Comportamento do gato

Por que os gatos gostam de caixas?

Márcio Menino
Por Márcio Menino. Atualizado: 16 janeiro 2017
Por que os gatos gostam de caixas?

Provavelmente já aconteceu ir no centro comercial, passar numa loja de animais e comprar um brinquedo bem bacana para dar ao seu gato. Daqueles que pode escalar ou mesmo andar correndo atrás. Chegou em casa e mostrou para o gato, esperando o comportamento. Desviou o olhar e quando retornou em vez de estar brincando com o brinquedo que comprou, o gato estava enfiado dentro da caixa do brinquedo e parecendo bastante divertido. Isso acontece a quase todos os donos de gatos mas por que os gatos gostam de caixas? Na continuação desse artigo do umComo explicamos o motivo disso acontecer.

Também lhe pode interessar: Como evitar que meu gato morda os cabos

Índice

  1. O fator instinto
  2. Estresse e Ansiedade
  3. Temperatura Corporal

O fator instinto

Uma das razões para que os gatos gostem tanto de caixas é o fator instinto. Não nos podemos esquecer que são primos dos grandes felinos das savanas e das selvas, como a onça, o leão, entre outros. E por isso mesmo quando vêm uma caixa o instinto da caçada vem ao cimo. Isto porque ao estar dentro da caixa o gato percebe que está escondido de qualquer ameaça, e que o único local de onde podem surgir predadores e presas é na sua frente. A caixa confere o perfeito esconderijo para o gato poder estar furtivo e assim saltar para cima das suas presas (mãos que passem, pernas e outros brinquedos), voltando imediatamente para a caixa.

Por que os gatos gostam de caixas? - O fator instinto

Estresse e Ansiedade

A caixa, seja ela de que tamanho for, serve de refúgio e proteção dos gatos. Eles sentem-se protegidos por aquelas paredes, e mesmo que seja pequena acabam por se aninhar e tirar partido disso. Temos de perceber que os gatos domésticos sofrem bastante de ansiedade e estresse por causa de todos os sons que vão ouvindo diariamente. Carros e camiões que passam, talheres a caírem, copos a partir e o pior de tudo os foguetes das festas. Este último assusta de tal forma os gatos que podem passar dois/três dias quase sem comer e sem fazer necessidades. A caixa neste caso serve para refúgio do gato, esconde-se com medo do que se está a passar, e ela ajuda a aliviar o desconforto e o estresse. Além de que é um ótimo local para dormirem as suas 20 horas diárias (maior parte dos casos) e tratarem as unhas. Sendo também um sítio muito escolhido pelas gatas para terem seus filhotes, se for o caso pode consultar o nosso artigo sobre como ajudar a minha gata a parir.

Por que os gatos gostam de caixas? - Estresse e Ansiedade

Temperatura Corporal

Uma outra razão porque os gatos gostam de caixas é porque elas ajudam os gatos a conservar o seu calor corporal. Sabendo que a temperatura confortável para um gato é entre os 30 e os 36 graus, uns bons 10 graus acima de nós, é normal que eles no verão estejam deitados ao sol para não consumirem energia a manter a sua temperatura corporal. No inverno as caixas ajudam a manter essa temperatura corporal e porque eles acabam por se enroscar por forma a caber na caixa conseguem mais facilmente a conservação do calor.

Neste artigo damos-lhe algumas dicas para que saiba se o seu gato está com frio.

Por que os gatos gostam de caixas? - Temperatura Corporal

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que os gatos gostam de caixas?, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
ngf guilherme
foi muito bom saber. pois a muito tempo eu queria fazer essa pergunta a um especialista, e tive a resposta
A sua avaliação:
Ana Paula Gomes
amei todas as partes desde link tenho 2 gatos um macho e uma fêmea sera bem mais facil trata los e diverti los agora obrigada
Editor umComo.com.br
Oi Ana! Que bom saber que a informação foi útil para você! Obrigado pelo comentário e continue acompanhando nossa página :)
1 de 4
Por que os gatos gostam de caixas?