Outros Ciências animais

Onde vive o caranguejo?

 
Murilo Trivella
Por Murilo Trivella. 28 dezembro 2022
Onde vive o caranguejo?

Você com toda certeza já deve ter visto um caranquejo, seja na tv, internet ou mesmo ao vivo e pode ser que ele tenha te gerado muita curiosidade!

Esse animal é muito mais complexo e interessante do que parece ser e, aqui no umCOMO, vamos te contar onde vive o caranguejo e muitas outras curiosidades desse crustáceo. Continue lendo para descobrir tudo sobre esse animalzinho!

Também lhe pode interessar: Quais as cobras mais venenosas do Brasil

Índice

  1. Habitat do caranguejo
  2. Características do caranguejo
  3. Espécies de caranguejo
  4. O que caranguejo come
  5. Como o caranguejo respira?

Habitat do caranguejo

Se você se pergunta onde vive o caranguejo, deve saber que o principal habitat do caranguejo são as áreas litorâneas ou no ambiente marinho, que é de água salgada, onde muitas espécies desse animal estão presentes.

Porém, muitos espécimes de caranguejo vivem também na água doce e até no ambiente terrestre. Isso mostra como essa espécie evoluiu e soube se adaptar aos diferentes cenários a que foi exposta.

Características do caranguejo

Os caranguejos possuem algumas características básicas e que tendem a serem comuns entre toda a sua espécie. A carapaça é sólida e bem resistente, para dificultar que predadores ou até mesmo caranguejos rivais machuquem o dono dela. As patas são em um total de dez, ou seja, cinco pares de patas, além de quatro antenas que ajudam o animal a se orientar.

Para sua autodefesa, o caranguejo conta com pinças ou garras, para que possa combater quem possa lhe fazer mal. Junto com sua garra, compõe o sistema de ‘’ataque e defesa’’ desse guerreiro do mundo animal.

No geral, o caranguejo não é um animal rápido no ambiente marinho, comparado as suas presas e predadores, por isso, ele tende a se enterrar na areia ou solo quando necessário. Entretanto, tem uma boa locomoção em terra sendo um crustáceo.

As características do caranguejo podem variar de acordo com a espécie, mas as que foram citadas aqui são praticamente validas para a família como um todo.

Espécies de caranguejo

Existem muitas espécies diferentes de caranguejo dentro das mais de 4 mil já conhecidas pelo homem. Separamos aqui algumas das mais interessantes para você conhecer. Cada uma tem características únicas. Dá só uma olhada!

Caranguejo Gigante do Japão

Como o próprio nome sugere, esse caranguejo localizado na terra do sol nascente é bem maior que o que estamos acostumados, podendo ter até três metros de comprimento.

Mas não se preocupe, caso vá para o Japão, é difícil encontrar com um dele, já que essa espécie se localiza nas profundezas do Oceano Pacífico.

Caranguejo eremita

Essa espécie tem esse nome por ter uma casca parecida com as de um caracol ermitão para proteger seu corpo, principalmente abdômen, a parte mais sensível do animal.

Depois que pesquisadores analisaram essa espécie, ficou claro que a carapaça é mais que necessária para proteger o Caranguejo Eremita, pois seu exoesqueleto cobre somente a parte frontal e ele necessita de algo para manter sua retaguarda em segurança.

Caranguejo Ladrão

Ou também conhecido como Caranguejo Amarelo, por sua coloração peculiar ser praticamente toda dessa tonalidade, é uma espécie que é encontrada em solo brasileiro, principalmente nas ilhas de Fernando de Noronha, Ascensão e Trindade.

Suas patas também tem uma tonalidade diferente por ser mais alaranjadas, além disso, é um dos principais predadores de filhotes de tartaruga que nascem nessa região.

Caranquejo-do-Rio

Como o próprio nome sugere, esse animal se localiza em territórios de água doce pelo Brasil todo. Na Bahia, muitas pessoas o conhecem como Gajé. Sua carapaça tem tonalidade que se destaca bastante entre os caranguejos, já que é marrom-escura, com uma presença avermelhada.

