Partilhar

Quando separar um filhote de sua mãe

Quando separar um filhote de sua mãe
Imagem: fidoyfifimarketing.com

Separar os filhotes da mãe no momento adequado é muito importante para que os cachorrinhos tenham um correto desenvolvimento. Se desfazer deles antes do aconselhado pode impedir seu crescimento e causar problemas tanto físicos como psíquicos. O momento da separação dos filhotes é bastante importante também para a mãe, e por isso deve ser feito com cuidado especial. Se sua cadela ficou grávida e não sabe quando separar um filhote da mãe, neste artigo de umComo.com.br oferecemos a você os truques.

Passos a seguir:
1

O mais recomendável é que os filhotes estejam com sua mãe durante as primeiras 7 semanas de vida. Neste período de tempo os cachorrinhos se alimentam de leite materno, alimento que proporciona a eles todos os nutrientes e proteínas que precisam para fortalecer seu sistema imunológico.

2

Se separamos os filhotes da mãe antes do tempo provocamos graves consequências em seu desenvolvimento e crescimento, além de debilitar seu sistema imunológico. Este fato faz com que os cachorrinhos tenham maior facilidade para pegar doenças, como a parvovirose canina. Além disso, a mãe pode ficar com ansiedade pela falta de um de seus filhotes e descuidar o resto para procurar do desaparecido.

Quando separar um filhote de sua mãe - Passo 2
Imagem: calafell.olx.es
3

Além de provocar danos físicos, separar um filhote de sua mãe antes do tempo aconselhável pode produzir sequelas psicológicas. As cadelas são sempre as primeiras a iniciar o processo de ensinamento de um filhote, ensinando eles a sociabilizar com seus irmãos, a sentir que pertencem a uma espécie e a ter uma autoestima equilibrada, entre outras coisas. Por isso mesmo, uma separação precoce pode provocar que o filhote cresça com medos e inseguranças que dificultem seu correto desenvolvimento. A sociabilização do cachorro é fundamental para assegurar uma conduta adequada.

4

O momento perfeito para separar um filhote de sua mãe é a partir das 7-8 semanas de idade (mês e meio, dois meses), quando o cachorro já come ração sozinho. Na verdade, quando chega este momento é a própria cadela que começa a se separar de seus pequenos e dar a eles mais independência. Se quer saber como escolher a comida mais adequada para seu filhote, leia este artigo e descubra.

Quando separar um filhote de sua mãe - Passo 4
Imagem: persianpet.org
5

Se pelo contrário, deixarmos os filhotes com a mãe mais tempo do que o necessário, também estaremos prejudicando seu crescimento já que desenvolverá uma dependência com a cadela e dificultará uma das etapas mais importantes dos cachorrinhos, a sociabilização. Os filhotes devem se relacionar com outros cachorros, conhecer outro tipo de meios, cheiros e barulhos, para formar sua personalidade. Ficar com a mãe mais tempo do que o necessário pode provocar uma conduta antissocial, e inclusive agressiva ou de medo para com outros cachorros.

6

Se sua cadela apresenta algum tipo de doença durante as 7 primeiras semanas de vida dos filhotes, vá ao veterinário para saber se pode adiantar o processo de separação. Jamais faça isso por sua conta, consulte sempre um profissional. É bastante importante cuidar corretamente da mãe para favorecer o processo de lactância e assegurar que não lhe acontece nada ruim.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quando separar um filhote de sua mãe, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Quando separar um filhote de sua mãe

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
veronica
Tenho uma shitzu e com ela seu filhote ..ela a mae ainda reconhece seu filho ...mesmo sendo adulto. ele esta com sete meses. eles sao mto amigos.
Nilda Rosa
Minha poodle está com leishmaniose e teve um filhote que está com 20 dias, ela apresenta cansaço, os dedos muito inchados com ferimentos e escamação no nariz, o que fazer??? Já posso separar o filhote??? O veterinário que acompanha minha Lulu não me dá uma sugestão plausível e nenhum medicamento somente uma coleira repelente.

Quando separar um filhote de sua mãe
Imagem: fidoyfifimarketing.com
Imagem: calafell.olx.es
Imagem: persianpet.org
1 de 3
Quando separar um filhote de sua mãe

Voltar ao topo da página