Partilhar

Como cuidar de um pitbull

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como cuidar de um pitbull

Ainda que, devido à origem desta raça e às suas características físicas, os pitbull sejam considerados uma raça perigosa, a realidade é que se trata de um animal que responde muito bem ao adestramento, um grande colega e um pet brincalhão e simpático que se dá bem com todos os membros da família. Precisam dos mesmos cuidados básicos de alimentação e carinho que qualquer outro tipo de cão, no entanto, para que cresça saudável e feliz também é importante ter em conta alguns detalhes próprios da raça que ajudarão você a educá-lo melhor. Neste artigo de umComo.com.br vamos explicar para você como cuidar de um pitbull adequadamente.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um American Bully
Passos a seguir:
1

Um dos aspectos mais importantes a ter em conta no momento de cuidar de um pitbull é que esta raça é bastante enérgica, sempre disposta a brincar, aos passeios e ao bom entretenimento. Não basta apenas levá-lo para fazer as suas necessidades e voltar para casa, o pitbull precisa de pelo menos 1 hora de exercício diário correndo, caminhando e brincando na rua para gastar energia.

Se o animal não tem a dose de atividade requerida, corre o risco de se converter em um cão ansioso e destrutivo, assim como ocorre com muitas outras raças, por isso, quanto mais entretenimento lhe oferecermos, melhor. Pode sair com o seu cão para:

  • Brincar de pegar a bola ou qualquer outro objeto.
  • Correr, mas só quando o animal estiver um pouco maior.
  • Passear por um parque ou pela montanha.
  • Levar a um parque para cães para socializar e se divertir.
Como cuidar de um pitbull - Passo 1
2

O pitbull tem a grande fama de ser uma raça muito agressiva, no entanto, tudo dependerá do modo no qual o seu dono o adestre. É muito importante que a partir do momento em que o animal possa sair de casa, que será 3 meses depois de completar todas suas vacinas, comece a socializar o seu pet para que o habitue ao contato com outras raças de cães, com crianças, adultos e com as pessoas em geral.

Isto fará com que o seu cão tenha a capacidade de se relacionar de forma adequada com diferentes animais e também com pessoas de diferentes tipos, fazendo com que o seu caráter seja amigável e aberto. No nosso artigo como socializar um filhote com cachorros adultos e pessoas damos a você algumas dicas para o conseguir.

Como cuidar de um pitbull - Passo 2
3

Outro aspecto importante na hora de cuidar de um pitbull é o adestramento, imprescindível para controlar o seu pet durante os passeios, para ensinar-lhe comandos básicos e também as regras de comportamento em casa. Esta raça é inteligente, obediente e propensa ao treinamento, por isso, usando as ferramentas adequadas, conseguirá que aprenda o que desejar.

Deverá iniciar o treinamento a partir da sétima semana ou dos dois meses para a frente, quanto mais cedo começar, melhores resultados você obterá. No nosso artigo como adestrar um pitbull damos-lhe todas as dicas necessárias para que consiga com sucesso.

Como cuidar de um pitbull - Passo 3
4

Como qualquer outra raça, deverá alimentar o seu pitbull com comida de qualidade e tendo sempre em conta as porções segundo a sua idade, oferecer-lhe água fresca, dar-lhe carinho e as atenções médicas que precisa. Manter em dia o calendário de vacinação, se certificar de que o seu cão está adequadamente desparasitado por dentro e por fora, e visitar o veterinário uma vez por ano para garantir o seu bom estado de saúde é fundamental para o seu bem-estar.

No geral, estes animais não apresentam problemas de saúde específicos da raça, exceto pelo fato de contarem com uma pele delicada propensa à dermatite canina e a condições como a piodermite. Mantê-los livres de pulgas e carrapatos, checar a sua pele pelo menos uma vez por semana e cuidar da qualidade dos cosméticos que aplicamos sobre a sua derme será importante para prevenir estas condições.

Além disso, é fundamental dar-lhes carinho, cuidado e atenções para que se sintam como um verdadeiro membro da nossa família. O seu pitbull merece todo o seu carinho para crescer saudável e feliz, por isso dê-lhe a atenção que precisa e garanta o seu adequado desenvolvimento.

Como cuidar de um pitbull - Passo 4

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um pitbull, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como cuidar de um pitbull

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Pedro Lucas Dalbem Da Silva
esse artigo foi muito util para mim, pois acabei de pegar um filhote, e daqui alguns dias vou pegar outro.
MARIA APARECIDA SERRANO
como cuidar de um pitbull para ele nao se tornar agressivo, e ser um cao docil.

Como cuidar de um pitbull
1 de 5
Como cuidar de um pitbull

Voltar ao topo da página