Como saber a raça do meu cachorro


Como saber a raça do meu cachorro

Existe uma infinidade de raças de cachorros e, por vezes podemos não conseguir identificar a raça deles quando são filhotes ou quando se trata de um cachorro que é resultado de um cruzamento de duas raças diferentes. Seja porque lhe ofereceram um cachorro como presente ou porque adotou o cachorro e não tem nenhum documentação dele ou referências sobre os seus pais, saber a raça do seu mascote é importante para conseguirmos cuidar dele corretamente. Se este é o seu caso, então não perca este artigo de umComo.com.br em que lhe explicamos como identificar a raça do seu cachorro.

Foto: loucospordog.blogspot.pt

Instruções
  1. Passo 1 de 8 - <p>Observar as <strong>carater&iacute;sticas f&iacute;sicas</strong> do seu cachorro, ir&aacute; ajud&aacute;-lo a identificar tra&ccedil;os em comum com determinadas ra&ccedil;as. Assim, dever&aacute; observar a <strong>cor do pelo</strong>, o seu <strong>comprimento </strong>(se comprido, m&eacute;dio ou curto) e se apresenta algum <strong>padr&atilde;o</strong>, como pintinhas pretas no caso dos <a href="http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-cuidar-de-um-cachorro-dalmata-3678.html">d&aacute;lmatas</a>.</p><p>Foto: vidadecachorro.org</p>

    Observar as caraterísticas físicas do seu cachorro, irá ajudá-lo a identificar traços em comum com determinadas raças. Assim, deverá observar a cor do pelo, o seu comprimento (se comprido, médio ou curto) e se apresenta algum padrão, como pintinhas pretas no caso dos dálmatas.

    Foto: vidadecachorro.org

  2. Passo 2 de 8 - <p>As <strong>orelhas</strong> s&atilde;o outro tra&ccedil;o que nos ajudar&atilde;o a identificar a ra&ccedil;a do nosso cachorro. Observe o seu tamanho, formato e a sua posi&ccedil;&atilde;o. Ra&ccedil;as como o <a href="http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-e-um-pastor-alemao-4218.html">pastor alem&atilde;o</a> t&ecirc;m sempre as orelhas em p&eacute; e pontiagudas, enquanto que os <a href="http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-cuidar-de-um-cachorro-labrador-1609.html">labradores</a> t&ecirc;m as orelhas pendentes e triangulares, por exemplo.</p><p>Foto: caesderacapuros.blogspot.pt</p>

    As orelhas são outro traço que nos ajudarão a identificar a raça do nosso cachorro. Observe o seu tamanho, formato e a sua posição. Raças como o pastor alemão têm sempre as orelhas em pé e pontiagudas, enquanto que os labradores têm as orelhas pendentes e triangulares, por exemplo.

    Foto: caesderacapuros.blogspot.pt

  3. Passo 3 de 8 - <p>O <strong>tamanho e formato do focinho</strong>. Existem ra&ccedil;as de cachorros com um focinho mais achatado (como o sharpei), outras com um focinho pontiagudo (como o weimaraner), por isso &eacute; importante ter em conta este aspeto.</p><p>Foto: cantinhodacher.blogspot.pt</p>

    O tamanho e formato do focinho. Existem raças de cachorros com um focinho mais achatado (como o sharpei), outras com um focinho pontiagudo (como o weimaraner), por isso é importante ter em conta este aspeto.

    Foto: cantinhodacher.blogspot.pt

  4. Passo 4 de 8 - <p>A <strong>altura e peso do cachorro</strong>. Atrav&eacute;s do peso conseguir&aacute; determinar se o seu cachorro faz parte do grupo de ra&ccedil;as toy (1-6 quilos), pequenas (5-25 quilos), medianas (14-27 quilos), grandes (21-39 quilos) ou gigantes (34-82 quilos). Tenha em aten&ccedil;&atilde;o que estes indicadores de peso, t&ecirc;m em conta o peso do cachorro na sua fase adulta. Quando o cachorro ainda &eacute; filhote, podemos determinar se ele vai ser um cachorro de grande porte atrav&eacute;s da an&aacute;lise das suas patas, se s&atilde;o relativamente compridas ou n&atilde;o e se s&atilde;o largas.</p><p>Foto: caopanheiro.com</p>

    A altura e peso do cachorro. Através do peso conseguirá determinar se o seu cachorro faz parte do grupo de raças toy (1-6 quilos), pequenas (5-25 quilos), medianas (14-27 quilos), grandes (21-39 quilos) ou gigantes (34-82 quilos). Tenha em atenção que estes indicadores de peso, têm em conta o peso do cachorro na sua fase adulta. Quando o cachorro ainda é filhote, podemos determinar se ele vai ser um cachorro de grande porte através da análise das suas patas, se são relativamente compridas ou não e se são largas.

