Doenças dos coelhos

Como saber se meu coelho tem tinha

Como saber se meu coelho tem tinha

A tinha é o nome de várias infecções da pele causadas por um tipo de fungo chamados dermatófitos. Embora não seja uma doença exclusiva de coelhos, uma vez que pode afetar várias espécies de animais inclusive o homem, é especialmente frequente na espécie cunicultura. Para detectá-la a tempo e evitar o contágio, em umComo.com.br indicamos como saber se seu coelho tem tinha.

Também lhe pode interessar: Como tratar a tinha do meu coelho

Índice

  1. Sintomas da tinha
  2. Epidemiologia da tinha
  3. Como diagnosticar a tinha

Sintomas da tinha

Às vezes nem sempre podemos encontrar sinais de coceira no coelho, como arranhões frequentes. O mais típico da tinha são as alopecias focais (zonas sem cabelo), normalmente nos flancos, cabeça e extremidades. Em muitos casos, estas zonas alopécicas começam como lesões de forma circular que se vão estendendo.

Epidemiologia da tinha

Se tiver mais de um coelho, uma das formas mais fáceis de saber se um deles tem tinha é ver como estão os restantes. Como a tinha é uma doença bastante contagiosa, se um coelho está afetado, é quase certo que os outros também estejam. Às vezes parece haver só um doente (o que levaria mais tempo para detectar, ou aquele que tivesse as defesas em pior estado), mas se observar minuciosamente o resto, provavelmente poderá encontrar os sintomas anteriores, ainda que em menor medida.

De fato, a tinha também pode afetar os humanos, sobretudo as pessoas com as defesas baixas, e convém tomar precauções ao mexer no animal, como por exemplo, usar luvas.

Como diagnosticar a tinha

Há várias formas de diagnosticar a tinha; a mais cômoda, e possivelmente a menos eficiente, é a lâmpada de Wood, uma espécie de lanterna que emite um tipo de luz que reage a algumas classes de fungos dando fluorescência.

Também pode ser realizado um cultivo, isto é,introduzir uma amostra de cabelo afetado em um meio específico e ver se houve crescimento. Mas, o mais eficaz é uma análise microscópica de uma raspagem das lesões realizada por um veterinário.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu coelho tem tinha, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Recomendamos que leve seu coelho pelo menos duas vezes por ano ao veterinário para uma revisão.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Elisabete
Olá, Tenho um coelho que sempre que lhe faço carinho na zona das bochechas sinto umas crostas, de ambos os lados do focinho, essas crostas são quase brancas e ficam agarradas no pêlo. O que poderá ser?
Editor umComo.com.br
Oi Elisabete! Sem um exame físico é difícil poder indicar um possível diagnóstico. Pelo que você descreve, essas crostas podem ser sinal de uma doença dermatológica. Seria necessário fazer um raspado de pele com posterior análise no microscópio para avaliar do que se trata e chegar a um diagnóstico. O tratamento depende exclusivamente do diagnóstico. Por esse motivo, aconselhamos que você visite um médico veterinário de animais exóticos.
Antonio Jose Gonçalves Souza Jr.
Tenho um coelho grande, todo preto, com +/- 8 anos de idade, e de um tempo pra cá ele vem se coçando muito e perdendo muito pelo. Tem algo que posso fazer em casa para amenizar esse problema dele?
Editor umComo.com.br
Oi Antonio! Como a coceira pode ser um sintoma de tinha, recomendamos que você consulte o veterinário assim que possível.
Cibele Maria dos Santos
Boa tarde! Tenho uma coelha mini lop de 2meses e treze dias. Gostaria de saber que tipo de afecção ela se encontra. Está com com alopécia em alguns dedos das patas, acompanhada de uma pele rugosa e ressecada. Por favor, o que faço? Me deem uma luz!!!!!!
Camila
Olá! A mais ou menos um mês, abandonaram dois coelhos no quintal da minha casa. Ele antes eram extremamente desconfiados, mas agora são um pouco menos. Essa semana, desconfio que um esta doentinho, mas nao sei como leva-lo ao veterinario, pois ele nao deixa eu chegar perto que sai correndo.. Preciso de ajudar de como eu posso aborda-lo sem machuca-lo ou assusta-lo.. Obrigada!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Camila, tente se aproximar dele devagar e mostrando que quer fazer uma carícia. Também pode experimentar ter alguma que ele goste de comer na sua mão, para tentar que ele a deixe aproximar. Espero que consiga e muito obrigada por comentar!
Como saber se meu coelho tem tinha