Como tratar da diarreia do meu cachorro


Como tratar da diarreia do meu cachorro

A maioria dos cachorros têm diarreia pelo menos uma vez na sua vida. A diarreia é um dos problemas mais comuns que afetam os cachorros, e é uma percentagem significativa das visitas ao veterinário. Embora na maioria dos casos a diarreia canina não seja grave e se resolva sem necessidade de atenção veterinária, o problema pode ser desagradável tanto para o cachorro como para o seu dono, pelo que é importante saber o que fazer quando o nosso amigo de quatro patas está a sofrer desta doença. Neste artigo explicamos-lhe como tratar de uma diarreia canina leve.

  • Trate de encontrar a causa:


    Uma das causas mais comuns é comer lixo ou comida estragada. No entanto, a diarreia canina também pode ser causada por condições médicas específicas do seu cachorro ou por a ingestão de substâncias tóxicas.

  • Se sabe ou suspeita que o seu cachorro ingeriu uma substância tóxica:


    Leve-o a uma clínica veterinária de imediato para que possam fornecer-lhe tratamento o mais cedo possível. Também é recomendável que leve o seu cachorro ao veterinário o mais depressa possível se estiver a apresentar outros sintomas preocupantes, como febre, letargia, perda de peso ou dor abdominal.

  • Tratamentos caseiros:


    Tratamentos caseiros:

    Se o seu cachorro não parece estar a sofrer de uma condição médica e se não ingeriu nenhuma substância tóxica, a diarreia pode provavelmente ser tratada em casa. Em primeiro lugar, certifique-se que o seu cachorro está a beber água com regularidade para evitar a desidratação.

    Imagem: cattim.com

  • Soluções alimentares:


    Poderá testar e adicionar um probiótico em pó na água do seu cachorro, ou alimentar o seu cachorro com uma marca de alimentos saudável, que inclua probióticos em seus componentes.

  • Limpeza:


    Esvazie e limpe os pratos ou tigelas onde o seu cachorro se alimenta várias vezes ao dia.

  • Jejum:


    Punha o seu cachorro em jejum durante 12 horas ou até ficar completamento "vazio". Se as fezes são volumosas e continuam inclusive quando se supõe que o cachorro devia estar "vazio", consulte o seu veterinário, pois pode ser uma infeção bacteriana.

  • Alimente-o com abóbora enlatada 100% pura:


    Com isto, não nos referimos ao pastel ou puré da abóbora que contém açúcares e manteiga, mas abóbora pura (sem mais ingredientes). A maioria dos cachorros adoram o sabor da abóbora, para além disso é uma fibra única que ajuda a regular o intestino. Esta comida vai causar cor nas fezes.

  • Dê-lhe alimentos macios:


    Pode também dar-lhe um pouco de frango cozido (desfiado depois de cozido) e arroz branco. São ambos alimentos macios que ajudarão o manter o seu cachorro hidratado.

  • Restabeleça pouco a pouco a dieta habitual do cachorro:


    Lentamente, pode fazer com que o seu cachorro retome os hábitos alimentares que tinha antes da doença. Se a diarreia voltar, depois do seu cachorro ter regressado à sua dieta habitual, consulte o seu veterinário de imediato!

  • Experimente com medicamentos:


    Veja os ingredientes e compostos que contém o medicamento obtido. Leia também cuidadosamente os avisos associados com o produto.

  • Pergunte antes ao seu veterinário:


    É sempre uma boa ideia consultar o seu veterinário antes de administrar qualquer tipo de tratamento, incluindo os medicamentos naturais. Depois de ter a aprovação do seu veterinário, administre o medicamento de acordo com as instruções do produto.

  • Consulte o veterinário:


    Se o seu cachorro continua a sofrer de diarreia e/ou começa a mostrar outros sintomas, leve o seu animal de estimação ao veterinário, uma vez que pode ser uma condição médica subjacente que requer um tratamento específico.

