Comida para cachorros

O que fazer se o meu cachorro não quiser comer

O que fazer se o meu cachorro não quiser comer

Alguns cachorros têm um apetite bastante voraz, estão sempre dispostos a comer tudo, mas às vezes aborrecem-se simplesmente de provar sempre o mesmo e chegam ao ponto em que se recusam comer. Quando isto acontece, os donos preocupam-se com a saúde do seu animal de estimação, por isso em umComo.com.br damos-lhe alguns conselhos para que saiba o que fazer se o seu cachorro não quiser comer o seu alimento.

Passos a seguir:
1

A solução pode ser mais simples do que parece, às vezes o seu cachorro não gosta do alimento que está a comer, nunca gostou, mas apenas o comia porque não tinha outra opção, até ao ponto em que decide não o comer mais. Por isso, quando isso acontecer, uma boa ideia é mudar o sabor e inclusive a marca e experimentar se gosta mais. Em umComo damos-lhe algumas dicas para escolher a comida do seu cachorro.

2

Perante uma perda de apetite a opção não é dar-lhe alimento humano, é óbvio que este lhe parecerá mais delicioso mas não contém os nutrientes e as vitaminas que o seu cachorro precisa. Além disso podia deixá-lo doente, por isso não substitua a ração pela comida preparada por si, esforce-se por encontrar o sabor correto da ração.

O que fazer se o meu cachorro não quiser comer - Passo 2
3

Pode misturar os alimentos, usar dois tipos de alimentos diferentes ou alimento seco e enlatado, um pela manhã e outro à noite ou mudá-los durante a semana, isto permitirá que ele sinta uma maior variedade e ficará mais entusiasmado.

4

Outra forma de saber o que fazer se o cachorro não quer comer é escolher alimentos com cheiros que possam ser atrativos para o seu cachorro, pois quanto mais fortes forem os aromas mais desejo terá o animal de comer.

5

Durante as primeiras mudanças e testes da nova comida fique próximo do seu animal de estimação enquanto este come, às vezes eles gostam da nossa companhia para comer e por isso devemos ficar próximos deles enquanto comem. Pode ser uma nova estratégia para recuperar o seu apetite.

O que fazer se o meu cachorro não quiser comer - Passo 5
6

Lembre-se que é normal que os cachorros se cansem de comer sempre o mesmo alimento, por isso não espere pela perda de vontade para mudar de alimento, pode ir variando ao combinar os diferentes tipos de alimentos ou então mudar a cada poucos meses para um novo.

7

Além do seu cachorro não gostar da ração que lhe dá, podem existir outros motivos pelos quais o cachorro pode não quer se aproximar da sua comida. Por exemplo, o calor, o estresse ou as mudanças bruscas podem fazer com que o cachorro perca o apetite. Outro dos fatores pode ser que o seu cachorro tenha algum tipo de doença na boca e, por isso, não queira comer.

Também pode ser que o seu cachorro tenha anorexia, ou seja, que não queira comer devido a outro tipo de doença mais grave como pode ser a perda de olfato ou algum desajuste no sistema nervoso. Os tumores ou os problemas renais também podem fazer com que o seu cachorro não queira comer.

Por isso, é importante que, se depois de seguir os conselhos que lhe indicamos antes, o seu cachorro continua sem se aproximar da comida, consulte um veterinário o quanto antes para saber se se trata de um problema mais grave.

