Gatos siberianos

Como é um Gato Siberiano

Como é um Gato Siberiano

O Gato Siberiano, também conhecido como Gato dos bosques da Sibéria é uma raça de gato criada de forma natural nos bosques da Rússia pelo cruzamento de gatos domésticos e de gatos selvagens. É um gato grande de pelo longo que se destaca sobre outras raças de gatos por seu caráter sociável. O Gato Siberiano é perfeito para as pessoas alérgicas que não querem renunciar a ter um animal desses, pois sua saliva tem menos quantidades da proteína Fel D1 que é a que costuma provocar alergia nas pessoas.

Também lhe pode interessar: Quais são os gatos que soltam menos pelo

Índice

  1. Características físicas
  2. Comportamento do Gato Siberiano
  3. Como cuidar do Gato Siberiano
  4. Saúde do Gato Siberiano
  5. Corpo do Gato Siberiano

Características físicas

O Gato Siberiano é um gato corpulento, musculoso e ágil. Comparado com outras raças de gatos, ele é de crescimento lento: atinge seu tamanho definitivo quando tem ao redor de 20 meses de idade e continua se desenvolvendo até os 5 anos. O pelo pode apresentar qualquer cor e padrão e existe a sub-raça Neva Masquerade, que é o Gato Siberiano com o padrão de cor do gato siamês. É um gato grande: as fêmeas adultas costumam pesar entre 4 e 6 Kg e os machos entre 5 e 8Kg, sendo também mais musculosos que as fêmeas.

Comportamento do Gato Siberiano

O Gato Siberiano é sociável, tranquilo e muito carinhoso com seu dono. É um gato esperto com uma capacidade alta de aprendizagem e que costuma prestar atenção quando é chamado. Ao contrário dos machos, as fêmeas de Gato Siberiano podem querer escapar, especialmente em épocas de cio.

Como cuidar do Gato Siberiano

O Gato Siberiano tem um pelo denso e longo, por isso deve ser escovado com frequência (pelo menos 2 vezes por semana), e principalmente na época de troca de pelo. A época de troca pode chegar a ser constante se o Gato Siberiano morar em um apartamento. O pelo do Gato Siberiano é impermeável, por isso não tem muita tendência a dar nó.

Saúde do Gato Siberiano

O Gato Siberiano é uma raça de gato natural, ou seja, não houve uma intervenção humana em sua evolução. Por isso é uma raça particularmente saudável que, ao contrário de outras raças de gatos, não apresenta doenças genéticas próprias.

Corpo do Gato Siberiano

No Gato Siberiano destacam-se as linhas arrendondadas na cabeça, as orelhas, e os olhos. As patas são grandes, sendo as traseiras mais longas que as dianteiras. O rabo é maior na base que na ponta e tem o pelo longo e muito denso.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é um Gato Siberiano, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • O Gato Siberiano é hipoalergênico, o que significa que causa menos alergia que outras raças de gato, mas ainda assim pode produzí-la. A quantidade de alergênios segregados pode variar entre eles. Se você sofre de alguma alergia, antes de adquirir um Gato Siberiano comprove antes se o gato escolhido não lhe causa realmente nenhuma alergia.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Christiano
Ola eu gostaria de saber o PREÇO do siberiano,alguem sabe me informar?
gato siberiano
1.400,00 e R$ 2.500,00
Eliane
Boa noite! Onde consigo encontrar um filhote de gato siberiano no Brasil e qual o custo?
antony sanches
Olá, não sei se alguém te respondeu mas comprei um filhote lindo, o único criador de siberiano encontra-se em santo andré/sp, entre em contato com eles
Marlene Nunes
Boa noite! Como faço para adquirir um filhote de Gato Siberiano aqui no Rio de Janeiro-RJ? Grata, Marlene Nunes
Como é um Gato Siberiano