Comida para cachorros

Quanto deve comer o meu cachorro

Quanto deve comer o meu cachorro

A quantidade de comida e às vezes que damos de comer ao nosso cachorro ao longo do dia são essenciais para evitar que o animal não engorde demasiado ou, pelo contrário, não ingira os nutrientes necessários.

Saber escolher bem a comida do cachorro e levá-lo a passear para que faça exercício são fatores cruciais para evitar a obesidade canina mas não servem de nada se dermos ao nosso cachorro mais quantidade de comida daquela que necessita. Se quer saber quanto deve comer o seu cachorro para o manter no seu peso ideal, neste artigo de umComo.com.br vamos explicar-lhe.

Também lhe pode interessar: Quanto meu cachorro Boxer deve comer

Passos a seguir:

1

Escolher a comida do seu cachorro é fundamental para se certificar que tem uma vida saudável e equilibrada, mas a quantidade de comida que lhe dá também o é. Assim, em função da idade e do tamanho do seu animal de estimação deverá dar-lhe quantidades diferentes.

2

Todos os cachorros até aos 4 meses de idade, precisam de ingerir entre 4 a 5 refeições por dia. Durante os primeiros meses os cachorros precisam de se alimentar bem para crescer e desenvolverem-se corretamente, é por isso que esta é a etapa em que devemos de lhes dar mais vezes de comer.

A partir de um mês e meio de vida, deverá começar a dar comida de cachorro misturada com água e, pouco a pouco, ir diminuindo a quantidade de água até lhe dar apenas comida seca. As raças pequenas devem comer 5 vezes por dia, as grandes 4 porque têm um crescimento e desenvolvimento mais lento. Se quer saber quando deve trocar a comida de cachorro para a de adulto, consulte este artigo.

Quanto deve comer o meu cachorro - Passo 2
3

Tente criar um padrão de alimentação dando-lhe as refeições sempre às mesmas horas. Isto é muito importante para estabelecer uma rotina no cachorro. Lembre-se que os cachorros são animais que precisam de seguir regras e os primeiros 6 meses são os mais adequados para começar a marcar os padrões, tanto de alimentação como de treinamento.

4

Dos 4 aos 6 meses, deve passar a dar ao seu cachorro 3 refeições diárias. A maioria das raças, aos 4 meses encontra-se a meio do seu desenvolvimento, pesam metade do peso de adulto e, por isso, devemos diminuir uma refeição. No caso das raças pequenas, serão 4 vezes ao dia.

Quanto deve comer o meu cachorro - Passo 4
5

A partir dos 6 meses, o seu cachorro começa a ser adulto e deve dar-lhe 2 refeições diárias. É bastante importante saber quantas vezes dar de comer ao seu cachorro para que cresça saudável e forte. Passados os 8 meses de idade, ou um ano se for uma raça gigante, pode continuar com as duas refeições ou baixar para uma, dependerá se preferir racionar-lhe a comida ou dar-lhe de uma vez.

Quanto à quantidade de comida de cachorro que deve dar-lhe de cada vez dependerá, sobretudo do tamanho e peso do seu cachorro. No geral, os cachorros devem comer 2 ou 3% do seu peso total, de maneira que o mais recomendável é consultar o seu veterinário, veja a tabela de recomendações do alimento ou informe-se sobre a quantidade ideal que necessita a raça do seu cachorro.

6

Não obstante, existem algumas recomendações gerais que podem ajudá-lo a determinar a quantidade de comida ideal para o seu cachorro. As raças pequenas precisam de menos quantidade que as grandes. Por sua vez, as raças de baixo peso, como os chihuahuas, até aos 4 meses necessitarão de ingerir entre 29 e 92 gramas diárias, em função do peso que terá em adulto.

Por exemplo, se pesar 1 kg, deverá dar-lhe entre 29 e 33 gr., mas se o seu peso for de 4 kg, a quantidade deverá estar entre os 78 e 92 gr. Quanto maior o peso final, maior quantidade de comida.

Dos 4 aos 6 meses, deverá dar-lhe entre 33 e 84 gr. Dos 6 aos 8 meses, a quantidade deverá oscilar entre as 28 e as 66 gr. A partir dos 8 meses, entre 23 e 65 gr. Como vê, conforme o cachorro avança na idade a quantidade diminuí porque o seu corpo vai mudando e não precisa de tanto alimento.

Para saber qual será o peso de adulto do seu cachorro deverá levá-lo ao seu veterinário para o analisarem.