O que fazer se o meu cachorro não quiser comer - Passo 7

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se o meu cachorro não quiser comer, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
61 comentários
A sua avaliação:
Ticiane cristina campos
Meu cachorro perdeu a falta de apetite o que fazer
naeli
Olá minha cachorrinha não tem raça e ainda e uma filhote ela ficou sem comer hoje só deu uns pedacinhos de pão ela comeu e depois não quis mais nada tentei da um pouco de leite mais sem sucesso Oque eu faço? ?????
Editor umComo.com.br
Oi Naeli! Dê uma olhada nesse artigo que explica como alimentar filhote de cachorro: https://animais.umcomo.com.br/artigo/como-alimentar-filhote-de-cachorro-3691.html
Joana Correia
Boa tarde, O meu cãozinho tem leishmaniose e esta semana não comeu nada e só vomita, já tentámos de tudo e nada lhe abre o apetite. Já levamos ao veterinário e disseram que não havia nada a fazer em relação a isso devido à leishmaniose. Há alguma forma de o ajudar? Muito Obrigada!
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Joana! Infelizmente a leishmaniose é das doenças mais complicadas de tratar. Existem alguns remédios caseiros para os vômitos e mau estar. Aconselhamos a leitura deste artigo do PeritoAnimal com algumas dicas que podem ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/remedio-caseiro-para-cachorro-vomitando-22489.html
IRACY
boa tarde meu bichinho estava com vomito e diarreia ele nao quer comer tem 4 meses e um pincher estou em panico oque faco pela amor deus me ajude me achamo iracy rodrigues
Editor umComo.com.br
Oi Iracy! Uma vez que ele é muito novinho e da raça pincher o que aconselhamos de imediato é uma ida ao veterinário o mais rápido possível. Isto porque um animal de pequeno tamanho tem muitos mais riscos de desidratar rapidamente e uma situação de diarreia e vômito é mais grave do que num animal de maior tamanho. Geralmente, um pouco de arroz cozido sem sal e cebola com frango cozido sem gordura ajuda no caso da diarreia. Porém, se ele está também a vomitar, provavelmente ele irá vomitar essa comida. Ele está vacinado? Existe a possibilidade de ele ter uma parvovirose e essa situação requer atenção imediata urgente.
Andreia
Boa noite,minha cachorrinha te um ano,sempre dei carne misturada com a ração,sempre comeu tudo,de uns 15 dias pra cá não come nada nem carne pura ela quer,já levei no veterinário e ele disse que é normal ocachorro ficar uns dias sem comer,só que estou ficando preocupada,já até dei arroz com a carne,mas ela não quer,o que faço,devo levar em outro veterinário?obrigada
Editor umComo.com.br
Oi Andreia! Se o cachorro não está comendo, certamente existe um motivo. Leve ele noutro veterinário para um segunda opinião. Rápidas melhoras!
FRANCISCO DE ASSIS DE SA de sá
meu cachorro da marca box tinha um apetite danado hje nao quer comer so bebe agua que eu faço?
Editor umComo.com.br
Oi Francisco! Siga as instruções do texto.
A sua avaliação:
~luiz andre
minha cadela 10 anos sem raça definida sente muito calor só quer ficar no ar-condicionado esta perdendo apetite no horario noturno 4dias não consigo alimentara só com petisco o que faço
A sua avaliação:
irineu
como fazer para meu cachorro comer
A sua avaliação:
Gustavo
Meu cachorro não tá querendo comer e só fica deitado no chão.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Gustavo! Você já experimentou alguma das dicas que demos acima? De qualquer forma, se ele continuar assim, convém levá-lo no veterinário.
A sua avaliação:
Marcos Ipojucan
Boa tarde! Tenho um filhote de blue heller ele está abatido não quer comer. Pode me ajudar com uma medicação???
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Marcos! Infelizmente não podemos ajudar com a medicação, isso deve ser indicado por o veterinário que examine o cachorro. Obrigada e as melhoras de seu cachorro!
A sua avaliação:
rosangels
ele so qer comer comer com pates
A sua avaliação:
Morgana
Meu cachorro tem 2 meses e 12 dias, dia 13 de setembro ele amanheceu sem fome e permaneceu assim o dia todo, hoje dia 15 ele ainda não esta comendo nada, ontem dei água de coco para ele, e consegui depois de muita insistência que ele comece um pouco de rasão, já deu remédio de verme, hoje dia 15 ele vomitou o que havia comido e continua sem comer, esta magro e muito abatido.
