Partilhar

Sintomas de infecção de ouvido em cães

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Sintomas de infecção de ouvido em cães
Imagem: petcarerx.com

Os melhores amigos caninos podem ter uma série de problemas de saúde e, por isso, estar atento aos sinais que eles emitem mostrando que alguma coisa está errada devem ser observados. Para saber quais são os sintomas de infecção de ouvido em cães e identificar que está na hora de visitar o veterinário veja as dicas que o umComo.com.br reuniu sobre o tema.

Passos a seguir:
1

Os animais de estimação podem não falar a língua dos seres humanos, mas eles sabem como se expressar para comunicar que algo está errado. Os cachorros são muito bons ao fazer isso, ainda mais se tiverem uma relação bem próxima com as pessoas que cuidam dele, as quais vão perceber que existe algum problema, pois o seu comportamento vai mudar de uma hora para a outra, além de mostrar outros sinais.

Sintomas de infecção de ouvido em cães - Passo 1
Imagem: petcarerx.com
2

A infecção de ouvido em cães é um problema relativamente comum, inclusive, em algumas raças, como é o caso do Cocker Spaniel, Golden Retriver e Basset Hound, uma vez que possuem orelhas maiores. Essa inflamação é a chamada otite canina, que ocorre no conduto auditivo, causando uma maior produção de cera e com coloração diferente do normal. Assim, as raças com orelhas maiores possuem um canal auditivo comprido e fechado, facilitando o surgimento de fungos, ácaros e bactérias.

3

Estar atento aos sinais é indispensável para identificar o problema e tomar as medidas necessárias. Entre os sintomas de infecção mais comuns estão quando o cachorro se coça de maneira descontrolada, apresenta cheiro forte e diferente na orelha, sacode muito a cabeça de um lado para o outro e chora ao se coçar, já que sente dor, podendo esfregar as orelhas no chão e nos móveis da casa. Neste artigo poderá encontrar alguns remédios caseiros para a dor de ouvido em cães.

4

O animal de estimação pode até mesmo ter perda da audição por causa da otite canina, bem com perda de apetite, em decorrência da dor que sente. O excesso de secreção que sai dos ouvidos também é um sintoma, sendo que o seu aspecto se torna bem amarelado e pode conter pus. Outros sinais são orelhas com vermelhidão e inchaço, além do surgimento de crostas no ouvido, bem como feridas em decorrência do ato de coçar excessivamente. O cachorro também pode sentir dor forte apenas ao se encostar nas suas orelhas.

5

Ao menor desses sintomas é importante levar o seu melhor amigo para o veterinário, sendo que também existem formas de evitar a otite canina. Entre elas, sempre higienizar a orelha do cão, com uma limpeza semanal. Os cachorros que possuem muitos pelos na região dos ouvidos podem ainda passar por uma tosa higiênica, já que a pelagem em excesso pode reter micro-organismos que provocam o problema. Confira no nosso artigo o procedimento a seguir para limpar as orelhas do seu cachorro.

Sintomas de infecção de ouvido em cães - Passo 5
Imagem: cani.it
6

O que pode causar a otite ainda em animais com orelhas compridas é quando eles bebem água em potes largos, nos quais a ponta de suas orelhas fica molhada. Por motivo semelhante é importante secar bem a orelha do cachorro após ser molhada no banho e em demais situações. Uma dica é colocar algodão na orelha do seu melhor amigo quando lhe for dar banho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sintomas de infecção de ouvido em cães, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Sintomas de infecção de ouvido em cães

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
LEILA MARIA GANDOLFO
otite na minha basset, ja coloquei otodem durante 7 dias, ja faz 3 dias q parei, tive q entrar com antibiotico, ampicilina a dois dias ainda nao houve melhora, o que fazer? so bate as orelhas so qdo levanta, ja tive orientacao da veterinaria.o que fazer? aguardo o antibiotico fazer efeito?
A sua avaliação:
rubens de faria pava junior
parabéns pelas respostas
A sua avaliação:
cinara
meu cãozinho tem muita dor de ouvido, na minha cidade não tem veterinário, e ele não aguenta uma viagem até a próxima cidade, 60km, ele passa muito mal, queria saber de um anti inflamatório ou antibiótico recomendável para ele, a raça é poodle e ele tem 6 anos e meio. no ouvido tenho colocado otoderme plus, mas não está adiantando muito.

Sintomas de infecção de ouvido em cães
Imagem: petcarerx.com
Imagem: petcarerx.com
Imagem: cani.it
1 de 3
Sintomas de infecção de ouvido em cães

Voltar ao topo da página