  • Se deseja ler mais artigos parecidos a como tratar da diarreia do meu cachorro , recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e medicamentos nos cachorros .
Conselhos
  • Antes de administrar qualquer medicamento ou modificar a dieta do seu cachorro, consulte sempre um veterinário.
  • Estes conselhos devem ser aplicados apenas para casos de diarreia leve. No caso de outros sintomas (febre, dor abdominal, etc.) deverá ir de imediato ao veterinário.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como tratar da diarreia do meu cachorro :


                

20 comentários


06-08-2014 ariane mendes disse:
Olá.Tenho uma cachorrinha em minha casa que está com 6 meses e desde quando chegou ela apresenta um quadro de diarreia que nunca passa,sonolencia,tristeza,fraqueza e está abaixo do peso.Desde quando ela nasceu ,rasgava saco de lixo e comia tudo que via pela frente.Fui ao veterinario e ele passou o exame de fezes e urina mesmo sabendo que ela tomou remedio pra verme e por seguinte mais 3 medicamentos que receitou: o antitoxico ucb,o drasil e mais o microlac pasta.Ela fez o exame de fezes,porém nao constatou parazitas e nem ovos.As fezes continuam a sair amarelada e com menos frequencia.Estou no quarto dia de medicação com ela. Doutora,será que ela vai melhorar?Tenho todo o cuidado com ela,mas ela nao engorda.
23-04-2014 Alexandra Costa disse:
Será que chás também fazem bem à diarreia de cães?
15-04-2014 Vanessa Lopes disse:
Olá Eva, obrigada pelo seu comentário!
13-04-2014 eva e pat disse:
Amei !!! td de bom pra vc Dr:Cinthia.
11-04-2014 Vanessa disse:
Olá Cinthia, desde já agradeço o seu comentário. Talvez lhe tenham dado algum tipo de doce, como chocolate ou bolo. De qualquer forma, siga os conselhos acima e dê-lhe água e arroz branco cozido. Se a diarreia continuar por mais tempo, é melhor ir mesmo ao veterinário.
10-04-2014 Cinthia disse:
A minha cachorrinha é mestiça de Poodle com Yorkshire, já tenho ela faz dois anos e no último domingo fiz um churrasco na minha casa no qual ela ficou bem soltinha entre os convidados, acho que a alimentaram com alguns petiscos de carne e linguiça, até porque frango não teve, então descartei a possibilidade dela ter ingerido ossos, mas à partir daí, ela apresentou, pela primeira vez, um quadro de diarréia que já faz exatamente dois dias, não sei o que fazer, pois as fezes já estão saindo com sangue. Me ajudem por favor, pois no momento não tenho como levá-la ao veterinário.
26-03-2014 luciano disse:
Omeu cao eo lobinho um dia eu fui buscar ele no veterinario umas pessoas estava doando a mulher dise que o cachorro tinha 2 meses Etabem dise que o cachorrinho estava com diareia au guem pode meajudar ?
18-03-2014 Vanessa Lopes disse:
Olá Kezia, muito obrigada pelo seu comentário. O mais recomendável nessa situação é consultar o seu veterinário. Também se deve certificar que a sua cadela já levou as vacinas de bebê e já fez uma desparasitação.
14-03-2014 kezia disse:
A minha cachorrinha esta com vomito e diarreia o que devo fazer?ela so tem tres meses achei na rua quando filhotinha nem andava estou triste me ajudem
25-02-2014 cris disse:
minha basset tem 5kls 7 aninhos esta com a barriga inchada ,fezes mole e cor de abobora sem apetite não bebe agua eu tenho que por tudo na sua boca e não levanta do lugar levanta só pra fzer as necessidades teve um pq. derrame fez varios exames de sangue e não deu nada de infecção estou gastanto muito com ela em remedios e exames não me importo qquero que ela sare ela não é castrata me ajudem por favor.