Cuidar de gatos recém-nascidos

Como cuidar de um gato recém-nascido 

Como cuidar de um gato recém-nascido 

Se por algum motivo você tem na sua casa um gato recém-nascido que não tenha a sua mãe perto, é bom que saiba que este animal de estimação precisará de todos os seus cuidados e atenção para crescer forte e saudável. Para que possa estar em condições de dar resposta às necessidades do gatinho, em umComo.com.br explicamos como cuidar de um gato recém-nascido.

Também lhe pode interessar: Como alimentar um gato recém-nascido

Passos a seguir:

1

Durante as quatro primeiras semanas de vida, os gatos comem apenas líquidos. Isto é muito importante. O que devemos administrar ao gatinho é leite adequado para sua idade, que poderemos encontrar em qualquer veterinário.

2

Quanto à frequência das tomas do leite, se o gato se encontrar em boas condições, bastará alimentá-lo quatro vezes ao dia, ou a cada duas horas devemos dar-lhe ração de leite.

3

Como norma geral, o gatinho recém-nascido deve tomar treze mililitros para cada cem gramas de peso. No entanto, o próprio animal deixará de tomar quando não tiver fome.

4

Para administrar o leite, podemos utilizar uma mamadeira, seringa ou conta-gotas. É muito importante que qualquer que seja o instrumento que escolhemos, devemos ter o máximo cuidado nas medidas de higiene e o limpemos após cada uso, assim podemos alimentar nosso gato recém-nascido cuidando de sua saúde.

5

Ao nascer, o gato não regula sua temperatura, algo que compensa juntando com a mãe e o resto da ninhada. Perante a falta destes, temos de utilizar mantas para manter quente o nosso recém-nascido, mas tendo em conta que não devem ser muito pesadas.

6

No berço do gatinho podemos localizar uma cabeleira postiça que possa servir ao recém-nascido para imitar sua mãe e se encostar sobre ele.

7

Para defecar e urinar, o gato recém-nascido precisa do estímulo da mãe. Nós devemos cumprir essa tarefa. Para isso, podemos usar um algodão que passaremos suavemente pelas zonas genital e anal de nosso gatinho para que possa fazer suas necessidades.

8

Se também quiser saber o sexo de seu animal você pode descobri-lo facilmente consultando nosso artigo como saber se um gato é macho ou fêmea.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um gato recém-nascido , recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Kellen
Preciso de ajuda agosto um recém nascido y tem 20 dias faço pra ele uma receita que aprendi na internet 100 ml de água 100 ml de leite uma colher de mel uma gema de ovo faz 10 dias que ele tá tomando isso agora está sentindo umas intestinais Ontem ele fez cocô amarelado foi a primeira vez eu faço estímulo com algodão e água morna Mas ela tá sentindo esse tipo de cólica
Como cuidar de um gato recém-nascido