Partilhar

Remédios caseiros para a otite de cachorro

Por Sara Viega. Atualizado: 13 setembro 2017
Remédios caseiros para a otite de cachorro

Seu cão sofre de otite? Então deve saber que existem alguns remédios caseiros que ajudarão a aliviar a infecção e a conseguir que o animal se sinta mais aliviado. A otite é uma das doenças dos cães mais comuns que existe e ocorre porque esta parte do corpo é extremamente sensível. É importante poder saber se seu cão tem otite para poder detectar este problema rapidamente e conseguir que seu pet melhore o mais rápido possível. Neste artigo de umComo contamos para você alguns remédios caseiros para a otite de cachorro que complementarão o tratamento indicado pelo seu veterinário.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu cachorro tem otite

Remédio caseiro com vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um ingrediente ideal para tratar a infecção no ouvido de seu cachorro e poder ajudar a eliminar a otite. O motivo é que um dos benefícios do vinagre de maçã são suas propriedades desintoxicantes que conseguirão eliminar as toxinas e as bactérias que tenham se armazenado nos ouvidos de seu cão.

Para isso só teremos que misturar em um copo de água a mesma quantidade de vinagre de maçã e de água morna, mexer bem e aplicar dentro do ouvido de seu bichinho. O vinagre misturado com a água conseguirá amolecer a cera e conseguir, assim, limpar o ouvido em profundidade e eliminar as bactérias. Principalmente, deve diminui-la com água porque o vinagre pode causar irritação ao seu cachorro.

Remédios caseiros para a otite de cachorro - Remédio caseiro com vinagre de maçã

Remédio caseiro com chá verde

O chá verde é também um bom remédio caseiro para a otite nos cachorros já que entre seus múltiplos benefícios se destacam suas propriedades antioxidantes e depurativas que conseguem manter o corpo protegido perante vírus e doenças. É um dos produtos mais indicados para manter o corpo em bons níveis de saúde, por isso, muitas pessoas o consomem habitualmente.

Para tratar a otite só teremos que fazer uma infusão de chá verde e, quando estiver pronta, temos que deixar esfriar. Depois, colocamos diretamente no ouvido do animal umas gotas da infusão e conseguiremos reduzir a infecção e aliviar-lhe o incômodo.

Remédios caseiros para a otite de cachorro - Remédio caseiro com chá verde

Tratar a otite com óleos

Outra forma de tratar a otite em cachorros é mediante a mistura de óleo essencial de lavanda com azeite de oliva extra virgem. Tem que misturar a mesma quantidade de ambos produtos (por exemplo, se optar por duas colheres de sopa, que sejam duas de cada) e pôr para esquentar em um recipiente para que as propriedades se misturem. Depois, terá que deixar a mistura esfriar e aplicar no ouvido externo de seu cachorro.

Este remédio natural funcionará bem em seu pet, já que ambos óleos têm propriedades analgésicas e desinflamantes que aliviarão a infecção no ouvido de seu animal. Tenha em conta, sobretudo, que uma vez utilizada esta mistura deverá jogar fora e fazer uma nova cada vez que for curar seu cão.

Remédios caseiros para a otite de cachorro - Tratar a otite com óleos

Limpeza dos ouvidos do cão

Além de aplicar estes remédios caseiros é importante limpar os ouvidos de seu cão para poder curar a otite. Quando um cão tem otite é importante que limpe as orelhas semanalmente; caso esteja saudável, da mesma forma se recomenda que esta limpeza seja duas vezes ao mês, isto é, uma vez a cada quinze dias para conseguir que seu cão esteja saudável.

Se vai fazer a limpeza tem que ter em conta uma série de recomendações básicas como as seguintes:

  • Nunca utilize um cotonete de ouvidos. A forma do ouvido do cão é diferente da humana e, portanto, poderia chegar a feri-lo se introduzir muito o cotonete.
  • Antes de usar qualquer produto de limpeza e desinfecção é importante falar com o veterinário para que confira que seu cão não tem alergias.
  • Nas dobras das orelhas é onde mais sujeira se acumula, de modo que não deixe de se concentrar nesta zona.
  • Quando um cão tem otite se recomenda não dar banho, pois a infecção poderia se agravar.

Neste artigo de umComo damos a você mais conselhos a respeito de como tratar a otite canina.

Remédios caseiros para a otite de cachorro - Limpeza dos ouvidos do cão

A otite nos cães

A otite consiste num processo inflamatório do conduto auditivo e pode ser classificado conforme a localização:

  • Externa
  • Média
  • Interna

Geralmente, você observa a região do ouvido avermelhada, devido ao excesso de coceira daquela zona. Em alguns casos pode existir descamação, edema e até secreções de cheiro desagradável.