    Foto: caopanheiro.com

  5. Passo 5 de 8 - <p>O <strong>tamanho e forma da cauda</strong>. Algumas ra&ccedil;as como o boxer ou o rottweiler t&ecirc;m uma cauda extremamente curta, enquanto outras apresentam uma cauda comprida, como o husky ou o pastor alem&atilde;o. Observar a forma da cauda tamb&eacute;m &eacute; importante, porque em algumas ra&ccedil;as a cauda faz uma esp&eacute;cie de caracol, como o chow chow (que tem a l&iacute;ngua azulada) ou o pug.</p><p>Foto: cogumelolouco.net</p>

    O tamanho e forma da cauda. Algumas raças como o boxer ou o rottweiler têm uma cauda extremamente curta, enquanto outras apresentam uma cauda comprida, como o husky ou o pastor alemão. Observar a forma da cauda também é importante, porque em algumas raças a cauda faz uma espécie de caracol, como o chow chow (que tem a língua azulada) ou o pug.

    Foto: cogumelolouco.net

  6. Passo 6 de 8 - <p>Observe o seu <strong>temperamento</strong>, se &eacute; brincalh&atilde;o, divertido, pregui&ccedil;oso, inteligente ou se gosta de vigiar e estar sempre alerta. Por exemplo, o <a href="http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-e-um-yorkshire-terrier-4925.html">yorkshire terrier</a> &eacute; uma ra&ccedil;a bastante divertida, brincalhona e afetiva, por isso torna-se num &oacute;timo animal de companhia. Enquanto que, o <a href="http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-e-o-braco-alemao-3788.html">braco alem&atilde;o</a> &eacute; um cachorro bastante ativo, inteligente e &oacute;timo para ca&ccedil;ar.</p>

    Observe o seu temperamento, se é brincalhão, divertido, preguiçoso, inteligente ou se gosta de vigiar e estar sempre alerta. Por exemplo, o yorkshire terrier é uma raça bastante divertida, brincalhona e afetiva, por isso torna-se num ótimo animal de companhia. Enquanto que, o braco alemão é um cachorro bastante ativo, inteligente e ótimo para caçar.

  7. Pesquise na internet pelos traços do seu cachorro e procure por imagens de possíveis raças do seu cachorro. Também pode perguntar ao seu veterinário sobre a raça do seu cachorro, visto se tratar de um especialista em animais talvez conseguirá identificar melhor a raça do seu mascote.

  8. Existe outra forma de você descobrir a raça do seu cachorro, através de um teste de DNA. No entanto, este teste tem preços muito elevados e poderá não investigar todas as raças existentes de cachorros.

  9. Se deseja ler mais artigos parecidos a como saber a raça do meu cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Raças de cachorros.
Conselhos
  • Caso o seu cachorro apresente caraterísticas de raças de cachorros diferentes, isso pode significar que o seu mascote é resultado de um cruzamento de raças diferentes. E por isso, não é uma raça pura.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como saber a raça do meu cachorro:


                

6 comentários


20-08-2014 PEDRO disse:
EI QUAL É A RAÇA DAQUELE CACHORRINHO QUE APARECE LA EM CIMA?
21-08-2014 Vanessa Lopes disse:
Olá Pedro, é um border collie castanho. Obrigada por comentar e continue a acompanhar-nos! :)
10-08-2014 luiz disse:
o meu cachorro corre atras de galinhas
14-07-2014 irlaneide disse:
ele e preto peludo e gordinho
11-07-2014 kelven disse:
eu tenho uma cachoria ela e peqena pelo grande o pelo gajado
03-07-2014 glaciemily disse:
o meu cachorro é branco com manchas pretas e tem o rosto marrom acho que ele é um terrier brasileiro.
04-07-2014 Vanessa Lopes disse:
Olá Glaciemily, o terrier brasileiro tem sim a cara marrom com manchas pretas. Depois o corpo é branco com manchas pretas.
10-06-2014 lenilson disse:
meu cachorro e maron e nas costa tem listra preto e macho