PARTILHAR

Remédios caseiros para a infecção urinária em cachorros

Remédios caseiros para a infecção urinária em cachorros
Imagem: pixabay.com

A infecção urinária em cachorros ocorre quando determinadas bactérias do meio ambiente ou desenvolvidas em objetos e espaços que o cachorro costuma visitar entram nas vias urinárias até chegar à bexiga. Esta condição é mais comum em fêmeas do que em machos e deve ser tratada o quanto antes. Por isso, é importante ir ao veterinário regularmente e seguir o tratamento. Como complemento e ajuda para acelerar o processo de cura, também temos a possibilidade de recorrer a remédios naturais que não prejudicam nosso cachorro. Não perca este artigo de umComo e descubra os remédios caseiros para a infecção urinária em cachorros mais eficazes.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para a otite de cachorro
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que você deve fazer é identificar a infecção urinária. Para isso, encorajamos a consultar nosso artigo sobre como saber se meu cão tem infecção urinária. O principal sintoma é o aumento do número de vezes que seu cachorro urina. Neste ponto é imprescindível destacar que uma das causas mais comuns da infecção urinária em cachorros é a retenção de urina. Isto é, se seu cachorro está habituado a fazer as suas necessidades fora de casa e não sai para passear tanto quanto precisa, ele tem mais probabilidades de que as bactérias que produzem este tipo de infecções se desenvolvam.

Segundo alguns estudos, a maioria dos cães irá desenvolver uma infecção do trato urinário em algum momento de sua vida e quase sempre a origem é bacteriana[1][2].

2

Uma vez identificada a infecção urinária você deve saber que o melhor tratamento é a ingestão de líquidos em abundância. Cada vez que seu cachorro urina elimina um determinado número de bactérias do total das que estão provocando a infecção, por isso é importante mantê-lo hidratado a todo o momento e conseguir, assim, aumentar as vezes que urina. Assim, uma correta ingestão de água sempre ajudará o organismo a regular as funções urinárias.

Você deve garantir que o seu cachorro tem sempre água fresca disponível e esta deve ser mudada diariamente.

Remédios caseiros para a infecção urinária em cachorros - Passo 2
Imagem: alfredolujan.com
3

A vitamina C tem a capacidade de aumentar a acidez da urina, favorecendo a eliminação das bactérias que produzem a infecção em seu cachorro. Uma das maiores fontes naturais desta vitamina é a laranja. De modo que, um dos remédios caseiros mais eficazes para combater esta condição urinária é preparar suco de laranja natural e misturá-lo em seu pote de água. Outra opção é utilizar outro fruto cítrico como o limão. Você vai ver como o estado de seu cachorro vai melhorar.

Remédios caseiros para a infecção urinária em cachorros - Passo 3
Imagem: pixabay.com
4

Em relação ao passo anterior, outra das frutas ricas em vitamina C e altamente benéfica para o tratamento da infecção urinária em cachorros é o mirtilo ou arando (blueberry). Os mirtilos contam com propriedades antiaderentes, ideais para evitar que as bactérias que estão na bexiga e rins de seu cachorro permaneçam presas. Assim, são bons para regular o trato gastrointestinal. Lembre-se que nem todas as frutas são boas para os cachorros, de maneira que consulte nosso artigo sobre as frutas que eles podem comer. Você deverá lavar os mirtilos, retirar as sementes e cortá-los para dar a eles.

Remédios caseiros para a infecção urinária em cachorros - Passo 4
Imagem: pixabay.com
5

Uma das propriedades mais difundidas do vinagre de maçã é a de limpar o trato urinário e desintoxicá-lo. Por isso outro remédio caseiro eficaz para combater a infecção urinária de seu cachorro é acrescentar uma colher de chá deste vinagre em seu pote de água por dia para que o tome. É importante não exceder esta quantidade para evitar consequências como danos no esmalte dental de seu cachorro.

É importante oferecer um pote de água sem vinagre, para o caso do seu cachorro se recusar a beber a água com vinagre não ficar sem beber nenhuma água pois como referimos, a ingestão de líquidos é essencial no tratamento desta doença.

