Cuidar da pele do gato

Por que meu gato tem falhas no pelo

Por que meu gato tem falhas no pelo

Normalmente, podem ser encontradas falhas nos pelos dos gatos que são sintoma de algum problema. Mas como dono mantenha a calma, porque não costuma ser devido a nada grave, na maioria dos casos trata-se de uma infecção fácil de resolver com o tratamento adequado. Normalmente esta infecção aparece pela presença de fungos, doença que se denomina tinha. No entanto, é o veterinário quem deve diagnosticar o problema. Neste artigo de umComo respondemos à pergunta de por que um gato tem falhas no pelo.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu gato tem bolas de pelo

Índice

  1. Sintomas
  2. Infecção por fungos ou tinha
  3. Outros parasitas
  4. Alopecia por estresse e alergias

Sintomas

No inicio, o dono do animal costuma encontrar um aumento na quantidade de restos de pelo que o gato deixa sobre os tapetes, chão e sofás. Além disso, pode ser que veja o seu gato mordendo o pelo ou inclusive arrancando-o com as lambidas, o que significa que está tentando aliviar a coceira. Se notar que este é o comportamento de seu gatinho ou se encontrar pela casa mais pelos seus do que antes, deverá tentar procurar saber quais são as causas destas circunstâncias.

Além disso, o animal pode se aproximar de você pedindo que o coce ou pode se esfregar com qualquer objeto que encontre para se aliviar. Também se mostram menos tranquilos e dormem menos horas pois não conseguem relaxar com a coceira.

Devido ao atrito das lambidas, o pelo se rompe e aparece a alopecia em diferentes partes do seu corpo, normalmente na barriga, laterais, no interior das patas ou ao redor das orelhas, assim como podem aparecer tufos grudados em seu lombo ou rabo. Por outro lado, estas falhas podem vir acompanhadas de saliências, vermelhidão ou feridas.

Por que meu gato tem falhas no pelo - Sintomas

Infecção por fungos ou tinha

Quando o gato tem dermatofitose, os fungos provocam falhas em seu pelo. Normalmente aparecem na cara, nas pastas e nas orelhas. Em relação aos sintomas, a pele fica ressecada e às vezes aparecem escamas. Como dono você deve tomar cuidado, porque a tinha é facilmente transmitida aos humanos.

Em relação ao tratamento, o veterinário decidirá qual é o tipo adequado, sendo os mais comuns a aplicação de cremes ou loções, assim como os banhos ou medicamentos orais.

Por que meu gato tem falhas no pelo - Infecção por fungos ou tinha

Outros parasitas

Além dos fungos que falamos, outros parasitas comuns nos gatos que podem causar falhas são as pulgas. Por isso, a primeira coisa que muitas clínicas veterinárias fazem perante o problema da queda de pelo é analisar se o animal tem agentes externos deste ou de outro tipo.

Se encontrar o seu gato se lambendo ou mordendo a base do rabo, é provável que esteja com pulgas. Estes parasitas podem se agarrar à pele do gatinho se ele tiver saído à rua, no corredor do prédio, onde talvez um cão tenha passado, e inclusive varandas ou quintais. O animal lamberá o local onde a pulga esteja atuando, exercendo um atrito constante que pode causar o aparecimento de falhas.

Por outro lado, a sarna provocada pelos ácaros também pode causar uma coceira intensa e o gato reagirá da mesma forma: se mordendo e se lambendo com insistência para encontrar alívio.

Por que meu gato tem falhas no pelo - Outros parasitas

Alopecia por estresse e alergias

Se depois de uma inspeção for descartada a presença de parasitas no felino, devem ser estudadas outras doenças, como por exemplo as alergias, tanto alimentares como ambientais, que também se manifestam com a coceira.

Além disso, a alopecia pode ser devida à submissão do animal a altos níveis de estresse, por exemplo ao se expor a situações de incerteza ou de surpresa constantes, às quais reagem se coçando obsessivamente, procurando assim um alívio para a ansiedade.

Por que meu gato tem falhas no pelo - Alopecia por estresse e alergias

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meu gato tem falhas no pelo, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Luīsa Dores
Boa tarde O meu gatino tem 12 anos e apareceu ao longo deste tempo com falha de pelo na barriga e nunca se coça nem tem feridas o que poderá ser ?
1 de 5
Por que meu gato tem falhas no pelo