Sintomas de glaucoma em gatos
O glaucoma felino é uma doença que afeta os olhos dos gatos e que é causada por um aumento da pressão do fluído do globo ocular. Quando não existe nenhum problema ocular, costuma existir um intercâmbio de líquido entre o globo e a circulação venosa; mas se este equilíbrio de fluxo for alterado, a pressão acumula e pode chegar a causar uma inflamação. Quando a pressão do olho supera a arterial, o sangue deixa de entrar para nutrir a retina, o que pode levar a uma cegueira. Em umComo.com.br explicamos para você, com detalhes, quais são os sintomas de glaucoma em gatos para que o possa detectar a tempo e oferecer ao seu animal os cuidados veterinários necessários.
Passos a seguir:
As infecções ou inflamações nos olhos são as causas mais frequentes do glaucoma adquirido ou secundário. Uma lente que está fora do alinhamento pode chegar a bloquear o fluxo de saída do humor aquoso.
O glaucoma congênito ou primário costuma ser muito pouco comum, mas foi observado em maior medida em gatos de pelo curto, como persas e siameses. O glaucoma felino pode estar associado a infecções sistêmicas como a toxoplasmose, a leucemia, a imunodeficiência felina ou o coronavírus. Esta condição pode evoluir até virar crônica, passando despercebida até que o globo ocular cresce.
Os sintomas do glaucoma dependerão do estágio em que se encontre a doença. Em estado agudo, o seu gato apresentará mudanças na cor da córnea devido ao edema, a pupila dilatada e fixa, o olho muito vermelho e uma certa deterioração visual. Um felino que sofre de glaucoma agudo terá sintomas como lacrimejo moderado ou o hábito de apertar de forma frequente; também observará uma certa vermelhidão na parte branca do olho.
Quando a pupila está afetada parece maior, endurecida, e notará dor ao pressionar a zona próxima do olho. Conforme a pressão do fluído aumenta para mais de 30 a 50 mmHg, o olho ficará ainda maior e começará a parecer um vulto; lembre-se que a pressão normal é de 10 a 20 mmHg. Com o tempo, a retina do olho do seu gato estará danificada, a lente será empurrada completamente ou inclusive para fora do seu alinhamento. Toda esta progressão pode ser repentina ou em uma questão de semanas.
Os sintomas do glaucoma subagudo são idênticos aos descritos anteriormente, mas variam de intensidade. Pode aparecer córnea azulada, dor ocular, deterioração visual e inclusive cegueira, deformidade e dilatação nas pupilas e olhos vermelhos.
Quando o estado do glaucoma felino é crônico, a dor é variável; pode haver edema corneal, pigmentos e problemas vasculares, olhos muito vermelhos, lente opaca, dilatação de pupilas, deterioração visual variável e crescimento do globo ocular. Em todos os casos de glaucoma, outro sintoma comum que pode perceber em seu felino é um comportamento depressivo e inclusive perda de apetite que acabe em anorexia.
Em muitos casos, pode ter um aumento de pressão sem sintomas. Este processo chama-se de hipertensão ocular, e não deve ser confundido com o glaucoma, apesar de um problema de pressão poder derivar e levar a esta doença ocular.
Por isso é muito importante um tratamento preventivo e, em alguns casos, eliminar a causa desencadeante dessa hipertensão, como o estresse, por exemplo. O diagnóstico prematuro é fundamental para que seu gato não perca a vista, por isso perante qualquer suspeita de glaucoma, vá ao veterinário.
Para diagnosticar glaucoma felino deve ser medida a pressão intraocular, além de examinar o interior do olho com um procedimento chamado gonioscopia para comprovar o fluxo de fluído fora do globo ocular e, inclusive, pode ser usado ultrassom. Deve-se fazer um esforço para estudar o problema e distinguir o glaucoma de outro tipo de doenças, como a uveíte e a conjuntivite felina, porque possuem sintomas similares. É muito importante para a saúde visual do seu animal começar com um tratamento o quanto antes para não sofrer de lesões retinianas irreversíveis.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Sintomas de glaucoma em gatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.