Comportamento do gato

Porque é que os gatos fazem massagens com as patas

Nelson Ferreira
Por Nelson Ferreira. Atualizado: 8 novembro 2019
Porque é que os gatos fazem massagens com as patas

Os gatos tem alguns comportamentos muito curiosos e que são exclusivamente dos felinos. Um deles é o ato de amassar ou massagear. Consiste num movimento que parece uma massagem, movendo e empurrando com as patinhas da frente. Muitos fazem-no com as unhas retraídas, e outros, estendem as suas garras ao empurrar e retraem ao puxar as patas para trás. Costumam fazê-lo sobre superfícies flexíveis como uma manta, sobre outro gato ou inclusivamente sobre o corpo de seu dono. Então, porque é que o gatos fazem massagens com as patas? No umComo.com.br explicamos-lhe!

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um gato com a pata quebrada

Passos a seguir:

1

Os ato de amassar é um sinal distintivo dos felinos. Os gatinhos quando são bebês amassam o ventre da sua mãe para serem atendidos por ela, e esse movimentos parecer ser o que estimula o fluxo de leite nos seus peitos. Isto faz com que o leite saia com mais facilidade.

2

Se o seu gato se põe em cima de si e começa a massagear, sinta-se um felizardo, porque ele adora-o, considera-o alguém como a sua mãe/pai. Além disso, se começar a ronronar e relaxar a mandíbula pode entrar numa espécie de transe hipnótico, podendo inclusive babar de emoção.

Porque é que os gatos fazem massagens com as patas - Passo 2
3

Uma razão muito aceite é que os gatos amassam porque foram separados ou desmamados antes do tempo, e costumam fazê-lo quando já são adultos. No entanto conhecem-se muitos casos de gatos que amassam e não foram precoces na sua separação maternal.

Pode ter mais sentido que o gato massageie como uma conduta para se consolar a si mesmo. Muito gatinhos inclusivamente sugam a canto de uma manta enquanto fazem a sua peculiar massagem, algo que se assemelha muito ao mamilo da sua mãe.

Porque é que os gatos fazem massagens com as patas - Passo 3
4

Outra razão pela qual os gatos fazem massagens com as patas, é porque têm umas glândulas odoríferas nas "almofadas" da parte inferior das suas patas. Assim sendo, ao praticarem esta doce massagem, liberam um pouco do seu odor corporal na superfície onde o fizerem, e assim marcam também o seu território.

Quando o seu gato está ao seu colo amassando, não apenas está mostrando que gosta de si, também está dizendo que está confortável e que confia em si, e que é uma forma de lhe dizer que você é a sua prioridade.

Leia também: Porque é que os gatos dormem tanto

Porque é que os gatos fazem massagens com as patas - Passo 4

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque é que os gatos fazem massagens com as patas, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos

  • Si tu gato amasa sobre ti es conveniente que le cortes y limes las uñas para cuando se monte sobre ti no te haga daño.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Gisele
Amei a matéria e o site. Gatos são tudo de bom! S2
1 de 4
Porque é que os gatos fazem massagens com as patas