Remédios caseiros para a infecção urinária em cachorros - Passo 5
Imagem: mejorconsalud.com
6

Este tipo de vinagre também é muito útil para aliviar a dor que produz a infecção em seu cachorro. Para isso, o mais aconselhável é dar banhos de água quente e acrescentar à água uma ou duas colheres de chá de vinagre de maçã.

7

Lembre-se que você deve seguir o tratamento médico e consultar seu veterinário sobre se pode ou não lhe proporcionar estes remédios. Os remédios caseiros sempre devem ser um complemento, não a solução.

Se você gostaria de tratar o seu cachorro com outros remédios naturais, deve consultar um médico veterinário especializado em medicina holística. Hoje em dia existem já vários profissionais especializados nesta área em crescente expansão. Muitos tutores têm interesse em tratamentos alternativos como as ervas medicinais e a homeopatia. O veterinário de medicina natural é o profissional mais adequado para receitar este tipo de tratamentos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a infecção urinária em cachorros, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Referências
  1. Blanco L.J. & Bartges J.W. (2001). Understanding and eradicating bacterial urinary tract infections. Vet. Med. 96:777-789.
  2. Thomson M.F., Lister A.L., Platell J.L. & Trott D.J. (2011). Canine bacterial urinary tract infection: New developments in old pathogens. Vet. J. 190:22- 27.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
84 comentários
A sua avaliação:
Marcia
Boa tarde! A minha cachorrinha é uma Schenauzer mini, já fizemos exames de urina e uma ecografia e nao foi diagnosticado nenhum problema. Qdo detectamos o sangue, tratamos com antibiótico, segundo orientacao veterinária. Porém depois de algum tempo, o problema volta. Ela nao tem febre e nao tem decaimento. Sim, notamos que para mais vezes para uriniar, mesmo nao tendo mais nada. Algumas noites, rasca o chao do quarto ou banheiro (acredito que seja por dor). Ela é castrada. Como é alergica ao frango, come comida especial de cordeiro (Propac). Sempre apresentou problemas gástricos, por isso evitamos dar antibiòtico ou algum remèdio forte (sempre com orientacao veterinaria). Alguma recomendacao? Podemos dar suco de laranja ou frutas com vitamina C, já que apresenta problemas gastricos. Já nao sabemos mais que linha de tratamento seguir.
A sua avaliação:
Bene Soares
Amei essas dicas de tratamento sobre incontinência urinária, eu simplesmente adorei, pois estou com um cachorro com o problema. Muito obrigada pela matéria.
Alessandra
Meu cachorrinho é uma mistura de shitzu com yorkichaid tá com infecção de urina dei o antibiótico não faz nem quinze dias e a infeção voltou como faço tô dando o remédio de novo
Editor umComo.com.br
Oi Alessandra! Apenas o veterinário pode recomendar o melhor tratamento para o seu cachorrinho, sem exame físico não podemos recomendar um tratamento. Você já testou essas opções caseiras para complementar o tratamento?
Marcilene
Oi boa tarde tenho um pinscher 0 ele ta tendo febre e notei que sua urina ta mais amarela que o normal se for infequiçao urinária o que devo dar a ele
Editor umComo.com.br
Oi Marcilene! Apenas o médico veterinário pode confirmar a infeção pela análise da urina. O aumento da temperatura do cachorro pode ser devido a diferentes causas e a urina pode estar mais concentrada por algum problema que cause uma diminuição da ingestão de água também. Sem analisarmos o animal e fazermos as devidas provas, não temos como saber o que se passa com ele e qual seria o tratamento mais aconselhado.
Fabiane
Olá, soltaram uma cachorrinha aqui perto de casa,estou cuidando dela,mas percebi que está fazendo xixi e cocô sem perceber,tem algum remédio q posso estar dando pra ela?
Editor umComo.com.br
