Comportamento do gato

Como ajudar o gato a expelir as bolas de pelo

Como ajudar o gato a expelir as bolas de pelo

O felino é um dos animais mais limpos e comprometidos com a sua higiene pessoal. Pode passar até um terço do seu tempo se lambendo. No entanto, há uma parte negativa neste comportamento, as temidas bolas de pelo. Quando o nosso gato se lambe, engole muito pelo, principalmente na primavera e no outono, que são as épocas de mudança de pelo. A acumulação do mesmo produz as bolas de pelo, que circulam e se acumulam no sistema digestivo e podem acabar sendo um problema de saúde muito grave se não forem expulsadas. Se não souber como ajudar o gato a expelir as bolas de pelo, em umComo.com.br vamos lhe dar alguns conselhos.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu gato tem bolas de pelo

Índice

  1. Saber se um gato está com bolas de pelo
  2. Expelir as bolas de pelo
  3. O melhor é prevenir

Saber se um gato está com bolas de pelo

As bolas de pelo ou tricobezoares são de forma alongada e são o resultado da mistura de pelo, saliva, suco gástrico e, se o nosso gato tiver comido recentemente, de restos de comida. Existem vários sintomas que podem nos alertar de que nosso gato tem bolas de pelo em seu intestino. Estes sintomas são:

  • Ânsia frequente.
  • Prisão de ventre.
  • Regurgitações.
  • Vômitos de líquido e comida (sem pelo).
  • Sintomas de estar cansado, apático, deprimido e inclusive desinteressado pela comida.

As pequenas papilas que os gatos têm na língua permitem arrastar todo o pelo que cai deles. E como não são capazes do cuspir, inevitavelmente, engolem. No geral, os gatos expulsam a bola de pelo através de vômitos ou fezes, sem provocar nenhum problema.

No entanto, a ingestão de uma quantidade abundante de pelo acaba afetando a digestão e, pior ainda, quando não é capaz de expulsá-la, o gato fica congestionado. Nesse ponto é fundamental ajudar em sua expulsão com remédios caseiros. Se deste modo também não conseguirmos que expulse as bolas de pelo, será necessário ir ao veterinário de imediato.

Em umComo damos a você alguns conselhos para que possa saber se um gato tem bolas de pelo.

Como ajudar o gato a expelir as bolas de pelo - Saber se um gato está com bolas de pelo

Expelir as bolas de pelo

Se vemos que o felino regurgita, está apático e vomita sem expelir as bolas de pelo, é hora de o ajudar. De seguida, indicamos alguns dos melhores remédios caseiros que ajudarão o seu gato a expulsar as bolas de pelo.

  • Vaselina ou manteiga

Podemos untar a sua pata com vaselina ou manteiga e o nosso gato, com o seu instinto de limpeza, lamberá a pata e assim conseguiremos que tome este remédio. A manteiga é laxante, além de muito oleosa, por isso tenha atenção à quantidade. Outra alternativa se não tiver nem vaselina nem manteiga é o óleo de parafina líquida.

  • Malta

Assim como a vaselina, podemos colocar malta na pata ou no focinho do gato, para novamente aproveitar o instinto de se lamber. A malta é um derivado da cevada e favorece o trânsito intestinal do gato. Esta pasta especifica de cor escura é aconselhada para dar ao gato duas vezes por semana. No entanto, a quantidade necessária pode depender do pelo do gato e do seu estilo de vida, o mais recomendável é que seja o veterinário a indicar a proporção adequada.

  • Fibra e guloseimas

O aumento de fibra na comida, seja em forma de farelo ou vegetais, ajudará o nosso gato a expelir as bolas de pelo conseguindo uma boa digestão. Também pode encontrar em lojas especializadas guloseimas ricas em fibra.

  • Grama para purgar

Os gatos tomam grama para purgar, isto é natural, um instinto animal. Aproveitando este instinto, a valeriana é uma planta ideal para ajudá-los. Também pode ser encontrada em lojas especializadas que vendem grama para gatos (são plantas com um derivado da cevada que, ao serem ingeridas, ajudam a regurgitar as bolas de pelo). Se tivermos valeriana em casa ou grama para gatos, conhecida como erva gateira ou Catnip, o nosso gatinho não hesitará em comer para conseguir se aliviar. Em umComo contamos para você quais são as plantas tóxicas para os gatos.

