Doenças comuns dos Cães

Como tratar a otite canina

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como tratar a otite canina
Imagem: hogarutil.com

A otite é uma das doenças mais comuns nos cachorros. É bastante importante identificá-la a tempo para a poder tratar e conseguir que seu cachorro se sinta bem. São diferentes as causas que podem causar esta doença, desde um parasita a um processo alérgico. Se o seu cachorro coça muito as orelhas até ao ponto de as machucar, tem mais cerume do que o normal, cheira mal, está inchada ou anda com a cabeça de lado, vá ao seu veterinário porque ele precisa de ser tratado. No seguinte artigo de umComo.com.br explicamos-lhe como tratar a otite canina.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para a otite de cachorro
Passos a seguir:
1

É muito importante que você não permita que seu cachorro se coce de forma brusca, uma vez que pode se machucar.

2

Se o seu animal de estimação costuma ter otite, é aconselhável fazer consultas e exames de forma periódica a cada 4 ou 6 meses para evitar recaídas.

3

Deve limpar os ouvidos de seu cachorro. Em seu veterinário poderá encontrar líquidos específicos para limpar o ouvido de seu cachorro. Aplique este líquido e faça um ligeira massagem na base da orelha, depois use toalhinhas úmidas específicas para este fim ou gaze úmida para remover a sujeira acumulada. Nunca limpe além do que possa ver. Faça-o de forma habitual, retirando os cabelos do conduto e mantendo uma higiene excelente em todo o pavilhão. Se não sabe como fazer isso, pergunte ao seu veterinário, mas aproveite também alguns conselhos que damos a seguir.

Como tratar a otite canina - Passo 3
Imagem: cesarsway.com
4

Para limpar os ouvidos de forma habitual do seu cachorro, deve ter em conta:

  • Não utilize um cotonete no ouvido, uma vez que pode causar dano ao animal, pois não dá para ver até onde ele chega.
  • Não utilize papel para limpar, porque não limparia corretamente e ficariam restos.
  • Não utilize nenhum produto nem administre nenhum tratamento sem que o veterinário prescreva.
  • Lembre-se de limpar as dobras da orelha já que costumam acumular sujeira.
  • Tente não dar banho ao cachorro enquanto ele tiver otite.
5

A prevenção é a melhor cura. Para isso, lembre-se de limpar habitualmente as orelhas de seu cachorro com gazes úmidas uma ou duas vezes por semana no caso dos cachorros com orelhas caídas e a cada três semanas no caso de cachorros com orelhas verticais. Você também pode utilizar toalhinhas úmidas vendidas no veterinário que já estão preparadas para este uso.

6

A otite canina deve ser tratada adequadamente por um profissional para que não derive em um caso pior. Para isso vá imediatamente ao seu veterinário para que seu cachorro receba o tratamento necessário, que seguramente lhe administrará antibióticos se for algo grave.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a otite canina, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: hogarutil.com
Imagem: cesarsway.com
1 de 2
Como tratar a otite canina