Oi Fabiane! Existem diferentes possibilidades para a incontinência urinária e fecal em cães. Uma das possibilidades é que seja uma hérnia discal mas apenas um médico veterinário pode fazer um correto diagnóstico. O tratamento pode passar por cirurgia mas depende de caso para caso.
Laís Oliveira Rezende
Eu acho uma sacanagem ficarem falando o tempo todo, "leve ao médico veterinário"... Todo mundo sabe o quanto é dispendioso uma consulta, exames, enfim, pacote todo que o Veterinário pede, a maioria das pessoas nesse país que amam animais, infelizmente não tem dinheiro, e se buscam a internet é procurando um alento, uma salvação, uma esperança, justamente por não ter cash, se tivessem já estavam com o ente querido a muito tempo na melhor clínica do mundo. Sejam mais humanos, e menos capitalistas!
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Laís! Acreditamos que a Internet pode ser uma ajuda e por isso criamos a secção de animais no umCOMO, porque queremos trazer aos nossos leitores a informação mais atualizada possível e sempre em prol do bem-estar animal. Porém, não somos, nem pretendemos substituir a consulta do médico veterinário, porque um diagnóstico via Internet não só não é ético como pode pôr seriamente em risco a vida do animal. Temos plena consciência de que é preciso mais apoio a todos os tutores de animais que não têm condições econômicas para tratá-los e isso passa por criar mais hospitais veterinários públicos e mais ações educativas para que existam adoções responsáveis. No umCOMO, vamos continuar a lutar pelo que acreditamos e ajudar todos os animais tal como se de humanos se tratassem e recomendaremos assistência médica sempre que considerarmos essencial. Jamais iremos colocar a vida de um animal em risco diagnosticando sem exames e provas e receitando um tratamento apenas por um palpite.
Andréa Borges
estou tratando com Amoxilina potassio e dou o suco de laranja e o vinagre na agua,com quanto tempo o meu cachorro para de urinar sangue e volta ao normal?
Editor umComo.com.br
Oi Andrea! Depende de há quanto tempo iniciou o tratamento e de qual o estado do animal. A pessoa mais indicada para lhe responder à questão é o médico veterinário que está acompanhando o caso e que prescreveu o antibiótico. Porque sem fazermos um exame físico completo ao animal e termos acesso às provas realizadas, não podemos dar um prognóstico. Rápidas melhoras para ele!
Karina
Minha cachorrinha esta sangrando . e com falta de apetite. O que eu posso fazee? Estou muito preocupada , pois ela deu cria e percebir q ela esta com a vagina sangrando
Editor umComo.com.br
Oi Karina! Você deve consultar um médico veterinário o quanto antes. É normal que possam existir algumas perdas nos dias após o parto mas não é normal seguir sangrando. Quanto ao apetite você pode experimentar oferecer um pouco de arroz cozido sem temperos, sal nem cebola e um pouco de frango cozido sem gordura. O ideal é que seja o veterinário a se deslocar ao domicilio para poupar o estresse de separar ela dos filhotes.
Maria eurineide
Meu cachorro não tá urinando ele é da marca piche me ajude por favor um remedio
Editor umComo.com.br
Oi Maria! Ele está bebendo água normalmente? Tenta urinar mas não consegue? É possível que ele tenha uma infeção urinária ou até mesmo uma obstrução. Em caso de obstrução o atendimento veterinário deve ser urgente.
luciana
Que tipo de remedio posso dar em relacao a dor urinaria ao meu cao
angel
Cefalexina ou difloxaxin
Nalva
Meu cachorrinho um poodle, está fazendo xixi com sangue, levei ao veterinário, aplicou antibiotico mas não resolveu. O que faço pra salvar a vida do meu cão?
Editor umComo.com.br
Oi Nalva Você deve regressar ao seu veterinário para que ele adapte o tratamento. Nem sempre os animais respondem positivamente ao tratamento e por vezes são necessárias adaptações. Outra opção é consultar uma segunda opinião veterinária. Apenas com um correto diagnóstico é possível prescrever um tratamento adequado.
fran
