A diarreia do gato

O que deve comer um gato com diarreia

O que deve comer um gato com diarreia

A saúde do nosso gato depende em grande parte de uma alimentação adequada, por isso qualquer mudança ou ingestão de substâncias inapropriadas pode conduzir a fezes macias e frequentes que afetem o bem-estar do nosso felino. Se o seu gato está manifestando transtornos gástricos, descobrir a causa deste sofrimento e ajustar sua dieta será fundamental para garantir o seu bem-estar. Por isso, em umComo.com.br explicamos a você, com detalhes, o que deve comer um gato com diarreia e quando deve ir ao veterinário.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para a diarreia em gatos

Passos a seguir:

1

Determinar a causa da diarreia do gato é de grande ajuda para definir se é necessária uma consulta urgente no veterinário ou se o problema pode ser atendido em casa. As razões mais frequentes de diarreia em gatos são:

  • A ingestão de alimentos tóxicos ou plantas nocivas para o felino; os sintomas de envenenamento também costumam incluir os vômitos. É importante identificar os ingredientes que são prejudiciais para o animal, por isso convidamos você a ler os nossos artigos sobre alimentos tóxicos para felinos e plantas nocivas que afetam sua saúde.
  • Ingerir comida em mau estado ou lixo.
  • Mudança brusca e repentina na dieta do animal.
  • Presença de bactérias ou infecções que produzem inflamação intestinal e diarreia.
  • Mudanças importantes na rotina do gato, por exemplo uma mudança ou uma situação estressante para o animal, como a chegada de outro animal de estimação.
  • Além disso existem problemas de saúde mais importantes que podem ter a diarreia como sintoma, por isso quando ela aparecer de forma muito frequente é imprescindível visitar um veterinário.

Se suspeita que seu gato ingeriu algum ingrediente tóxico, um produto químico ou inclusive que foi envenenado, leve-o de emergência ao veterinário.

2

Se suspeita que a diarreia do gato é devida à ingestão de algum alimento em mau estado ou de um ingrediente tóxico que tenha gerado mal-estar, pode começar suprimindo o alimento do gato durante 12 horas. É importante que observe a sua reação durante este período: se a diarreia for muito intensa e vier acompanhada de vômitos ou outros sintomas, apesar de não estar dando nenhuma comida, então leve o seu gato ao veterinário com urgência.

3

Mantenha-o hidratado dando água fresca e limpa que deve trocar pelo menos duas vezes por dia. Lembre-se que a diarreia produz desidratação, por isso é importante que ingira líquido. Você também pode oferecer cubos de gelo para que o animal lamba, ou se ele se negar a beber líquido, administre água com uma seringa sem agulha usando-a como conta-gotas.

Também pode dar ao seu animal bebidas isotônicas que o ajudarão a se hidratar e a recuperar os sais e minerais perdidos.

4

Se após 12 horas sem alimento o gato não apresentar mais diarreia, pode começar a alimentá-lo através de uma dieta suave que deverá seguir durante 2 ou 3 dias.

Um gato com diarreia deve comer ingredientes como:

  • Frango cozido e desfiado sem ossos, preparado sem sal ou temperos.
  • Arroz fervido e água de arroz livre de sal. Pode ser que o felino não goste muito da textura deste alimento, no entanto pode experimentar.
  • No mercado também existem alimentos comerciais especiais para gatos com diarreia, uma boa solução se não deseja que o felino prove outro tipo de comida. Também pode administrar ração de lata, mais suave e com mais líquido do que a ração regular.
5

Existem casos em que deverá levar o seu gato imediatamente ao veterinário para evitar que a sua saúde se complique, por isso recomendamos ir a um especialista diante destes sinais:

  • Se o seu animal pesar menos de 2 quilos, pois no caso de filhotes pequenos o jejum não é conveniente.
  • Se a diarreia for acompanhada de outros sintomas ou se for muito intensa.
  • Se após 12 horas de jejum o gato continuar tendo diarreia.
  • Quando suspeita que a diarreia se deve ao envenenamento ou à ingestão de alguma substância tóxica para seu animal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que deve comer um gato com diarreia, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
roseli aparecida ribeiro de melo
meu filhote esta com diarreia, esta comendo ração p filhotes, mas mesmo assim não melhora. O que faço? Não quer leite, comida, só come um pouco de ração e bebe agua.
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Roseli! Pode começar suprimindo o alimento do gato durante 12 horas. É importante que observe a sua reação durante este período: se a diarreia for muito intensa e vier acompanhada de vômitos ou outros sintomas, apesar de não estar dando nenhuma comida, então leve o seu gato ao veterinário com urgência.
A sua avaliação:
Nilvia
Meu gato está se alimentando normal mais alguns dias tem tido feito coco tipo diarreia e seu anús apresenta estar sempre machucado o pior é que não estou em condicão de levalo ao médico será que pode me ajudar .
Solange matos
Olá. Estou desesperada, meu gatinho com 3 meses está com diarréia e com o anus inchado e avermelhado. Parecendo hemorróida, e eu não tenho condições de pagar um veterinário particular. Então apelei por alguma coisa caseira. Só que não está resolvendo. Quando algum gatinho encosta nele ele mia parecendo que tá com dorzinha sofrida. Aí, eu to sofrendo com ele, fui dormir 5:30 da manhã observando ele. Por favor, eu imploro, me ajudem!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Solange, confira esses remédios caseiros para a diarreia em gatos: http://animais.umcomo.com.br/articulo/remedios-caseiros-para-a-diarreia-em-gatos-19452.html
O que deve comer um gato com diarreia