Partilhar

Como cuidar de um Dachshund

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 10 dezembro 2019
Como cuidar de um Dachshund
Imagem: animalia-life.com

Mais conhecido como cão salsicha, o Dachshund é uma raça de cachorro comprida e de patas curtas. O Dachshund ou Teckel tem origem alemã e o seu nome significa "cão texugo". Existem três tipos de Teckel, os de pelo curto, comprido e os do tipo miniatura. Com um carácter corajoso e curioso, esta raça de cachorro está sempre procurando por brincadeira, especialmente com o resto da família, sendo um cachorro ideal para crianças. Se tem um Dachshund como amigo de quatro patas e quer saber mais sobre esta raça, então continue lendo este artigo de umComo em que explicamos para você como cuidar de um Dachshund.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um cachorro salsicha

Cuidados com um Dachshund: alimentação

Se você quer garantir o bem-estar e saúde do seu Dachshund um dos principais cuidados que deve ter é na alimentação. Esta raça de cachorro é propensa à obesidade, por isso você deve manter a alimentação do seu cachorro equilibrada. É importante referir que fatores como porte, atividade física, idade, ambiente e raça (pois existem diferentes tipos de Dachshund) devem ser considerados na hora de alimentar o seu cachorro. Um cachorro, mesmo sendo da mesma raça, pode ter necessidades nutricionais diferentes de outro dependendo se vive ou não num apartamento ou se pratica muita atividade física.

A ração é sempre o melhor alimento que você pode dar ao seu cachorro, uma vez que contém todos os nutrientes e vitaminas necessários para o seu cão. A primeira coisa a considerar na hora de comprar a ração é a idade do cachorro, se ele for filhote deverá comprar uma ração que seja indicada para filhotes de cachorros. Os filhotes de Dachshund até um ano devem comer entre 3 a 4 vezes por dia. Quanto à quantidade de comida que deverá dar ao seu animal, isso é algo que vem especificado na embalagem, de acordo com o peso e idade do animal. É importante referir que estas quantidades podem diferir um pouco de marca para marca. Quando o Dachshund chega à idade adulta, o ideal é que o cachorro ingira entre 2,5% a 4% do seu peso, divididos em 2 porções diárias, sempre que o animal não esteja com sobrepeso. Aqui fatores como atividade física e tipo de ambiente devem ser considerados.

Como cuidar de um Dachshund - Cuidados com um Dachshund: alimentação
Imagem: ocaofeliz.wordpress.com

Cuidados com um Dachshund: pelagem

O Dachshund de pelo curto não exige tantas escovações quanto o de pelo longo. Os de pelo curto precisarão apenas de uma escovação a cada 3 dias, enquanto os de pelo longo já requerem uma escovação diária. Independentemente se o seu Dachshund tenha pelo curto ou comprido, não precisará de banhos semanais. É importante referir que os banhos com frequência não são recomendados, uma vez que eliminam a oleosidade natural da pele do cachorro, deixando-o mais propenso a doenças de pele. No caso do Dachshund, os banhos mensais são suficientes para garantir a saúde do seu animal. As tosas do Dachshund devem ser ocasionais para retirar os pelos soltos e mortos.

Como cuidar de um Dachshund - Cuidados com um Dachshund: pelagem
Imagem: pinterest.com

Cuidados com um Dachshund: atividade física

Apesar do Dachshund ser um cachorro de porte pequeno ele tem muita energia para ser gasta. Por isso, é importante que lhe dê atenção, brinque com ele e o passeie pelo menos duas vezes por dia durante no mínimo meia hora. Também por ser um cão propenso à obesidade, é de especial importância que mantenha uma rotina de atividade física com ele. Esta raça de cachorro gosta muita de brincar, principalmente entre a família, por isso é essencial que lhe dê a atenção que precisa a este nível. O Teckel é um cachorro que se adapta a espaços pequenos, por isso pode tê-lo em um apartamento. No entanto, saiba que por ser uma raça comprida com patas curtas, deve-se evitar que suba muitas escadas ou pule de lugares muito altos.

Como cuidar de um Dachshund - Cuidados com um Dachshund: atividade física
Imagem: alegoo.com

Cuidados com um Dachshund: doenças

Vacinar o seu Dachshund é essencial para garantir a sua saúde. Informe-se junto do seu veterinário quais são as vacinas que deverá dar ao seu cachorro e quando as deverá dar.

Como já foi referido acima, a obesidade é uma das doenças frequentes no Dachshund. Por isso, é importante cuidar da alimentação dele e garantir que o seu cachorro faz o exercício físico necessário. Por ser uma raça de cão baixa, o Teckel também pode ser afetado por problemas de coluna, daí ser necessário não o deixar pular de sítios muito altos ou subir e descer muitas escadas. Hérnia de disco é outro dos problemas que costuma afetar esta raça de cão.

Para garantir a saúde do seu animal, deverá levá-lo ao veterinário pelo menos uma vez ao ano para fazer uma revisão.

Como cuidar de um Dachshund - Cuidados com um Dachshund: doenças
Imagem: express.co.uk

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um Dachshund, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como cuidar de um Dachshund

O que lhe pareceu o artigo?

Como cuidar de um Dachshund
Imagem: animalia-life.com
Imagem: ocaofeliz.wordpress.com
Imagem: pinterest.com
Imagem: alegoo.com
Imagem: express.co.uk
1 de 5
Como cuidar de um Dachshund

Voltar ao topo da página