percebi que a urina da minha cadela esta muito amarela o que devo fazer ?? é uma Husky Siberiano
Editor umComo.com.br
Oi Fran! Se a urina está demasiado amarela pode significar que a sua cadela está bebendo pouca água. Troque regularmente a água dela e prefira bebedouros de cerâmica ou aço inoxidável. Os plásticos, para além de potencialmente tóxicos, podem alterar o paladar da água e alguns cachorros não gostam. De vez em quando, você pode também oferecer para ela um pouco de comida úmida de qualidade premium. Os cachorros costumam amar esses patês e eles são compostos por uma grande quantidade de água, o que ajuda na hidratação. Para além disso, se considerando que a urina está nitidamente alterada, uma consulta no médico veterinário seria importante para descartar qualquer problema renal que possa estar acontecendo.
Ana Mônica
minha cachorrinha esta com a urina escura "parece sangue", ela é uma Maltes, já tem 12 anos, pesa 4kg, como devo usar o vinagre? devo misturar o vinagre com agua? qual quantidade por dia (ml)? quantas vezes ao dia?
RIJANE DELLARETI
quanto devo colocar de suco de laranja no pote de agua do meu cachorro.
Editor umComo.com.br
Oi Rijane! Se for um cachorro grande, se pode usar o sumo de uma laranja inteira, cão médio meia laranja e se for um cão pequeno, o sumo de 1/4 de laranja.
mara
minha cachorrinha se chama kiara eu percebi que ela está com presença de sangue na urina, ela nã bebe muita água principalmente agora que está chegando o frio. o que posso fazer para o tratamento em casa.
Editor umComo.com.br
Oi Mara! Já experimentou as instruções do texto?
A sua avaliação:
Raíssa
Olá, tenho uma pug que vem enfrentando sérios problemas com infecção urinária. Ela já recebeu os tratamentos indicados pelos veterinários, tomou antibióticos e, ainda assim, por seis meses, a infecção melhora e depois volta. Hoje, além da urina com sangue, notei a presença de pequenas formas arredondadas, que não pareciam pedras, mas tinham um aspecto mais próximo ao de carne crua. Gostaria de saber se devo levá-la ao veterinário com urgência, ou se devo permanecer com o tratamento alternativo que uma vet recomendou, que é através do almeida prado 16, composto homeopático que trata cistites. Ela já bebe bastante água, urina com frequência e com uma semana de tratamento com almeida prado, a quantidade de sangue diminuiu da urina. Mesmo assim estou muito preocupada, pois isso se estende há alguns meses. Fora isso, ela é uma cadela saudável, come bem, dorme bem, brinca, faz bagunça, bebe bastante água, não apresenta sinais de febre, apesar da infecção. Toda ajuda nesse momento será bem-vinda, estou preocupada com o caso da minha cachorrinha. abs
A sua avaliação:
sandra
Boa tarde Hoje percebi que o a minha cachorrinha esta fazendo sangue na urina, o que faço, estou sem dinheiro agora , estou apavorada
A sua avaliação:
Adeane Almeida Lima
tenho um cão da raça poodle, 13 anos, com hipotiroidismo, estomago sensível, cardíaco, com incontinência urinária, uma reincidência de infecção urinária, sensibilidade na pele... Bem, o que mais desejo é que eu posso proporcioná-lo conforto. Gostaria de dicas para melhorar a sua vida.
augusto nunes
mina cadela ( castrada ) de 13 anos, sem quaisquer infecções, esta incontinencia urinária.que remédio eu posso dar ?
A sua avaliação:
Maria das Graças Freitas Novais
Remédio Caseiro para HAC. Obrigada. Graça
A sua avaliação:
sebastião Ulisses de Lima
Foi ótima esta receitas caseira, e os artigos que descrevem. Foi muito ótimo. Agradeço muito
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Sebastião! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Remédios caseiros para a infecção urinária em cachorros
Imagem: pixabay.com
Imagem: alfredolujan.com
Imagem: pixabay.com
Imagem: pixabay.com
Imagem: mejorconsalud.com
1 de 5
Remédios caseiros para a infecção urinária em cachorros

Voltar ao topo da página ↑