Partilhar

Remédios caseiros para o glaucoma em cachorros

Remédios caseiros para o glaucoma em cachorros
Imagem: pixabay.com

O glaucoma é uma das doenças oculares mais complicadas de identificar nos cachorros, já que os sintomas clínicos podem demorar a aparecer e, caso esteja presente no cachorro, dificilmente o dono perceberá a tempo. Por isso, é fundamental ir ao veterinário com frequência e fazer exames oculares. Caso o veterinário já tenha diagnosticado o glaucoma canino e iniciado o tratamento adequado, você deve saber que pode complementá-lo com soluções naturais e melhorar o estado de seu mascote. Não perca este artigo de umComo e descubra os remédios caseiros para o glaucoma em cachorros mais eficazes.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para a otite de cachorro
Passos a seguir:
1

O glaucoma canino ocorre quando a pressão intraocular se situa muito acima dos valores normais e, como consequência, se desenvolve uma deterioração progressiva das fibras nervosas e do nervo óptico. Caso não seja identificado e, portanto, não tratado, esta deterioração levará à perda total da visão de seu cachorro. Uma vez iniciada a doença, eliminá-la e corrigir os danos é realmente complicado, o que o tratamento e os remédios caseiros podem fazer é parar a deterioração ou, no mínimo, conseguir reduzi-la. Você deve saber que deverá lhe proporcionar tanto o tratamento médico como os remédios naturais.

2

Por conseguinte, os remédios caseiros não curarão o glaucoma de seu cachorro nem evitarão que acabe perdendo a visão com o passar do tempo. É importante que não deixe de lhe dar o tratamento farmacológico e seja constante. O que as soluções naturais fazem é melhorar a qualidade de vida de seu cachorro, aliviando a dor ocular e atrasando o inevitável.

3

O espinafre faz parte da lista de verduras boas para os cachorros e introduzi-las em sua dieta de forma moderada pode ajudar tanto a prevenir o aparecimento de doenças oculares como o glaucoma como aliviar os sintomas. Graças ao seu conteúdo em carotenoides, este vegetal permite fortalecer o tecido ocular e ajudar a que o estado da doença não piore.

Remédios caseiros para o glaucoma em cachorros - Passo 3
Imagem: pixabay.com
4

Outro remédio caseiro eficaz para aliviar os sintomas do glaucoma canino é a erva-doce. Esta planta apresenta múltiplas propriedades benéficas para a saúde ocular, pois permite reduzir a pressão do olho danificado e, graças a isso, também é uma das melhores soluções naturais para o glaucoma em humanos. Porém, no caso dos cachorros, o mais aconselhável é utilizá-la como colírio e não ingerido. Para isso, esprema a erva-doce e umedeça uma gaze limpa no suco, depois limpe o olho danificado de seu cachorro com suavidade. Também pode lavar seus olhos com infusão de erva-doce.

Remédios caseiros para o glaucoma em cachorros - Passo 4
Imagem: pixabay.com
5

Embora não seja uma de suas propriedades mais destacadas, o mirtilo tem a capacidade de regular a pressão intraocular e aliviar os sintomas do glaucoma em cachorros. Reforça os vasos sanguíneos oculares e, por isso, também costuma ser usado para o tratamento natural de cataratas. Antes de dar ao seu cachorro, deverá lavá-los, retirar as sementes e cortá-los. Lembre-se de que a quantidade de fruta e verduras deve ser moderada, caso contrário poderia resultar em diarreia ou vômito.

Remédios caseiros para o glaucoma em cachorros - Passo 5
Imagem: pixabay.com
6

Por último, destaca-se a importância da vitamina A por seu envolvimento no processo de reparação das células oculares. Já que nem todas as frutas e verduras são aptas para o consumo canino, é importante destacar que a melhor forma de lhe proporcionar esta vitamina é através de suplementos, sempre sob a supervisão do veterinário, destaca-se também as cenouras. Este vegetal caracteriza-se por seu alto conteúdo em betacarotenos, cuja função principal é a formação de pigmentos visuais da retina e proteger as células que recobrem os olhos. Para lhe dar este vegetal, deverá lavá-lo e cortá-lo, não retire a pele.

Remédios caseiros para o glaucoma em cachorros - Passo 6
Imagem: pixabay.com
7

Antes de proporcionar ao seu cachorro com glaucoma qualquer destes remédios caseiros deverá consultar seu veterinário sobre a melhor quantidade. Lembre-se de que não é a solução definitiva para sua doença, pois o glaucoma é degenerativo e dificilmente poderá ser curado. O objetivo do tratamento tanto farmacológico como natural é deter o avanço dos sintomas clínicos e oferecer uma melhor qualidade de vida ao nosso cachorro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para o glaucoma em cachorros, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Remédios caseiros para o glaucoma em cachorros

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Rosilda dos Santos Cardoso
Boa noite, estou triste com meu cachorro que tem 11 anos e cegou dos dois olho o veterinário falou que era glaucoma e agora preciso entender melhor para ajudar o meu melhor amigo o pupi, me ajude por favor.
jeane rodrigues pinheiro
comoegeue eufaço para faze remedio cazerio para glucoma qual e o melhor remedio pra glaucoma

Remédios caseiros para o glaucoma em cachorros
Imagem: pixabay.com
Imagem: pixabay.com
Imagem: pixabay.com
Imagem: pixabay.com
Imagem: pixabay.com
1 de 5
Remédios caseiros para o glaucoma em cachorros

Voltar ao topo da página