Partilhar

Como cuidar de um gato siamês

Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como cuidar de um gato siamês

O gato siamês é um animal de grande magnetismo que cativa todos os que o rodeiam. São gatos divertidos e carinhosos que, como qualquer outro animal de estimação, requerem certos cuidados. Esta raça felina é considerada como uma das mais antigas da história, bem como uma das mais comuns, de modo que se comprar um siamês estará adquirindo um animal legendário, que deverá alimentar, acariciar e distrair. Em umComo, nós o orientamos sobre como cuidar de um gato siamês.

Também lhe pode interessar: Quais as características de um gato siamês

Meio ambiente

Uma de suas obrigações como dono é fornecer ao animal uma série de cuidados básicos. Entre eles, um lar limpo e acolhedor onde possa se sentir seguro. Os gatos domésticos têm uma vida mais saudável e longa que os que vivem ao ar livre, porque estes últimos podem contrair doenças ou pragas, além de estarem expostos a maiores perigos, como animais que possam lhes atacar ou as baixas temperaturas. De modo que os gatos domésticos estão melhor protegidos.

Tenha em sua casa uma caixa de areia onde o animal possa fazer suas necessidades, e a mantenha limpa. Para isso, utilize uma pá para retirar as fezes, e bolsas de plástico para introduzir as fezes e eliminá-las posteriormente.

Por outro lado, seu gato siamês se sentirá confortável tendo a sua própria cama. Compre uma cama para gatos felpuda ou um colchonete e acostume-o a dormir ali porque, caso contrário, se acomodará em seu sofá.

Como cuidar de um gato siamês - Meio ambiente

Alimentação do gato siamês

É fundamental manter o seu animal de estimação hidratado e bem nutrido. Para isso, utilize um duas tigelas de comida de gatos, em uma das quais será colocada a comida e, na outra, a água. Lembre-se de manter sempre este recipiente com água fresca e limpa para que não beba pelos ou fiapos, porque os gatos detestam beber água suja ou quente.

Além disso, forneça todos os nutrientes necessários para a sua alimentação, pois os gatos siameses têm um metabolismo elevado. Recomenda-se alimentá-lo com alimentos variados e de qualidade, como croquetes para gatos. Encha a tigela do animal com alimentos diariamente para mantê-la em boas condições.

No entanto, não alimente o seu animal em excesso, para não causar obesidade felina. Os filhotes necessitam de ser alimentados três vezes ao dia, porque precisam consumir mais calorias e vitaminas para se desenvolverem adequadamente. No entanto, a partir dos seis meses, seus alimentos podem ser reduzidos para duas vezes ao dia. Os adultos, desde os sete anos de idade, também devem ser alimentados duas vezes por dia, a cada oito ou doze horas. Para que adquiram um peso saudável, observe seus hábitos alimentares e ajuste adequadamente a quantidade das porções.

Como cuidar de um gato siamês - Alimentação do gato siamês

Entretenimento do gato siamês

O gato, independente da raça, precisa estar entretido e manter-se ativo. São recomendados os brinquedos que possam mantê-lo distraído como, por exemplo, os ratos de pelúcia, os mastros de arranhão ou as bolas de lã. Em relação aos mastros, são ideais para afiar as suas unhas e evitar que arranhem seu mobiliário, porque estes animais têm a necessidade de arranhar.

Como cuidar de um gato siamês - Entretenimento do gato siamês

Carinho

As carícias são uma das amostras de afeto mais apreciadas por estes felinos. Alguns adoram ser acariciados no lombo, outros embaixo do queixo, outros na face. Cada gato é diferente, portanto, aprenda os locais onde ele mais gosta de ser acariciado. Para guiá-lo, observe que quando ronrona ou amassa suas patas, significa que está muito satisfeito e cômodo.

Como cuidar de um gato siamês - Carinho

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um gato siamês, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Além disso, você deve escolher um veterinário para o seu gatinho, e consultá-lo quando observar que a saúde do animal não está boa, bem como para vaciná-lo regularmente ou fazer exames físicos anuais.
  • Escove seus dentes com uma escova suave e dentifrício para gatos, para evitar que contraia tártaro dental ou gengivite.

Escrever comentário sobre Como cuidar de um gato siamês

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Cleyton
Bom eu tei um gato siamês, como faz ele parar de mijar no sofá , ele caga no banheiro.
Simone
Eu tenho uma gatinha siamesa chamada Babi, tem 5 anos, vive dentro do apartamento, nunca ficou doente, é castrada, é carinhosa, dengosa, ama o meu colo, só bebe água corrente (torneira), é dócil e brincalhona com toda a minha família ela adora algumas frutas frescas do tipo melão, mamão, melancia, manga e verduras catalônia e alface, lavo muito bem e dou para ela, porque se eu não der, como é da raça dela (geniosa) fica emburrada pelos cantos depois, não quer conversa, não quer agrado, não quer brincadeiras, é uma figurinha esta gatinha, parece uma criança mesmo quando não dá uma bala pra ela. Gostaria de saber se tem algum problema de dar estas frutas e estas verduras para a gatinha, muito obrigada.
Maria Petronilho
Tenho duas gatas: uma de raça grande, que tirei da rua, muito meiguinha e linda. Vivemos juntas durante 5 anos, muito felizes. Ao fim desse tempo houve necessitar de acolher uma gatinha siamesa em perigo, muito pequenina. O desgosto que a minha gata grande sofreu é indescritível! A pequenina, foi crescendo, com muitos cuidados. Adora colo. Tirá-la do colo era tarefa quase impossível, pois logo voltava. A pequena tem agora 2 anos e já se toleram mutuamente e dormem a sesta juntas. Estão ambas esterilizadas, porque antes tive gatas adoráveis que morreram com cancro da mama, um dos factores importantes é a esterelização, a não ser que as deixemos procriar naturalmente. Muito se fala da tendência para a obesidade. As minhas gatas têm sempre comida e água à disposição e não são obesas, a siamesa, aliás, é longilínea. Claro que escolho uma ração para gatos "indoor" (que não saem de casa), recomendada para evitar bolas de pelo no estomago do animal. Os ciumes são o principal problema: ambas acham que sou a sua humana exclusiva, mas agora cada uma me pede mimo quando apanha a outra a dormir....e vivemos muito felizes!

Como cuidar de um gato siamês
1 de 5
Como cuidar de um gato siamês

Voltar ao topo da página