Viver com gatos

Quais são as plantas tóxicas para os gatos

Quais são as plantas tóxicas para os gatos

Os felinos são animais despertos e muito curiosos, sempre prontos para explorar cada canto da nossa casa e descobrir coisas novas. Estas qualidades são as que precisamente muitas vezes os põem em perigo, e por isso torna-se importante tomar algumas medidas para manter os gatos seguros em casa e longe daquilo que possa ser arriscado para eles. As plantas são um grande fator de risco para o nosso animal de estimação, já que muitas delas são venenosas para o animal. Por isso, em no umCOMO explicamos quais são as plantas tóxicas para os gatos mais comuns.

Também lhe pode interessar: Quais são as ervas dos gatos
Passos a seguir:
1

Embora nem toda a gente possa ter em casa uma macieira, esta fruta é bastante comum e consume-se de forma habitual em muitos sítios. Por isso, é bom saber que a semente da maçã é altamente tóxica para os felinos, causando problemas na vista, alterações na respiração e dilatação das pupilas.

Quais são as plantas tóxicas para os gatos - Passo 1
2

O damasco também é uma planta muito comum que se torna venenosa para os gatos, da mesma forma que a semente da maçã é altamente tóxica para este animal. Os sintomas são similares aos de uma intoxicação com sementes de maçã: dificuldades em respirar, dilatação das pupilas e danos na vista.

Quais são as plantas tóxicas para os gatos - Passo 2
3

Muito típica no Natal, a flor poinsétia é uma planta que se torna venenosa para os gatos na sua totalidade. Se o animal comer ou trincar qualquer uma das suas partes, pode ficar afetado. O látex no seu interior produz irritações na pele e olhos, coceira e bolhas, enquanto que se consumir a planta, o animal pode ter diarreia, vômito, dor abdominal e danos nas mucosas. O melhor é mantê-la fora do alcance do gato para não correr riscos.

Quais são as plantas tóxicas para os gatos - Passo 3
4

O eucalipto é outra planta muito habitual, talvez não na maior parte dos jardins, mas sim em espaços abertos ou em bosques, por isso se costumar levar o seu gato a dar um passeio, é muito importante estar atento à sua presença. A sua ingestão produz no felino vômito, fraqueza e excesso de salivação.

Quais são as plantas tóxicas para os gatos - Passo 4
5

A cannabis devido aos seus claros efeitos sobre o corpo humano, torna-se também bastante tóxica para os gatos. Se o animal a ingerir ficará com a coordenação dos seus movimentos afetada, terá vômitos, diarreia, salivação excessiva, taquicardia e, em casos mais extremos, pode chegar a convulsionar e a entrar em coma.

Quais são as plantas tóxicas para os gatos - Passo 5
6

A palmeira sagu é uma planta bastante comum em jardins públicos e privados, mas apesar da sua aparência inofensiva é uma das mais tóxicas para os gatos. Após a sua ingestão o animal apresenta vômitos, diarreia, gastroenterite com sangramento e, nos casos de intoxicações mais graves, dano no fígado e morte.

Quais são as plantas tóxicas para os gatos - Passo 6
7

As tulipas são plantas muito comuns em casa, mas o seu bulbo torna-se prejudicial para os gatos. Ao comê-lo podem ter vômitos, diarreia e irritação gástrica, um quadro menos grave em comparação com outras plantas, mas igualmente perigoso para o animal.

Quais são as plantas tóxicas para os gatos - Passo 7
8

Outra flor muito comum nos jardins são os lírios, se o gato os ingerir apresentará hipertensão arterial, dor abdominal, diarreia, vômitos e mau estar geral que podem afetar gravemente a saúde do seu felino.

Quais são as plantas tóxicas para os gatos - Passo 8
9

A azaleia dá um toque de cor e vida ao nosso jardim, mas torna-se tóxica para os gatos, conduzindo inclusive à morte nos casos de intoxicação grave. Se o animal a comer os seus sintomas são vômitos, diarreia, salivação excessiva, hipertensão e coma.

Quais são as plantas tóxicas para os gatos - Passo 9
10

As begônias são muito atrativas, mas devemos manter o nosso gato longe delas, pois ao prová-las o animal ficará com uma sensação de ardor e irritação na boca e língua, dificuldade em mastigar e vômitos.

Quais são as plantas tóxicas para os gatos - Passo 10
11

A hedera é um elemento muito comum dos jardins, a planta no geral é tóxica para os gatos, mas os seus frutos são extremamente prejudiciais, pelo que devemos ter especial cuidado em mantê-los longe do felino. Se o animal se roçar na planta pode apresentar dermatite, erupções e bolhas. Se a consumir os sintomas são diarreia, vômitos, febre, mau estar geral, espasmos, diminuição ou aumento do ritmo cardíaco e, em casos mais extremos, pode entrar em coma e morrer.

Quais são as plantas tóxicas para os gatos - Passo 11
12

A difembaquia, ou Comigo-ninguém-pode, é um clássico em muitas casas, o látex que circula pelo seu interior é muito tóxico, mas os sintomas apenas ocorrem quando o animal começa a comer a planta, por isso é normal que o gato depois deixe de a comer. Ao contato pode produzir irritações na pele, inflamação e bolhas, se a comer o gato sentirá dor e ardor na boca, inflamação na garganta e no estômago, dificuldade em mastigar, vômitos e dificuldade em respirar.

Quais são as plantas tóxicas para os gatos - Passo 12
13

Estas são algumas das plantas de uso mais comum, presentes em muitas casas e jardins, que se tornam tóxicas para o nosso gato.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as plantas tóxicas para os gatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Rosana Noronha
Perdi minha gatinha de 6 anos há 4 dias...e tudo indica que ela ingeriu uma pequena quantidade de "comigo-ninguém-pode" do vaso da minha sacada. Ela estava normal qdo de repente começou a apresentar dificuldade respiratória. Medico Veterinário viu e indicou RX mas não percebeu que já era grave....Internei mas já era tarde pois ela teve parada cardio respiratória. Os pulmões já estavam muito comprometidos com edema e sangue.. Muito triste.....
A sua avaliação:
marcio marques
artigo muito bom e esclarecedor...adotei 8 gatinhos abandonados em minha casa 6 foram doados e um casal ficou comigo tenho muitas plantas em casa por isso me interessei pelo artigo vlw !!!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Marcio! Que bom saber que a informação foi útil para você! Muito obrigada pelo comentário e boa sorte com seus gatinhos :)
Katiane
Olá! Gostaria de saber se o cactos e as suculentas são venenosas para gatos? Sobre o cactos a única informação que li foi que eles podem se machucar nos espinhos e a ferida infeccionar. Mas se for aqueles que o espinho não machuca, faz algum mal pra eles? Se tocar ou ingerir? E as suculentas não achei nenhuma informação. Desde já agradeço a atenção!
Leni Teresina Bettin Viana
Flor de cera é venenosa ou tóxica para gatos???
João Agostinho
Excelentes artigos;eles ajudam amanter a saúde dos nossos elegantes amigos
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi João, que bom saber que o artigo foi do seu agrado! Obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
Rosana CRISTINA
sim é somente as flores ou as folhas do lírios?????
1 de 13
Quais são as plantas tóxicas para os gatos