Como cuidar de um cachorro labrador
O labrador retriever é uma das raças mais bonitas de cães, não apenas pelo seu porte, mas também porque são doces e fiéis companheiros, sempre dispostos a brincar, a divertirem-se e a receber muito carinho. Este lindo animal é um grande companheiro para toda a família, sendo especialmente amigável com as crianças, o que o torna num excelente animal de estimação para elas, por isso se pensa ter um em sua casa, no UmComo damos-lhe algumas sugestões para que saiba como cuidar de um cão labrador.
Passos a seguir:
Este animal é bastante resistente a temperaturas altas, por isso se vive num país com um clima quente dificilmente terá algum problema em suportar o calor.
O labrador retriever é muito paciente com as crianças, o seu carácter ativo e brincalhão e o seu passado de caçador permitem-lhe passar horas a brincar junto delas, sem que a sua energia se esgote. Atividades como ir pegar a bola ou esconder alguma "presa" são as suas favoritas, sendo o exercício parte vital da sua rotina e envelhecimento.
Quanto à sua educação deverá saber que o labrador é um cão muito inteligente e dócil, o que o torna num animal fácil de treinar, capaz de assimilar muitos truques, mas isso requer paciência e dedicação por parte de toda a família. Veja também o nosso artigo sobre como adestrar um Labrador.
É importante saber que devido ao seu carácter, o labrador é um animal que não costuma tolerar os maus tratos nem os gritos, para o criar e precisará de paciência e auto-controlo, pois se usar algum tipo de violência apenas levará o seu animal de estimação a ficar mais rebelde, ignorando quase todos os seus pedidos.
Este animal é um grande comilão e comerá sempre que tenha oportunidade, por isso é muito importante controlar as porções que ingere, pois à medida que vai envelhecendo corre o risco de obesidade. Evite dar-lhe guloseimas humanas e comida humana, pois estará a incentivar uma atitude que depois não conseguirá controlar.
Se você adotou recentemente um labrador filhote, é importante que controle aquilo que ele come. Leia o nosso artigo completo sobre como alimentar um filhote de labrador, onde explicamos como alimentar o seu cachorro em cada etapa da infância dele.
Para o labrador não lhe chegam 20 minutos de passeio, esta raça é muito ativa e embora possam viver num apartamento, precisam de correr livremente, necessitam de exercício e de jogos em que possam ir atrás de algo, isto não só o ajudará a manter ativo mas também a queimar todas as calorias que ingere e prevenir que se torne demasiado obeso.
As técnicas de adestramento são também muito úteis para manter o seu cachorro labrador ativo. O melhor é educar o labrador desde filhote para que ele aprecie os momentos de adestramento, que para além de úteis para a própria segurança e bem-estar do cachorro, melhoram a relação entre você e ele.
animaquarios.blogspot.com
Este cachorro precisa de muito amor, como o seu primo Golden, é um animal de estimação que precisa de compartilhar com a família, de sentir o amor dos seus membros, não se adapta bem a viver isolado e distante, pelo que deverá incorporá-lo nas suas rotinas.
Apesar de terem algumas semelhanças, as raças Golden e Labrador são distintas. Leia o nosso artigo sobre as diferenças entre Labrador e Golden Retriever.
Outro fator importante a ter em conta é o peso do labrador. Os labradores têm uma certa tendência para a obesidade, tal como já referimos. Por isso você deve ter bastante controlo na alimentação do seu cachorro e no exercício físico que ele pratica. Esta raça precisa de muita atividade e por isso não é adequada a pessoas com um estilo de vida sedentário. Um labrador adulto deve pesar entre cerca de 25 e 35 kg, relembrando que as fêmeas são ligeiramente mais pequenas do que os machos.
Para saber se o seu cachorro está gordo, leia o nosso artigo sobre essa matéria.
Lembre-se de o levar a fazer exames médicos, pelo menos duas vezes por ano, isso ajudará a mantê-lo saudável e feliz.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um cachorro labrador, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.