menu
Partilhar

Por que os gatos dormem em cima dos donos?

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Por que os gatos dormem em cima dos donos?

Sabemos que os gatos adoram dormir muito, isso deve-se a diferentes fatores como manter as reservas de energia ou o calor corporal. Mas além disso, há algo que nenhum dono de gato pode ignorar: este animal não só gosta de dormir, como também adora fazê-lo em cima de nós, seus colegas e donos. Este gesto além de ser comovedor, implica algumas boas razões para que os gatinhos de casa se acomodem sobre nós enquanto descansamos. Quer saber quais são? Neste artigo de umComo explicamos para você por que os gatos dormem em cima dos donos.

Também lhe pode interessar: Por que os gatos dormem tanto

Gostam do calor que recebem ao dormir com você

Sabemos bem que os gatos não são amantes do frio e que no inverno costumam procurar o calor do aquecimento, dos cobertores ou do sol que entra em casa para se sentirem mais quentes e à vontade. E é claro que quando se trata de dormir, não há nada melhor do que fazer isso junto do seu dono, na mesma cama e, se possível, em cima dele, tudo para receber um pouco mais de calor e ter a máxima comodidade possível.

Por que os gatos dormem em cima dos donos? - Gostam do calor que recebem ao dormir com você

Seu animal se sente protegido

Por um lado os gatos são animais muito independentes, mas isso não quer dizer que não gostem das brincadeiras diárias, do afeto, dos mimos e, é claro, da nossa companhia, que transmite muito mais segurança. Eles nos veem como parte da sua manada, por isso têm gestos como nos lamber para demonstrar que somos um dos seus, ou dormir junto a nós com o objetivo de se sentirem mais seguros contra qualquer possível predador.

Mesmo que ninguém vá atacar o gato dentro de casa, os seus instintos estão acima de qualquer coisa, e ele desfruta se sentindo protegido e rodeado do seu dono enquanto descansa.

Por que os gatos dormem em cima dos donos? - Seu animal se sente protegido

Uma forma de demonstrar carinho

Nem todos os gatos são iguais, apesar disso estes animais têm fama de serem muito ariscos só porque não demonstram o afeto da mesmo forma que outros animais domésticos, como é o caso do cão.

No entanto, o fato do seu gato dormir em cima de você ou se deitar para descansar em seu colo, é uma demonstração clara de afeto e carinho. Ele quer a sua atenção, desfruta da sua companhia e sente-se feliz de estar em casa dando calor a ele.

Por que os gatos dormem em cima dos donos? - Uma forma de demonstrar carinho

A melhor forma de fortalecer os laços

Para o seu animal é a oportunidade perfeita de passar um tempo com você e de receber todos os benefícios que isso implica. Para muitos gatos é importante dormir com seus donos, principalmente nos meses mais frios, no entanto, lembre-se que esta decisão é completamente pessoal e que só deve tomar se estiver à vontade com ela.

Caso contrário, escolha um bom cantinho da casa que não seja muito frio para a cama do seu gato e habitue-o a descansar neste espaço. Se tiver dúvidas sobre como fazer isso, no nosso artigo como ensinar seu gato a dormir na sua cama damos alguns conselhos para você.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que os gatos dormem em cima dos donos?, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Por que os gatos dormem em cima dos donos?
1 de 4
Por que os gatos dormem em cima dos donos?

Voltar ao topo da página