Caranguejo Azul

O nome é bem sugestivo, mas esse animal não tem exatamente uma carapaça azul, e, sim, uma tonalidade mais próxima do verde escuro.

Também conhecido como siri, ele é um crustáceo que conta com dez pastas, ou seja, cinco pares. Sua alimentação é variada. Já que é baseada em algas, outros crustáceos e peixes e até moluscos.

Está presente em países como Argentina e Escócia, além do golfo mexicano. Como curiosidade, vale ressaltar que uma fêmea dessa espécie pode botar até 2 milhões de ovos durante toda a sua vida.

O que caranguejo come

Essa resposta varia de acordo com a espécie do caranguejo, mas de forma geral, podemos dizer que se alimenta de outros animais e vegetais, ou seja, eles têm uma dieta onívora, mudando de acordo com a espécie e região onde ele vive.

No caso de animais como o caranguejo de mar, se ele estiver em um aquário, ele pode literalmente comer de tudo, como pão, insetos, frutas, verduras e até plantas, já que ele aproveita tudo e transforma em energia para o seu corpo. Mas isso não quer dizer que algumas dessas "comidas"citadas são o ideal para dieta desse crustáceo. Quanto mais próximo do que ele poderia encontrar no seu habitat natural, melhor!

Algumas espécies não são literalmente boas para a caça, como o caranguejo de mar e o de água doce, então eles tendem a se alimentar com coisas que estão a sua volta, como restos de peixes e plantas.

As pinças dos caranguejos, apesar de serem bem fortes, tendem mais a ser usadas para defesa pessoal e para triturar alimentos, e não para caçar outras espécies de animais, como muitos podem pensar.

Vale só ressaltar que o caranguejo é uma iguaria para muitas pessoas e um prato de se deliciar. Aqui no umCOMO você pode também aprender como preparar algumas receitas usando esse crustáceo.

Como o caranguejo respira?

A maneira como esse animalzinho respira é um mistério para muitos, mas ele utiliza um sistema comum em muito animais, principalmente peixes e outros que vivem em contato com a água.

O caranguejo respira por meio de suas brânquias, que são nove pares no total e carregam o oxigênio presente na água.

Também é possível que ele respire por um curto período fora da água, caso a sua carapaça esteja úmida. Essa é uma vantagem evolutiva, já que o caranguejo consegue estar presente e se locomover em dois ambientes distintos, algo que muitos dos seus predadores, como aves e peixes.

Vale dizer que os caranguejos terrestres, que realmente vivem em solo e pouco vão para água, também têm brânquias e as utilizam para a respiração, a diferença é que eles expelem um líquido produzido por si próprios e que é colocado sobre a região destacada. O oxigênio necessário para que usem seus sistemas respiratórios é proveniente dessa solução excretada pelo animal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Onde vive o caranguejo?, recomendamos que entre na nossa categoria de O Mundo Animal.

Bibliografia

§ Wikipedia / Caranguejo / Disponível em < https://pt.wikipedia.org/wiki/Caranguejo/> Acesso em 13 de dezembro de 2022

§ Ache Tudo / Disponível em < https://www.achetudoeregiao.com.br/animais/caranguejo.htm> Acesso em 13 de dezembro de 2022

§ Science / Como os crustáceos respiram / Disponível em <http://pt.scienceaq.com/Nature/100408510.html> Acesso em 13 de dezembro de 2022

§ Tienda Animal / O que comem os caranguejos? / Disponível em <https://www.tiendanimal.pt/blog/comem-os-caranguejos/> Acesso em 13 de dezembro de 2022

§ Culturamix/ Tipos de caranguejo/ Disponível em <https://animais.culturamix.com/informacoes/tipos-de-caranguejo-especies-do-animal /> Acesso em 13 de dezembro de 2022

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Onde vive o caranguejo?