Como ajudar o gato a expelir as bolas de pelo - Expelir as bolas de pelo

O melhor é prevenir

Como diz o provérbio, o seguro morreu de velho. Seguindo estas indicações conseguirá evitar as bolas de pelo no seu gato.

  • Escovação. Devemos escová-lo com frequência e, todos os dias, em época de muda. Recomendamos usar primeiro a escova ao contrário para eliminar os tufos mortos e depois no outro sentido. O fato do gato ter o pelo curto não significa que não precisa ser escovado; todos os gatos trocam de pelo e sua ingestão pode ser excessiva. De qualquer forma, os gatos de pelo longo precisam mais da nossa ajuda, assim como os de idade avançada já que não se lambem tanto por falta de energia.
  • Casa limpa e gato sem pulgas. A limpeza da nossa casa também é importante. Se o nosso gato comer pedaços de corda ou de linhas do chão, elas podem se enrolar com as bolas de pelo e piorar a situação. Se o nosso gato tiver pulgas, também irá se lamber mais, pois quererá se livrar das pragas; portanto, tratar do nosso gato contra as pulgas acaba se convertendo em uma possível redução de bolas de pelo.
Como ajudar o gato a expelir as bolas de pelo - O melhor é prevenir

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ajudar o gato a expelir as bolas de pelo, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Nicole
A gatinha da minha irmã está aparentemente saudável, ela corre, mia, tudo normal, porém uns dias atrás ela segurou vômitos e agora não quer comer, comprei sachê de sabores, mas ela apenas cheirou sem mostrar muito interesse, a água ela está tomando só um pouco. Se vcs puderem eu gostaria de uma ajuda
jesuina france
Gostaria de saber se tem algum remédio para o gato expelir os pêlos pelas fezes em vês de vomitar
A sua avaliação:
Marilene salvio
Boa,tarde ...meu gato não se alimenta e sai água branca da boca dele... Só fica deitado
Editor umComo.com.br
Oi Marilene! O que você descreve é bastante grave. Diferentes coisas podem estar passando com ele e apenas um médico veterinário poderá diagnosticar o que está passando e iniciar um tratamento. Desejamos rápidas melhoras para ele!
Pedro Herique Chicora
ola , meu gato esta meio estranho de ontem para hoje,ele saiu atras de gatas e acabou ficando 15 dias fora e voltou muito magro a principio estava bem sem machucados mais muito magro, ele estava comendo e bebendo normal mais hoje ele esta parecendo muito cansado quase nao bebe nada e nao come nada esta com a respiração ofegante como quem quer vomitar ele tbm esta com a barriga estufada entao ele para so deitado pois quando levanta começa a ficar ofegante e da umas miadas de dor o q eu devo fazer ? pode ser bolas de pelo que ele nao consegui vomitar ?
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Pedro! Se existiu uma perda de peso repentina, pode ser indicativo de que algo para além de bolas de pelo está passando com ele. É importante que ele seja visto por um médico veterinário caso a respiração continue ofegante, antes que o caso se agrave.
fernanda lima
boa tarde meu gato tem uma sujeira no ovído que ñ é acaro, achei ele num cano de calha preso por 2 dias ele era muito pequeno e além de tudo ficou cego dos dois olhinho essa sujeira parece com pequenas folhas pretas ñ sei acabar com isso,quando limpo o ovido ele fica tipo que coçando depois o que devo fazer?
Editor umComo.com.br
Oi Fernanda! O ideal é comprar um produto específico para limpar os ouvidos do gato numa petshop. Caso o seu gato continue com o canal auditivo sujo e/ou apresente um cheiro forte, você deve consultar um médico veterinário pois ele pode ter uma infeção.
A sua avaliação:
Márcia Cl Scudeler
Gostei mto do que vcs publicaram. me ajudou bastante.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Márcia! Que bom saber que as informações foram de ajuda para você. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando nossa página :)
SONIA MARINA GIUSTI
Tenho que dar banho de quantos em quantos dias? Meu gato não gosta que penteie ele, por isso cria muitos nós? O que devo fazer?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Sonia! Não existe uma frequência certa para dar banho no gato, isso vai depender do quão sujo se encontrar o seu gato, de se ele apanhou pulgas ou se tem algum problema de pele que precise de banhos com xampus especiais. Por isso, se o seu gato se encontrar algumas situações deve dar-lhe banho. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
1 de 4
Como ajudar o gato a expelir as bolas de pelo