-03-2015 disse:
Olá boa noite! Tenho um Dálmata de 4 meses e está com diarreia, ta muito molizinho, não quer brincar nem comer a ração e passa o dia deitado, o que posso dar pra ele melhorar( já dei água de coco e soro mas ele não aceita) , me ajudem por favor!! Obrigada!!
24-03-2015 disse:
Oi Thatiane, o melhor será levá-lo ao veterinário, lá darão um remédio para você dar ao seu cachorro. Entretanto pode seguir as recomendações que damos acima.
17-03-2015 disse:
Oi tenho dois filhotes de pequeno porte e eles a alguns dias estão Vomitando e com diarreia! O que faço?
06-03-2015 disse:
Olá tenho uma Lulu da pomerania e ela está a 2 dias com diarréia e está muito triste que faço? Ela já tem 9 meses! Será que foi porque eu dei patê de fígado para cachorros pra ela comer??
10-03-2015 disse:
Oi Valeria, pode ser que isso tenha feito mal a ela sim. Mas o melhor seria levá-la ao veterinário para verificar se tudo está bem.
20-02-2015 disse:
Ola bom dia. Tenho um cão pastor alemão com akita.Quando não estou em casa,a pessoa que cuida o alimenta com comida e diz que é bom alimentar o cão com comida que comemos e que faz bem para o cão.Isso é verdade?Prefiro tratar somente com ração.Ele está soltando muito pelo e sinto que ele se enfraquece.Ele não ficava doente anteriormente quando eu tratava só com ração.
20-02-2015 disse:
Oi Clarisse, dar comida humano ao seu cachorro pode ser prejudicial para a saúde. A ração é suficiente para ele, pois contém todos os nutrientes que ele precisa. Obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
15-02-2015 disse:
Oi estou com um cachorro que apresentou uma diarreia muito forte pois ele ficou uma semana sem se alimentar: O que fazer?
16-02-2015 disse:
Oi Sinaldo, o melhor nesse caso seria levar o cachorro ao veterinário, pois já está há muito tempo sem se alimentar e já deve estar desidratado.
12-02-2015 disse:
Meu cão apresentou a dois dias uma diarreia muito fina e vomito apenas água ele brinca quer passear mais apresenta um pouco de tristeza poderia me orientar em que devo eu fazer ?
13-02-2015 disse:
Oi Henrique, será que ele comeu alguma coisa que lhe fez mal? Talvez o melhor seria levá-lo ao vet.
11-02-2015 disse:
ola meu cachorrinho pincher esta com diarreia e ele so tem tres meses ,uma diarreia escura e um pouco de sangue.o g devo faser....
13-02-2015 disse:
Oi Claudete, ele já levou as vacinas de filhote e já está desparasitado? O melhor é levá-lo ao veterinário.
10-02-2015 disse:
que tipo de remédio posso dar ao meu cão com diarreia mole e de cor amarela
09-02-2015 disse:
minha cachorrinha esta com diarreia e ela tem tipo uns espasmos com se ela estivesse com colica
08-02-2015 disse:
oi meu nome e Paola minha cadelinha e pincher ella esta com diarreia com sangue o que devo fazer?
03-02-2015 disse:
meu cachorro tem dois meses ele ta com diarreia tipo gosmenta o ue devo fazer é grave
12-01-2015 disse:
Oi! Eu Tenho Um Casal De Labrador Raciado Com Rottweiler,Já Faz 2 Dias Que Eles Não Se Alimentam,Mais Bebem Água,Estão Vomitando e As Fezes Estão Saindo Com Sangue,Estão Com Perda De Peso...e Gostaria De Saber O Que Eles Têm? e O Que Eu Devo Fazer?
13-01-2015 disse:
Olá Ramon, deve levar os seus cachorros ao veterinário para que este lhes possa fazer um diagnóstico. Obrigada pelo seu comentário e as melhoras de seus cachorros!
14-11-2014 disse:
Meu cachorro está com diárias como eu trato
12-11-2014 disse:
ola meu cachorro é da raça lhasa apso ele tem 9 meses e começou a ter uma diareia só q é uma diarreia me ajude oq posso da pra ele
06-11-2014 disse:
eu eliziane tenho um cachorro chamado amarron ele esta sem apetiti e com diarreia e toma muito pouca agua o que eu faço e o meu cachorrinho de estimação eu adoro ele me ajudao por favor
26-10-2014 disse:
pessoal ,de agua de coco para seu cachorro ou gato, quando eles tiverem doentes com diarreia ou outra coisa,a água de coco ajuda muito o seu animal se recuperar ,além de hidratar o bichinho tem vezes que corta a diarreia também.
28-10-2014 disse:
Olá Adriano, muito obrigada pela dica valeu :) Continue a seguir-nos! :)
25-10-2014 disse:
a minha cadela raça labradora ja há 4 dias que ta com diarreia e mudança de cor nas fezes tenho lhe dado arroz com frango e nao tem resultado o que lhe posso dar alem disso ?
28-10-2014 disse:
Olá Manuela, experimente dar-lhe apenas arroz cozido, sem qualquer tempero. Se isso não resultar, talvez o melhor seja ir a um veterinário para que lhe possa receitar um medicamento para a diarreia. Obrigada pelo seu comentário e as melhoras de sua cadela!
08-10-2014 disse:
agradecia que me ajudassem a minha cadela e uma Xauxau e anda com diarreia a pelo menos 3dias tipo acastanhada. tem 5anos e meio como e que consigo parar a diarreia a mia
10-10-2014 disse:
Olá Carlos, se já experimentou os remédios caseiros citados no artigo e não resultou, o melhor é consultar o seu veterinário para que este lhe prescreva a medicação adequada. Obrigada pelo seu comentário e as melhoras do seu cachorro ;)
06-10-2014 disse:
ola meu cao tem 45 dias é um filhote de hottwailler ele ja tomou a primeira vacina e tomou a primeira dose de remedio pra verme, ele esta com diarreia o que posso dar pra ele?
07-10-2014 disse:
Olá Emily, se você for ao veterinário ele vai lhe dar umas saquetas de pó para você misturar na comida do cachorro, isso costuma ser muito bom para a diarreia. Obrigada pelo comentário e as melhoras de seu cachorro! ;)