Partilhar

Quando os cães entram no cio

Por Redação umCOMO. Atualizado: 27 março 2018
Quando os cães entram no cio

O cio nas cadelas é um momento delicado já que estão preparadas naturalmente para se reproduzir, e todo o seu corpo, seus feromônios e seus instintos ficam ainda mais fortes para poder fecundar sua nova matilha. É importante que conheça o cio de sua cadela para que possa ajudar nesse momento da sua vida em que seu comportamento varia e seus sentidos afloram ainda mais. Evidentemente, não é igual para os machos e para as fêmeas, por isso, neste artigo de umComo contamos a você quando os cães entram no cio, para que possa estar preparado.

Também lhe pode interessar: Como saber se a cadela está no cio
Passos a seguir:
1

Uma cadela tem o seu primeiro cio a partir dos 6 meses de idade e até cumprir 1 ano. Sabe-se que as raças de cães mais pequenas são as que têm o primeiro cio mais cedo em comparação com as raças maiores, que podem tê-lo inclusive entre os 12 e 14 meses de idade. O momento exato do cio em sua cadela não pode ser previsto porque depende de múltiplos fatores como:

  • A raça.
  • A herança genética.
  • Fatores ambientais.
  • Etc.
Quando os cães entram no cio - Passo 1
2

Para saber de quanto em quanto tempo uma cadela entra no cio é importante saber que cada animal é diferente e tem os seus próprios ciclos e seus próprios tempos, no entanto, é verdade que a frequência média é de 1 cio a cada 6 meses, portanto poderíamos generalizar dizendo que uma cadela entra no cio 2 vezes por ano.

Mas não leve esta informação à risca porque pode ser que a sua entre no cio a cada 8 meses ou a cada 5; o importante é que quando entre no cio você controle os seus ciclos para poder prever e se preparar para o seguinte.

Quando os cães entram no cio - Passo 2
3

Ao contrário do que acontece com as gatas, se perceber que o cio em sua cadela é muito frequente, isto é, a cada 3 ou 4 meses, é recomendável levá-la ao veterinário para fazer um exame e determinar se há algo errado que está causando esta alta frequência. Pode ser que sua cadela tenha ovários policísticos, sendo essencial que um médico a examine.

Quando os cães entram no cio - Passo 3
4

É importante que conheça como é o cio nas cadelas para que entenda o processo pelo qual passam e entenda o seu comportamento. O cio nestes animais divide-se em três partes, que são as seguintes:

  • Proestro: tem uma duração de 7 a 10 dias e os sintomas que apresenta são vulva inchada e perdas de sangue. Neste momento do ciclo sua cadela não quer cruzar.
  • Estro: A duração é de 5 a 15 dias e é o momento em que a cadela aceitará cruzar com um macho, portanto se quiser que sua cadela tenha filhotes, este é o momento. Nesta fase a cadela estará ovulando e continuará perdendo sangue mas de uma forma mais leve.
  • Metaestro: tem uma duração de 110 a 140 dias e é o momento em que o animal recusa cruzar. Se a sua cadela estiver grávida, este é o momento da gestação e de lactância.
Quando os cães entram no cio - Passo 4
5

O comportamento de sua cadela quando está no cio é diferente do habitual. Observará que urina de uma maneira mais frequente do que o normal, apresenta uma atitude nervosa e agitada e não está tão carinhosa com você como normalmente. É importante que tente tranquilizar a sua cadela com carícias, um ambiente sossegado e muitos mimos. Fisicamente verá que está com as mamas mais inchadas e que a vulva também estará mais inflamada que o normal; também observará como sangra pela vagina.

Quando os cães entram no cio - Passo 5
6

O cio nos cães machos é diferente do das fêmeas. Eles não têm um período concreto em que o corpo se predisponha a cruzar, e sim entram no cio quando sentem o cheiro das partículas que uma fêmea no cio desprende. Assim que captam este cheiro, os cães querem cruzar com ela. Você pode detectar que o seu cão está no cio porque fica muito nervoso e inclusive pode chegar a escapar para procurar a cadela.

Veja também: Cachorra no cio pode tomar banho? - Informações essenciais

Quando os cães entram no cio - Passo 6
7

Lembre-se que existe a possibilidade de esterilizar a sua cadela para evitar que engravide e fazer com que os sintomas do cio diminuam consideravelmente. Neste artigo de umComo contamos a você qual é a melhor idade para castrar ou esterilizar o meu cachorro.

Quando os cães entram no cio - Passo 7

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quando os cães entram no cio, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Quando os cães entram no cio

O que lhe pareceu o artigo?

Quando os cães entram no cio
1 de 8
Quando os cães entram no cio

Voltar ao topo da página