A sua avaliação:
Marcio
Tem uma.ninhada de 6 vira latas, somente um parou de comer, eles devem ter uns 5 meses, esta magrinho e definhando, só bebe água, o que pode ser?
A sua avaliação:
Mari Castro
Tenho um poodle d 8 anos,e apesar de estar com 8kg,bem gordinha,ela se recusa a comer a maioria dos alimentos que coloco pra ela,já levei ao veterinário,mas não detectou nada anormal,qual tipo d ração é bom,para animais com paladar exigente?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Mari! Às vezes o que pode acontecer é os cachorros se fartarem de comer sempre a mesma ração. E quando isso acontece você deve experimentar outra diferente, lembrando que a troca de ração deve ser feita de forma progressiva e não de repente.
A sua avaliação:
Ana Paula
Olá, eu tenho um labrador de 10 meses e faz duas semanas que ele não quer comer ração, já comprei diferentes tipo de carnes enlatada para colocar junto a ração, e nada ainda, comprei Pedigree a que ele mais gostava, e nem isso ele come. Comecei a fazer polenta que vi na internet para cachorros, ele comeu 1 semana e agora não quer mais, ele está ficando magro e estou desesperada. Levei no veterinário, e passou remédio para verme e tomou uma injeção para ver se é o fígado. Mas já passou 2 dias e nada de ele comer. Desconfiei se é depressão, mas a gente sempre sai com ele, brinca o tempo todo, minha cabeça não consegue mais pensar no que ele pode ter... Me ajudem por favor?
David
Olá Bom dia! O meu cão é de raça Pastor Belga Malinois, ele já não está comendo, e está vomitado muito, esta com diarreia. O que faço por favor?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi David! Se o seu cachorro está sem comer e tem vômitos e diarreia, o melhor é levá-lo ao veterinário o quanto antes para este fazer o diagnóstico apropriado. Entretanto poderá encontrar alguns remédios caseiros para a diarreia aqui: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-tratar-da-diarreia-do-meu-cachorro-1610.html
David
Obrigada Sara! Infelizmente acabou por morrer, não deu tempo de levar ele a veterinária
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Força David! Por vezes tentamos fazer tudo o que está ao nosso alcance e mesmo assim não conseguimos!
Fernanda M.
Boa noite,tenho uma pit bull de 9 meses , eu já tentei de tudo para ela comer já troquei de ração ao todo já tentei seis tipos de ração diferentes todas Premium de ótima qualidade. Ela esteve doente e como ela não comia e estava fraca eu sempre fiz um caldo ou pasta com legumes verduras e músculo como receitado pela vet. Ela comia mas pouco deixei ela coma ração pára ver se comia dicou dois dias sem comer troquei de ração ela comeu tudo depois não quis mais agora nem com o caldo ela come . comprei Organew para dar a ela mais não consigo dar pois ela não come do vitaminas a,b,d,e tudo e nada estou desesperada o que faço?
Deivid
Meu sharpey já bem velhinho, tem por volta de 12 anos, sempre teve um bom apetite e comia muito bem sua ração, tinha um corpo forte. Derrepente parou de comer e está muito magro. Pelê e osso mesmo, nem misturando carne na ração ele come.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Deivid! Se você já experimentou todas as coisas que indicamos acima e mesmo assim ele continua sem comer, o melhor mesmo é levá-lo no veterinário. Obrigada pelo comentário e as melhoras para o seu cachorro!
kelly bry
meu cachorro tomou ivermectina e agora ta sem apetite , pq ele esta com os carosinhos no corpo todo parecendo uma catapora , dai deu dois suplementos pra ele voltar a comer e nada adianta , ele e um labrador de 8 meses, ta muito magro...por favor ja levei no vets ele so passa antibiotoco e so piora . to sem grana pra ta gastando me ajude me diga o q faso pra ele voltar a comer , me indique alguma vitamina boa , se sera falta de alguma coiza ..obg
adriana
Meu cachorro estava com dor de ouvido depois disso ele perdeu o apetite o que eu faço?
1 de 4
O que fazer se o meu cachorro não quiser comer