Quanto deve comer o meu cachorro - Passo 6
7

As raças pequenas de maior peso, como o bulldog francês, precisam de quantidades de comida mais elevadas, também em função do seu peso de adulto. Estas são as gramas que deve dar ao seu cachorro segundo a idade para que saiba quanta comida deve comer o seu cachorro:

  • Até aos 4 meses, entre 115 e 240 g.
  • Dos 4 aos 6 meses, entre 140 e 245 g.
  • Dos 6 aos 8 meses, entre 140 e 235 g.
  • A partir dos 8 meses, entre 135 e 230 g.
Quanto deve comer o meu cachorro - Passo 7
8

Quanto às raças grandes, as quantidades gerais recomendadas são as seguintes:

  • Até aos 4 meses, entre 210 e 480 g.
  • Dos 4 aos 6 meses, entre 365 e 590 g.
  • Dos 6 aos 8 meses, entre 390 e 520 g.
  • A partir dos 8 meses, entre 340 e 445 g.

As raças gigantes têm um crescimento mais lento e, por isso, as quantidades variam. Assim, a quantidade de comida que deve comer o seu cachorro se pertencer a estas raças é a seguinte:

  • Até aos 4 meses, entre 310 e 855 g.
  • Dos 4 aos 6 meses, entre 635 e 1020 g.
  • Dos 6 aos 9 meses, entre 800 e 955 g.
  • Dos 9 aos 12 meses, entre 640 e 935 g.
  • A partir dos 12 meses, entre 615 e 830 g.
Quanto deve comer o meu cachorro - Passo 8
9

Se o seu cachorro sofrer de alguma doença ou por qualquer motivo o seu veterinário decidir que deve comer mais vezes ao dia ou menos, siga as indicações do seu veterinário. Além disso, o tipo de ração que possa escolher para o seu cachorro também poderá variar se este sofre de algum tipo de doença como a dermatite ou a displasia, entre outras.

Quanto deve comer o meu cachorro - Passo 9

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quanto deve comer o meu cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos

