Como saber se um gato é macho ou fêmea


Como saber se um gato é macho ou fêmea

Quando temos gatinhos recém nascidos ou quando encontramos um felino na rua e o adotamos, é normal surgir a dúvida sobre qual é o seu sexo. No caso dos gatos bebês não é tão evidente como nos gatos adultos ou como em outros animais, por exemplo o cão, por isso é conveniente descobrir as características de ambos e aprender como saber se um gato é macho ou fêmea. Neste artigo de umComo damos-lhe algumas orientações que lhe ajudarão a descobrir o sexo do gato.

Whatsapp 19 Twitter 2 Google +
Instruções
  1. O primeiro passo que devemos dar se quisermos saber se um gato é macho ou fêmea é colocá-lo de patas para cima para poder observar os órgãos sexuais. O ideal é que a zona do ânus do animal esteja virada para você para poder assim examinar com detalhe os seus órgãos.

  2. As fêmeas são facilmente reconhecíveis, uma vez que a sua vulva se encontra logo atrás do ânus, apesar de serem dois órgãos diferentes não existe espaço de separação entre eles. Verá uma pequena faixa que não é tão volumosa como se vê na imagem. Se vir bem, assemelha-se a este sinal de pontuação ;

    Foto: animalmundi.wordpress.com

  3. No caso dos machos verá que os seus genitais também estão atrás do ânus, mas entre eles existe uma separação, que corresponde aos testículos, depois temos então o pênis saliente, mas no caso dos recém nascidos é muito pequeno e está dentro do prepúcio, por isso ao vê-lo identificamos melhor dois pequenos buracos, semelhantes a este sinal de pontuação :

    Foto: animalmundi.wordpress.com

  4. Quando o gato fizer um mês e meio será mais evidente o seu sexo, no caso das fêmeas veremos mais claramente o ânus e a vulva sem um espaço que os separe, no caso dos machos os testículos são mais evidentes e palpáveis.

  5. A vida sexual dos gatos começa aos poucos meses de idade e é nessa altura que começam a ter o cio. É por isso que é importante que saiba como é o cio nos gatos para que saiba como tratar o seu animal de estimação nesses dias do ano.

    A primeira coisa que deve saber é que o cio dos gatos é diferente segundo a sua raça e das próprias condições físicas do animal, por isso, é difícil falar numa frequência do cio porque isso é algo que dependerá de cada animal. Há gatos que podem ter seis cios por ano e outros que terão apenas uma ou duas vezes ao ano.

    Durante o período do cio, os gatos começam a passar por uma predisposição dos seus órgãos sexuais que se preparam para reproduzir. A gata vive o cio de uma forma mais intensa que os machos visto que, durante o cio, fica chamando os gatos para que venham acasalar com ela. Se os gatos não vierem, a gata chora, se arrasta pelo solo e emite gritos parecidos aos de um bebê.

    O cio pode durar desde 3 dias até 7 dias, aproximadamente, e se a gata não acasalar, o seu sistema sexual ficará em repouso até ao próximo cio. É um processo natural em que o animal chama o macho para continuar com as leis da natureza: procriar.

  6. Este artigo é meramente informativo, em umComo.com.br não temos a capacidade para receitar nenhum tratamento veterinário nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a levar o seu animal de estimação ao veterinário no caso de ele apresentar qualquer tipo de condição o mal-estar.

    Se deseja ler mais artigos parecidos a como saber se um gato é macho ou fêmea, recomendamos que entre na nossa categoria de Gatos ou que se inscreva no nosso boletim de novidades.
Conselhos
  • É um pouco complicado diferenciar o sexo dos gatos recém nascidos e é necessária alguma experiência.
  • Se quiser ter mesmo a certeza o ideal é ir a um veterinário.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como saber se um gato é macho ou fêmea:


28 comentários


17-08-2015 disse:
Me ajudou muito o meu pichano é uma gatinha...
18-08-2015 disse:
Oi Chris, que bom que ajudamos você! Obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
07-07-2015 disse:
Eu acho que macho
24-06-2015 disse:
Tenho uma gata, com 07 anos, ela é castrada. E observei, a alguns dias, que a sua vulva ou anus estão inchados o que deve ser? Podem me auxiliar? Grato! Att; Patrick
20-05-2015 disse:
Tenho um gatinho de 04 meses,nao consigo descobrir o sexo dele(a) ,pois se for femea, quero vacina-la, mas por causa desta duvida, tenho medo de vacinar e ser um macho... me ajudem!
18-05-2015 disse:
quero saber isso comprei o meu gato como macho e estou vendo que ele e femea
27-04-2015 disse:
tenho um gatinho pequeno e tou naquela duvida se gato ou gata.pq tenho uma gata que se atiça pq o gato nao e da mesma raça o que faço com esse problema
03-04-2015 disse:
oi encontrei um gato ontem e não sei se é menino ou menina mais não tem como identificar como eu posso saber?
29-03-2015 disse:
Queria saber se é mito ou verdade: quando um gato tem três cores significa que ele é fêmea?
01-04-2015 disse:
Oi Amanda, as cores do gato nada tem a ver com o seu sexo.
31-05-2015 disse:
Na verdade, gatos com as três cores de fato são femeas (preto, laranja e branco). Os genes que codificam para a coloração de pelos (preto ou laranja) em gatos estão presentes no cromossomo X, e como os machos só tem um cromossomo X, podem ter apenas a cor preta ou laranja (a cor branca não entra na história, justamente por ser ausente de pigmentos, ou seja, seria a "folha de papel a ser colorida"). Apenas haverão gatos machos com três cores em caso de uma síndrome chamada de Klinefelter, muito rara, menos de 1% da população.
20-03-2015 disse:
Olá doutora! Por favor, estou entrando em fase de depressão. Ajude-me, por favor. Eu tinha cinco gatos adultos, quase todos resgatados das ruas. Um faleceu aos dezoito anos de idade, internado, e outro, infelizmente, foi envenenado. Fiquei, então, com três fêmeas. Agora resgatei mais uma gata filhote que passou por cirurgia de hérnia diafragmática, ela esta bem, vai ser castrada segunda-feira. O problema é que resgatei mais um agora nessa semana vítima de atropelamento, um filhote. Não posso ficar com seis gatos em uma casa de vilarejo (tem um gato que come todos os dias aqui, somando são seis). Então, pensei em doar o que foi atropelado para uma ONG que eu conheço e ajudo com dinheiro mensalmente. Ele já está recuperado, passou por exame e raio x. Acho que é um macho, o pênis sai para fora!! Será que estarei cometendo maldade tirando ele das ruas onde foi atropelado e levando para um abrigo de animais? Estou entrando em desespero. Não posso ficar com seis gatos. Esse abrigo é honesto. A responsável é uma mulher. O que acha doutora?
23-01-2015 disse:
Mesmo que o gato tenha as tetinhas pode ser macho ????
11-12-2014 disse:
Gostei muito mas este artigo não me ajudou muito pois mesmo com essas explicações não consegui saber o sexo do meu gatinho. Ele vai fazer 3 meses, mas não sabemos exatamente qual o sexo. Quem nos doou disse que ele é macho, mas não vemos saquinho nenhum. Estamos confusos rs
15-12-2014 disse:
Olá Priscila, pois essa confusão é normal quando eles ainda são pequeninos. O melhor talvez seja ir ao veterinário para esclarecer isso. Obrigada pelo seu comentário e continue seguindo as nossas novidades! ;)
18-11-2014 disse:
minha gata fugiu por 3 dias...resultado da fuga...5 filhotes..preciso doá-los... pode me ajudar?
18-11-2014 disse:
este site é um bálsamo... que maravilha... parabéns...e obrigado pela força que nos dão..bjks
21-11-2014 disse:
Olá Elisabeth, muito obrigada por essas palavras valeu :) Continue seguindo as nossas novidades! ;)
09-11-2014 disse:
eu tenho 4 filhotes com 2 messes ja vao ser adotados preciso saber sexo me ajudem!!!foi util mas preciso saber mais!
08-10-2014 disse:
Ola esta pagina me foi util pois descobri o sexo de meu gatinho chamado tom, obrigado a pela dica, abraços a todos.
10-10-2014 disse:
Olá Claudia, é bom que saber que as dicas forem úteis para você ;) Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos! ;)
24-09-2014 disse:
eu adotei a minha gata e eu nao sabia se era macho ou femea ai eu entrei no site e descobri
26-09-2014 disse:
Olá Kemelly, ainda bem que conseguimos ajudar valeu :) Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos! ;)
08-06-2014 disse:
me ajudou um pouco,mais ainda estou em dúvidas porque achei que iria ter fotos mostrando ,vocês podem me ajudar com fotos?quero tirar minhas dúvidas bjsssss,obrigado,
28-05-2014 disse:
Meu Deus!!!!!!! Minha gata é macho!!!!!! Peguei ela, ele, sei lá, na rua há mais de 2 meses e eu sempre pensei que era fêmea, mas é macho!!!!!
30-05-2014 disse:
Olá Marjorie :) É normal essa confusão acontecer, não se preocupe ;)
18-08-2014 disse:
kkkkkkkkkk passei por isso, peguei um gato na rua, e depois de 3 meses descobri que era menina rs
19-08-2014 disse:
Olá Rodinei, isso é normal acontecer ;) Obrigada pelo comentário e continue a acompanhar-nos ;)
24-05-2014 disse:
Nossa valeu Peguei um filhote de um vira lata na mao da minha vizinha e quase chorava só de pensa que era femea meus pais nn aceitam femea em casa mas gracas a Deus Ryuk é macho
19-03-2014 disse:
Eu adotei um gatinho siamês mas não consigo sentir as bolinhas só tem um volume bem pequeno entre o suposto pênis ou vulva e o ânus e não consigo ver pois há muito pêlo e ele/ela não deixa ver
02-01-2014 disse:
Bianca obrigada pelo comentário :)
31-12-2013 disse:
sua resposta foi muito util. obrigada.
20-10-2013 disse:
Minha filha procure um bom professor de português pq essa sua explicação n resolveu nada,a começar pela péssima ortografia.
01-10-2013 disse:
LIDOS ESSE GATINHOS
01-09-2013 disse:
Essas imagens ai não ajudaram em nada! Podiam ter posto imagens reais pra gente ver melhor a diferença.
24-07-2013 disse:
mostrar fotos reais da genitalia masculina e feminina do gato
14-04-2013 disse:
porque nao foiiiii
07-04-2013 disse:
porq n ta assim
Vídeos em destaque
13 Formas Originais de Colocar o Cadarço nos seus Tênis Animais de Estimação DIY Top 10