De acordo com origem, geralmente se classificam as otites em:

  • infecção viral
  • infecção bacteriana
  • Infecção fúngica

Deve saber que um cão pode desenvolver otite por diferentes fatores. Entre as causas mais comuns encontram-se as seguintes:

  • Se esteve em contato com muita umidade, pode aparecer otite nos ouvidos.
  • Quando não se realiza uma limpeza correta, a otite pode aparecer.
  • As alergias também podem provocar o aparecimento desta infecção.
  • Os carrapatos ou as pulgas também causam otite.
  • Se um cachorro está com as defesas baixas, pode aparecer esta doença.

Para conseguir prevenir em seu cão o desenvolvimento de otite só terá que prestar atenção especial a esta zona e ter em conta que o excesso de pelo pode acumular sujeira. Assim, é recomendável depilar o canal auditivo de seu pet bem como secar-lhe bem as orelhas após cada banho. Além disso e, como mostramos antes, é importante manter uma boa rotina de limpeza de ouvidos duas vezes ao mês para que seu cão esteja protegido.

Relembre que o tratamento só será eficaz se for adequado ao tipo de otite em causa. Caso o animal tenha um corpo estranho no ouvido e se o animal demonstra muita dor ao toque, pode até ser necessário que o médico veterinário anestesie para a remoção do corpo estranho.

Os casos de otite infecção bacteriana precisam ser tratados com antibióticos adequados. Por estes motivos, aconselhamos a visitar o seu médico veterinário de confiança para realizar um correto diagnóstico da otite e assim fazer o tratamento mais adequado.

Remédios caseiros para a otite de cachorro - A otite nos cães

Mais informações sobre a otite canina

Se pretende saber mais sobre esta condição, recomendamos-lhe que visite o site do Perito Animal e leia o artigo sobre remédios caseiros para a otite canina.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a otite de cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Remédios caseiros para a otite de cachorro

O que lhe pareceu o artigo?
26 comentários
Zenilda de oliveira alves
Oi o meu cachorro tem uma secreção no ouvido e tem mal cheiro já tratei com antibióticos mas não deu resultado faço limpeza mais três dias depois ela volta se for possível gostaria de saber o que pode está causando ele não cosa e não sente dor obrigada
Editor umComo.com.br
Oi Zenilda! É imprescindível que você visite o seu médico veterinário de confiança porque provavelmente as bactérias envolvidas não fazem parte do espectro do antibiótico que você utilizou ou o seu cachorro já adquiriu resistência. O veterinário precisa de fazer as devidas provas para saber qual o melhor tratamento. Possivelmente será necessário mudar o antibiótico e fazer um tratamento local.
andreia
Sara Veigas quantos ml do copo de vinagre com agua devo colocar ,devagar vc disse e decorrer do dia .
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Andreia! Pegue em uma xícara ou um copo e encha metade com vinagre e a outra metade com água. Obrigada pelo comentário!
A sua avaliação:
Ely
Olá, quantas gotas do vinagre com água devo pingar no ouvido do meu pet, quantas vzs na semana?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Ely! Você deve fazer esse tratamento uma vez e ver se resultou. Quanto à quantidade é mesmo o copo todo, mas deve aplicar lentamente. Obrigada pelo seu comentário!
A sua avaliação:
Jaine
Oi, o vinagre de maça é aquele comprado em farmacias de manipulação ou pode ser o de mercado mesmo?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Jaine! O vinagre de maçã é o usado na cozinha mesmo. Obrigada pelo comentário e espero que dê certo!
A sua avaliação:
maria
Olá, achei muito útil estas informações , obrigada
A sua avaliação:
Terezinha O. da Luz
Olá. minha chorra tem cosseiras nas patas ela chora de tanto coçar tem otite mas eu uso um remédio para otite ela melhora mas as patas não sei oque fazer pois ela para dentro de casa nuca teve contato com a terra pode ser isso me ajude pois ela é meu bebe pensei em baixa imunidade por não ter contato com terra tenho que saber até o shampoo que dou banho poque ela tem alergia.
maria aparecida
Eu tive uma cadelinha , me deixou quando já estava com dezessete anos , ela tnha uma infecção no ouvido que só se livrou dela quando encontrei um veterinário que indicou o medicamento veterinário (otomax) é ótimo.!
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! Obrigada por partilhar conosco a sua experiência!
Katia
Ola minha cachorinha esta com todos os sintomas da outiti quero saber como. Aplica o vinagre è algumas gotas coloca. Bastante coloca dentro do ouvido passa por fora como que è
Luciene
Oii tenho uma pergunta, o remédio de chá verde funciona mesmo? Ele elimina a coceira?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Luciene! Estes remédios caseiros podem ajudar sim, mas claro que o que resulta num cachorro pode não resultar com outro, depende do organismo de cada um, mas não custa tentar.
Vanessa
E seguro fazer esse remédio com vinagre de maçã??
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Vanessa! O vinagre de maçã é um produto natural que à partida não vai ser prejudicial para o cachorro, mas se tiver dúvidas fale com o veterinário.

Remédios caseiros para a otite de cachorro
1 de 6
Remédios caseiros para a otite de cachorro

Voltar ao topo da página