Como alimentar um cão desnutrido
Quando um cão está desnutrido ou muito magro precisará de uma quantidade maior de proteínas e gorduras que deverá conseguir com uma dieta equilibrada. Não deve cometer o erro de sobrealimentar o seu animal se ele estiver há dias sem comer, porque o seu estômago estará mais suscetível ao estiramento e isso pode originar danos importantes. Siga uma série de conselhos e veja a melhor forma de alimentar o seu cão desnutrido. Neste artigo de umComo.com.br explicamos para você como alimentar um cão desnutrido.
Passos a seguir:
Existem muitas razões pelas quais um cão pode chegar à desnutrição ou estar muito magro. Às vezes, quando um cão se perde ou foi abandonado pode passar vários dias sem comer nada e logo o seu peso se reduzirá de forma radical. Pode ser ainda que o cão sofra de alguma doença ou que esteja com parasitas que lhe impeçam de comer e estar no seu peso adequado. Outras vezes, pode estar muito magro por algum tipo de transtorno nervoso. Seja qual for a causa, quando o seu cão não come o necessário reduz-se a quantidade de açúcar no sangue. Esta queda na glicose pode afetar seriamente o organismo do seu cão, deteriorando o funcionamento do cérebro, rins, coração e músculos.
Esta situação de desnutrição irá piorando com o tempo. No terceiro dia sem comer nada, o metabolismo do seu animal será reduzido e, no quinto dia, a sua única fonte de energia serão as suas reservas de gordura. Considerando a importância do seu cão estar bem alimentado, vamos contar algo que não deve fazer. Se o seu cão estiver muito magro, não se deixe levar pelo impulso de dar mais comida do que o normal. Sobrealimentar o seu animal é um erro, terá que o alimentar de forma gradual para que não se sacie muito. É recomendável que enquanto coma, controle o seu ritmo para ver que não há nenhum problema.
Um dos fatores imprescindíveis para alimentar o seu animal se estiver desnutrido é repartir as refeições. Não deve permitir que o seu cão tenha acesso livre à comida nem deixar que coma livremente nos primeiros dias depois de ter estado um tempo sem comer, porque poderia ter sérios problemas de digestão. É recomendável que alimente o seu cão com pequenas rações a cada 6 horas, o que implica que coma quatro vezes por dia. Quando o estômago do cachorro tiver passado por um período de falta de alimentos, costuma ter o seu tamanho reduzido e fica bem mais sensível ao estiramento quando come. Esta sensibilidade à expansão costuma desaparecer em cinco dias, sempre que siga as regras para alimentar o seu cachorro de forma gradual e repartida. Nunca o alimente de uma só vez enquanto estiver em fase de realimentação.
Outra dos conselhos para alimentar o seu cão com problemas de desnutrição é que tenha muito cuidado com a quantidade de comida que dá a ele diariamente. A dose deverá ser ajustada ao seu peso, por isso anote o consumo de comida e certifique-se de dar a quantidade adequada e necessária para manter a sua saúde em perfeito estado. Enquanto estiver controlando os seus novos hábitos alimentares, deveria pesar seu cão todas as semanas e controlar o seu peso. Assim, terá uma ideia de como evolui até atingir os quilos perdidos. Para conseguir que o seu animal recupere seu aspecto e peso apropriado depois de estar mais de 1 semana sem comer, é recomendável que a dieta de realimentação esteja composta principalmente por gordura e por carboidratos em menor proporção. Também deve ter uma ótima composição de minerais como magnésio, potássio e fósforo.
Deve ter em conta a quantidade de calorias dos alimentos que o seu animal toma nesta fase delicada. As calorias consumidas devem ser as mesmas que o seu cão ingere em circunstâncias normais. Também deve se certificar de que tenha livre acesso a uma fonte ou tigela com água para que esteja bem hidratado. Uma perda de 15% de água poderia ser mortal para o seu cachorro.
Se o seu cão estiver passando por este momento, pode ser que chegue a recusar a comida. Se não quiser experimentar a ração seca, convém misturar com comida úmida para que a ingestão de alimentos seja mais apetecível. Mas não dê a ele muitos suplemento úmidos, porque contêm muita mais água que proteínas e gorduras e não devem ser o componente principal da sua dieta.
Um dos principais ingredientes para a dieta do seu cão desnutrido é o peru, o cordeiro e o frango ou qualquer outro tipo de carne que goste. Proporcione ao seu animal alimentos de boa qualidade com um conteúdo médio de gordura de 18% no mínimo e de proteínas entre 25 e 30%. Para que o seu cão engorde é necessário uma maior porcentagem de gorduras e não será nada complexo incorporar estas mudanças em sua dieta por alguns dias. Pode dar suplementos como ovo cozido, produtos lácteos e carnes cozidas sem osso.
Por último, se apesar de muitas tentativas o seu animal não comer, pode ser que esteja sofrendo de algum transtorno nervoso. Se o seu cão não comer por um problema deste tipo, o mais importante é conseguir equilibrar a sua química interna. Terá que tratar o nervosismo do seu cão o quanto antes para que comece a comer com normalidade. Se este for o caso, vá de imediato ao veterinário ou a um especialista em comportamento canino para que o avalie, o coloque em tratamento e comece a comer com normalidade.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como alimentar um cão desnutrido, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.