Partilhar
Partilhar em:

Como saber se um gato é macho ou fêmea

Passo a passo
Dificuldade: Baixa
Avaliação: 4,6 (2990 votos)
38 comentários
763 vezes partilhado
 
Como saber se um gato é macho ou fêmea

Quando temos gatinhos recém nascidos ou quando encontramos um felino na rua e o adotamos, é normal surgir a dúvida sobre qual é o seu sexo. No caso dos gatos bebês não é tão evidente como nos gatos adultos ou como em outros animais, por exemplo o cão, por isso é conveniente descobrir as características de ambos e aprender como saber se um gato é macho ou fêmea. Neste artigo de umComo damos-lhe algumas orientações que lhe ajudarão a descobrir o sexo do gato.

Também lhe pode interessar: Como saber se o meu gato é obeso
1

O primeiro passo que devemos dar se quisermos saber se um gato é macho ou fêmea é colocá-lo de patas para cima para poder observar os órgãos sexuais. O ideal é que a zona do ânus do animal esteja virada para você para poder assim examinar com detalhe os seus órgãos.

2

As fêmeas são facilmente reconhecíveis, uma vez que a sua vulva se encontra logo atrás do ânus, apesar de serem dois órgãos diferentes não existe espaço de separação entre eles. Verá uma pequena faixa que não é tão volumosa como se vê na imagem. Se vir bem, assemelha-se a este sinal de pontuação ;

Fonte: animalmundi.wordpress.com
3

No caso dos machos verá que os seus genitais também estão atrás do ânus, mas entre eles existe uma separação, que corresponde aos testículos, depois temos então o pênis saliente, mas no caso dos recém nascidos é muito pequeno e está dentro do prepúcio, por isso ao vê-lo identificamos melhor dois pequenos buracos, semelhantes a este sinal de pontuação :

Fonte: animalmundi.wordpress.com
4

Quando o gato fizer um mês e meio será mais evidente o seu sexo, no caso das fêmeas veremos mais claramente o ânus e a vulva sem um espaço que os separe, no caso dos machos os testículos são mais evidentes e palpáveis.

5

A vida sexual dos gatos começa aos poucos meses de idade e é nessa altura que começam a ter o cio. É por isso que é importante que saiba como é o cio nos gatos para que saiba como tratar o seu animal de estimação nesses dias do ano.

A primeira coisa que deve saber é que o cio dos gatos é diferente segundo a sua raça e das próprias condições físicas do animal, por isso, é difícil falar numa frequência do cio porque isso é algo que dependerá de cada animal. Há gatos que podem ter seis cios por ano e outros que terão apenas uma ou duas vezes ao ano.

Durante o período do cio, os gatos começam a passar por uma predisposição dos seus órgãos sexuais que se preparam para reproduzir. A gata vive o cio de uma forma mais intensa que os machos visto que, durante o cio, fica chamando os gatos para que venham acasalar com ela. Se os gatos não vierem, a gata chora, se arrasta pelo solo e emite gritos parecidos aos de um bebê.

O cio pode durar desde 3 dias até 7 dias, aproximadamente, e se a gata não acasalar, o seu sistema sexual ficará em repouso até ao próximo cio. É um processo natural em que o animal chama o macho para continuar com as leis da natureza: procriar.

6

Este artigo é meramente informativo, no umComo.com.br não temos capacidade para receitar nenhum tratamento veterinário nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a levar o seu animal de estimação ao veterinário caso apresente qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como saber se um gato é macho ou fêmea, recomendamos que entre na nossa categoria de Gatos.

Conselhos
  • É um pouco complicado diferenciar o sexo dos gatos recém nascidos e é necessária alguma experiência.
  • Se quiser ter mesmo a certeza o ideal é ir a um veterinário.
Relacionados
Comentários (38)

Escrever comentário sobre Como saber se um gato é macho ou fêmea

Muito útil
38 comentários
ivanete dos santos ribeiro
Sua avaliação:
nao sei se e femia ou macho e nem como segura em casa tnho medo de perde
Mendes
Amor por um gatinho!! Ou gatinha rs Minha tia chegou na casa da minha mãe com um gatinho, dizendo ela ser macho, mas agora vi que ele tem 6 peitinhos. Kkkkkk o nome dele era Tom, porém depois que vi os 6 peitinhos fiquei na duvida.
Patricia dos santos
Tenho um gato filhote de dois meses e chamo de Thor, Ele responde. Mas ainda não tenho certeza se é fêmea ou macho, devido ser muito novinho. E agora, o que faço se caso ele for fêmea.
Neide dias
Estou com dois filhotes de gato com dous meses e um filhote femea de cachorro, os filhotes a procuram para mamar e ate sugaram a tetinhas dela estou preocupada se isso machuca ela, dai eu tiro e dou raçao e agua pra eles. E normal isso?? Nao tenho esperiencia com filhotes de gato qualquer dica vai me ajudar muito.
Silvana
Boa tarde o meu gatinho esta com os olhos avermelhado e lágrimas que até ficam fechado e grudados .oke faço?
MANOEL ALVES PINHEIRO.
Podemos,identificar, se os felinos são machos ou fêmeas???,apenas verificando se as fêmeas tem tetas???para amamentarem??ou ou mais certo é levar num veterinário???
Leticia Veiga
Não. Recomendo você levar no veterinário, pois tanto macho e fêmea possuem tetas.
Samuel
Eu ainda estou em dúvida, você pode me mandar seu email pra eu mandar a foto pra você kkk
Yasmimvictória
Bem o meu eu acho que e macho, mais a minha mãe falou que ele tem 6 tetas, mais la na parte intima eu puchei um pouco e aparece um negocinho la, mais e ai e macho ou femea e ajudem?
Angela
Brincadeiras ou comportamento de macho e fêmea
Juh!
Meu Deus!!! Alice é macho! Kkkkkkkkkkkkkk
Douglas
minha marry também kkkk
Wallace Robertoc
Muda pra Wallace

Descubra vídeos interessantes
DIY
Aulas de Zumba
DIETA | Remédios Caseiros
Top 10
Como saber se um gato é macho ou fêmea
Fonte: animalmundi.wordpress.com
Fonte: animalmundi.wordpress.com
1 de 6
Como saber se um gato é macho ou fêmea