  • Lembre-se que as quantidades indicadas são por dia, assim deverá dividir a quantidade entre o número de refeições que lhe deve dar.
  • Até o seu cachorro alcançar a idade adulta, a quantidade de comida determina-se em função do peso que terá em adulto.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
19 comentários
A sua avaliação:
Antônio
Artigo muito bom! Pelo que li, deve ser bem bom e gostoso. Meu Nino tem 10 anos. Ele é bem saudável e esperto. A mãe é uma pintcher. O pai só Deus sabe; É pequeno e pesa 5k. Como devo alimentá-lo? Não aceita ração de nenhuma espécie ou qualidade, alíás nunca aceitou. Sua comida é regularmente carne. Peguei-o com 6 meses já acostumado com restos de mesa das pessoas, embora eu nunca tenha feito isso. Peguei hoje nesta página algumas receitas. Vou experimentar oferecê-lo. Tomara que ele goste. OBRIGADO
A sua avaliação:
Marcos Balduino Flabes
Este conteúdo foi de muita valia e pontos importantes aprendi, mas os meus cachorros são de porte pequeno estou colocando comida para eles duas vezes ao dia mas tem dia que eles ficam ate dois dias sem comer isto é normal?
A sua avaliação:
ALERVANJA
meu cachorro é um salsicha de 42 dias o que devo dá pra ele comer e quantas vezes por dia?
Wanderson
Olá. Tenho um filhote de um mês idêntico ao da segunda foto. Vc consegue identificar a raça?
Isabel Cristina
Boa tarde, Tenho um boxer de 10 anos. Ele está com os rins debilitados, emagreceu 8kg e se dou ração ele vomita. Comecei a fazer comida para ele (arroz, peito de frango, cenoura, nhame, ovos). Gostaria de saber qual a quantidade devo ministrar por refeição. Quanto tempo leva a digestão? Ele parece estar sempre com fome, mas se dou várias refeições, em pequenas porções, ele acaba vomitando.
Editor umComo.com.br
Oi Isabel! O ideal é mesmo dar em pequenas quantidades mas se ele está sempre vomitando pode estar precisando de tratamento farmacológico que controle os vômitos. O ideal é que consulte diretamente o seu médico veterinário que está acompanhando o caso para que ele possa prescrever.
A sua avaliação:
francisco carlos
tenho uma fémea buldog frances ela pesa 11 kg gostaria de saber quantas vezes devo alimenta-la por dia. a quantidade em peso.
A sua avaliação:
Marialice Pereira
Cachorra adotada, porte médio, aproximadamente 12 meses, alimentação comida cozida. Qual a quantidade diária? Uma ou duas vezes?
vanessa
Peguei um beagle de 9 meses. Ele é lindo, porém muito arteiro. A ex dona dele não aguentou as artes e resolveu dar. Estou perdida em relação a quantidade de racao. Pois a quantidade que coloquei , ele.comeu e quis mais. Por favor me ajudem. Se eu adestrar ele melhora ? Já tendo 9 meses. Mandaram eu castrar. Tenho dó, mas ele fica mais calmo?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Vanessa! Se o seu cachorro já tem 9 meses, então ele já tem de fazer 2 refeições por dia. Quanto às quantidades você pode consultar a tabela que vem na embalagem da ração. Mas atenção, deve ter sempre em conta outros fatores como o nível de atividade do seu cão, se ele for muito ativo, aí talvez precise de um pouco mais de comida. Mas é importante lembrar que deve ser você a dosear a comida dele, se você lhe colocar comida à discrição, ele vai comer até não conseguir mais, por isso é importante colocar-lhe limites. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Emerson
quanto de comida deve comer o meu pastor alemão adulto
Alves
500 grama por dia, dividido em duas refeiçoes.
Marlei Fortes
gostaria de saber o quanto a raça golden retriever deve comer, de quando se é filhote ate adulto?
Claudinei oliveira
quanto deve comer o meu cachorro boxer
Leilangela
Tenho labrador de 1ano e 8 meses com 32kg quanto de comida devo dar para ela e quantas refeições ao dia? Obrigada.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Leilangela! A recomendação é que a partir dos oito meses de idade você dê apenas uma refeição por dia ao seu cachorro. A quantidade de comida vai depender do tamanho e do peso do cachorro, sendo que a recomendação é dar de comer entre 2 a 3% do seu peso total. Por isso, é só fazer esse cálculo. Mas não se esqueça que a quantidade de comida a dar também vai depender do ambiente em que vive o seu cachorro e do tipo de atividade que tem. Obrigada pelo seu comentário e boa sorte com seu cachorro :)
Josinha Gomes
Ola. Acabei de adotar um labrador de 2 anos, já castrado. Esta com cerca de 50 quilos e agora terá espaço pra correr e brincar à vontade. Tenho duvida se ele está acima do peso, o quanto devo dar de ração e a quantas vezes por dia. Obrigada desde já
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Josinha! Alimentar um labrador adulto vai depender da quantidade de alimento que o seu corpo precisa, do seu estilo de vida e das suas necessidades. Mas, por norma, o valor está entre as 500 ou 600 gramas por dia. Em caso de dúvida, deve falar sempre com o veterinário acerca da alimentação do seu cachorro. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando as nossas dicas :)
Fabiana Martins
olá, preciso saber quantas vezes ao dia devo alimentar meu filhote de 4 meses, ele é raciado com pastor alemao. Obrigada!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Fabiana, com 4 meses de idade você deve alimentar o seu cachorro entre 4 a 5 vezes por dia. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
lopes
o meu cao tem 18 anos de idade,tem 18 com migo é um caninche quantos gramas é que ele ade comer por dia,obrigado
vera ferreira
tenho um filhote de labrador.ele tem4 meses.e bem grande ele come 3 vezes ao dia ele come 1k meio e esta senpre cm fome o raçao q ele come ea normal de adulto ele pesa ums 10 a 12 k
Verônica
Boa tarde! Meu cachorro é velho quase sem dentes, meio surdo, meio cego e com muita sarna. Ele só não tem pulgas e carrapatos. Está pele e osso, muito desnutrido, já rodei com ele por vários veterinários e nenhum o ajudou só perdi muito dinheiro. Preciso de ajuda para que ele passe o restinho de vida dele melhor.
LA
Fiquei com uma duvida....os 120g de ração deve ser dividido em 4 refeições no caso de uma cão pequeno ? ou é a mesma quantidade nas 4 refeições?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Lina, as quantidades indicadas são as totais, deve dividir esse valor pelo número de refeições diárias que o seu cachorro fizer. Espero ter esclarecido você! Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos! ;)
valeria valentim louro
meu cachorro só come a ração com um pouquinho de carne moida ou frango disfiado, eçe é diabético, tem 13 anos pesa 8 k é da raça york tamanho grande, mas é puro, ele toma insulian duas vezes ao dia também, e gostaria de saber a quantidade certa de ração que deve comer?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Valeria, você pode encontrar essa informação na embalagem da ração. Normalmente tem uma tabela com as indicações das quantidades de ração consoante o tipo de raça e peso. Obrigada por comentar e continue a acompanhar-nos! :)
DIVALDO VIEIRA BARROS
O CORRETO E DAR COMIDA DE MANHA, A TARDE, OU A NOITE
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Divaldo, as três refeições diárias são recomendáveis dos 4 aos 6 meses de idade. A partir daí, deve reduzir o número de refeições dependendo da raça do seu cachorro. Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos! :)
1 de 7
Quanto deve comer o meu cachorro