Partilhar

Por que os cachorros cheiram a urina

 
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Por que os cachorros cheiram a urina

Com certeza que quando leva seu cão para passear, vê como ele cheira a urina de outros cães e, inclusive, pode chegar a cheirar a sua própria urina. Por que faz isto? O sentido que estes animais têm mais desenvolvido é o sentido do olfato, por isso é um indicador claro dos cães que passaram antes por esse lugar e quiseram marcar o seu território, dando uma informação muito valiosa sobre eles mesmos (se são machos ou fêmeas, se têm uma atitude dominante ou simpática, etc). Para que entenda melhor o comportamento do seu cão, neste artigo de umComo vamos explicar para você por que os cachorros cheiram a urina.

Também lhe pode interessar: Como evitar que os cachorros urinem na porta
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que temos que saber é que os cães podem urinar por dois motivos: para esvaziar sua bexiga ou para marcar território. Existem muitas formas de fazer estas marcas, mas a urina é uma das mais frequentes no caso dos cães, para indicar que passaram por ali e alertar os outros animais da sua presença.

Pode diferenciar que tipo de urina está expulsando seu cão se prestar atenção na quantidade de xixi que elimina; se só jogar umas gotinhas é porque está marcando território e a única coisa que quer é deixar um rastro do seu cheiro, mas se estiver urinando por 15 ou 20 segundos, o que está fazendo é eliminar o excesso de líquido sem a intenção exclusiva de marcar território.

Por que os cachorros cheiram a urina - Passo 1
2

Os cães marcam o rastro com a urina pois têm o sentido do olfato bem mais desenvolvido que os humanos e com um simples cheiro podem detectar informações muito diferentes do animal que urinou ali (a idade do cão, o sexo, a sua atitude, etc). Para que tenha uma ideia do maravilhoso olfato dos cães, de seguida vamos dar-lhe alguns dados relevantes:

  • O seu sentido do olfato é 1000 vezes mais desenvolvido do que o dos humanos.
  • Eles têm 200 milhões de receptores olfativos na parte do nariz; por outro lado, nós só temos 5 milhões.
  • Os nervos que procedem do focinho chegam a se estender por 100 cm2 no corpo dos cães, enquanto que no nosso corpo se estendem por apenas 10 cm2.

Este é um dos fatores essenciais que ajudarão você a entender por que os cães cheiram a urina.

Por que os cachorros cheiram a urina - Passo 2
3

Agora que já conhece a grande capacidade canina é mais fácil compreender que o motivo para cheirar os restos de urina é porque, assim, podem obter a informação que o outro cão quis indicar ao marcar.

Pense que através do xixi e das fezes os cães marcam seu território; ao ser cheirado por outro animal, ele recebe a informação sobre o "dono" desse espaço e quando o deixou, pois o xixi mais recente é o que indicará ao cão a quem pertence esse espaço agora. É por este motivo que os animais, se cheirarem a urina uns dos outros, o mais provável é que também deixem sua marca para reconhecer essa zona.

Além disso, se sempre passear pela mesma área, também é frequente que seu cão sempre faça xixi nos mesmos pontos, para reforçar sua presença e indicar ao resto que esse é o seu lugar.

Por que os cachorros cheiram a urina - Passo 3
4

Que informação existe na urina de um cão?

  • Quantos cães há na zona: ao ser capaz de distinguir os diferentes vestígios dos cães, o animal poderá saber quantos passaram por ali e, portanto, quantos existem no local.
  • Há quanto tempo passaram ali: o cheiro também permite determinar o momento em que passaram por ali e, portanto, saber quem foi o último a marcar. O mais comum é que eles também deixem a sua marca para se tornarem os novos donos do lugar.
  • Se há fêmeas no cio: a urina é um indicador claro para saber se existe alguma cadela no cio e, portanto, assim que a encontrar poderá tentar procriar.

Além disso, se alguma vez viu que o seu cão se revirava sobre sua própria urina, isto é porque quer remarcar seu cheiro e conseguir que outros animais amigos o possam encontrar facilmente. Isso acontece principalmente em animais de caça, que costumam percorrer bosques ou zonas amplas onde é fácil se perderem.

Por que os cachorros cheiram a urina - Passo 4
5

Por isso, diante da pergunta de por que os cães cheiram a urina a resposta é clara: para saber que cães passaram por ali e poder especificar o território de cada um. Mas, ainda tem mais, porque muitos cães podem chegar a se revirar no xixi de outro animal ou, inclusive, nas fezes! E ainda que pareça algo um pouco nojento, a verdade é que é um instinto muito natural, cuja origem se encontra em seus parentes longínquos: os lobos.

Existem diferentes motivos para que um cão faça isso, mas um deles é para camuflar seu cheiro e assim poder caçar, um instinto natural que, por mais que não seja usado, é feito sem mais; mas também é possível que faça isso para tirar o cheiro de sabonetes ou produtos químicos desagradáveis para ele.

Por que os cachorros cheiram a urina - Passo 5
6

Outro hábito comum que costumam ter é o de lamber o xixi de outros cães ou inclusive o seu próprio. Existem diferentes causas que podem fazer com que o animal acabe lambendo a urina e, de seguida contamos para você as mais comuns:

  • Por limpeza: se o animal estiver preso em uma gaiola ou se passar muitas horas do dia em uma caixa de transporte ou em um local pequeno, é normal que lamba sua própria urina para manter o seu meio limpo.
  • Por sede: outro motivo é que o animal tenha vontade de beber e não tenha conseguido água em casa, recorrendo à fonte de xixi para saciar a sua sede. É importante que tenha sempre disponível uma tigela de água limpa e fresca para que seu animal se hidrate.
  • Por curiosidade: também é possível que lamba o xixi de outros cães para obter toda a informação do outro animal, mais uma forma de conseguir saber quem passou por ali.
  • Para descobrir uma fêmea no cio: além do cheiro, o sabor do xixi das fêmeas no cio também é notável, sendo provável que o animal queira experimentar para obter toda a informação a esse respeito.
Por que os cachorros cheiram a urina - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que os cachorros cheiram a urina, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Por que os cachorros cheiram a urina

O que lhe pareceu o artigo?

Por que os cachorros cheiram a urina
1 de 7
Por que os cachorros cheiram a urina

Voltar ao topo da página