Os coelhos

Como cuidar de um coelho anão

Como cuidar de um coelho anão
Imagem: conejoenano.net

Os coelhos anões, como o coelho toy ou mini toy, são pequenos, mas ao contrário destes últimos, os coelhos anões crescem um pouquinho mais. Este tipo de coelhos passou a ser um animal de estimação popular pois, se eles forem bem educados, podem ficar soltos pela casa tranquilamente. Um motivo para escolher estes animais como animais de estimação é que não precisam de tantas atenções como um gato ou um cachorro, além de serem menores. Mas não devemos esquecer que eles são seres vivos, e por isso, em umComo.com.br queremos orientar você sobre como cuidar de um coelho anão.

Também lhe pode interessar: Como saber a raça do meu coelho

Passos a seguir:

1

Apesar deles precisarem de menos atenção do que um cachorro ou gato, não devemos esquecer nem por um segundo que os coelhos anões são seres vivos, e portanto precisam de cuidado e carinho que você deve proporcionar. Se escolheu um deles como animal de estimação é porque quer educá-lo, amá-lo e estar com ele. É possível que ele precise de menos atenção, mas não se deve esquecer dele.

2

Não é preciso dar banho ao coelho anão. Eles se limpam sozinhos. Mas se ele sujar seu pelo ou a área anal, você pode usar toalhinhas especiais para animais e limpar a parte suja. Também é aconselhável limpá-lo com uma toalha umedecida com água morna.

3

É necessário escovar seu pelo para evitar que quando ele se lamba forme bolas de pelo em seu aparelho digestivo. Por ser um coelho de pelo curto não é necessário fazê-lo com muita frequência, durante a troca de pelo já seria suficiente (primavera e outono).

4

Apesar de serem animais muito limpos, devemos ter um cuidado especial com a arrumação de sua gaiola, para que ela esteja sempre limpa e seca, pois uma gaiola muito suja pode fazer com que eles adoeçam.

5

Você não deve cortar seu pelo de forma alguma. Seu pelo lhe protege de agressões externas.

6

Sua alimentação deve ser baseada em produtos naturais como alfafa, algumas verduras e cenouras. Além disso, ração pronta para coelhos e, principalmente, feno.

7

Preste atenção para que ele tenha sempre água limpa e fresca.

8

Mantenha seu comedouro e bebedouro sempre limpos.

9

Tenha uma gaiola que esteja de acordo com o tamanho de seu coelho, mas principalmente tenha em consideração seu tamanho quando chegar à idade adulta. Deste modo permitiremos que o coelho possa se mover com liberdade. Lembre-se de tirá-lo de sua gaiola uma meia hora por dia, no mínimo. A gaiola deve estar em um lugar bem iluminado e ventilado.

Como cuidar de um coelho anão - Passo 9
Imagem: coelhoanao.com
10

Os coelhos anões resistem bem ao frio, mas tenha muito cuidado com o calor. Não deixe nunca eles ao sol, verifique que eles tenham sempre sombra para se poderem refugiar.

11

Se você perceber que suas unhas e dentes crescem muito, mesmo que eles desgastem, vá ao veterinário para que as cortem pois ele poderia se machucar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um coelho anão, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
13 comentários
A sua avaliação:
rodrigo paiva
ola eu vou comprar um coelho anão naos sei se e menina ou menino mas preciso de ajuda para saber mais sobre eles
Sandra
Comprei 2 filhotes de coelho anão e já faz 12 hrs q eles n se alimentam. N sei o q fazer eles parece tentar roer á ração mas n conseguem triturar
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Sandra! Recomendamos que você leve os seus filhotes no veterinário o mais rápido possível.
Flavio Henrique
Olá, Sara tudo bem? Primeiramente parabéns pelo post, gostei bastante. Sara sou criador de coelhos PET aqui em MG, temos diversas raças de coelho PET. Gostaria de saber se você também cria coelhos Pet? Gostaria de manter contato com você.
A sua avaliação:
rhyan
os coelhos anões so podem comer tres veses por dia
A sua avaliação:
suzete moreira
por vezes minha coelha perto assa se o que posso usar
Patrícia Quaresma
A minha coelhinha anã está com a barriga inchada. O veterinário acha que ela pode ter comido algo venenoso , já que ela é criada solta no quintal. Ela está sendo medicada com Antitóxico, Plasil, Glicopan e soro hidrílico. Ficou internada dois dias. Agora está sendo medicada em casa. Ela não come nada. Está urinando e evacuando não com muita frequência. Estou desesperada!
MILTON B RODRIGUES
Nossa coelhinha anão,morreu durante essa noite.achamos que foi por causa do frio,mas lemos que eles resistem ao frio.Agora estamos sem saber o que de fato aconteceu.
jaqueline
Adotei um casal de coelhos ontem e ja tenho outros em casa e percebi que quando os coelhos machos chegam perto da fêmea ela rosna e foge! Ela pode estar prenhe? Porque com a fêmea ela não faz isso!
Gabriella
Olá, eu queria saber o seguinte, minha vizinha está vendendo a cria dos coelhinhos dela, a fêmea é bem grande e não tem raça, já o macho ele é da espécie de mini coelho LION HEAD! Eu amei muito o pretinho, porém queria que ele ficasse do tamanho do pai e puxasse suas características, qual a possiblidade disso acontecer? Não queria que ele ficasse grande nem nada. Queria que ele puxasse um temperamento de um mini coelho!
João Bernardino
Os gatos e os cães tem tendência a estragar mobílias. Com os coelhos também é assim?
Renato
Não, somente fios elétricos, é uma dentada e adeus
Eduardo
Olha, temos um coelho anão há pouco mais de uma semana, e ele roeu um pouco a quina de um móvel de madeira, mas aconteceu durante a noite (nós o deixamos solto, com a gaiola sempre aberta). Os fios é que são o verdadeiro perigo: dê um jeito de tirá-los do alcance dele. Eles adoram borracha: o nosso estragou uma sandália Havaianas minha.
Sara Viega
Olá Julia, obrigada pelo comentário :)
mallena
eu tenho um coelho anao a 3 meses mas ele n esta interagindo cmg
Sara Viega
Olá Erenita, agradeço o seu comentário. Pode criar o seu coelho no quintal sim, pode até criar um pequeno espaço para ele.
Erenita
Se pode criar um coelho em um quintal ?
Imagem: conejoenano.net
Imagem: coelhoanao.com
1 de 2
Como cuidar de um coelho anão