Partilhar

Como cuidar de um gato após a castração

Como cuidar de um gato após a castração

A castração em gatos é um dos processos mais comuns, no caso das fêmeas esteriliza-se para evitar a reprodução que normalmente leva a um aumento de gatos abandonados, no caso dos machos este procedimento reduz a sua agressividade e territorialidade, controlando certos comportamentos. Mas depois da intervenção o nosso gato requer certos cuidados, por isso em umComo.com.br explicamos-lhe como cuidar de gato esterilizado após a operação.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um gato de rua
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que é importante ter claro é que a esterilização ou castração é uma medida responsável para evitar a reprodução excessiva de gatos e o seu posterior abandono. Todos os donos deverão refletir em algum momento para tomar esta decisão e, ao fazê-lo não está prejudicando de forma alguma o seu animal de estimação, por isso não se sinta culpado e assuma o procedimento como uma alternativa para prevenir a reprodução irresponsável e as atitudes agressivas e territoriais no caso dos machos.

A castração ou esterilização, embora seja muito comum, é um processo que deve ser realizado exclusivamente por um veterinário e que requer anestesia total, pelo que depois da intervenção é importante dar a atenção que precisa ao nosso animal para que recupere de forma rápida.

Como cuidar de um gato após a castração - Passo 1
2

Durante pelo menos um dia e meio ou dois dias tente que o seu gato não se mexa demasiado, embora o animal não consiga pensar que está doente e que os seus movimentos são limitados. Se existe algum buraco ou esconderijo que sabe que ele gosta mais, limite-lhe o acesso ou poderá causar-lhe lesões.

3

Duas horas depois da operação o seu gato poderá comer e beber, mas não lhe poderá dar as quantidades habituais, pois o animal encontra-se em recuperação. Reduza as porções de comida e bebida para metade do normal, pelo menos durante os primeiros dias.

Tenha em conta também que o seu gato estará sensível, irritável, dolorido e mal humorado, isto é completamente normal e não há motivo para se preocupar. Pode ser que o gato rejeite carinho ou esteja um pouco hostil, não é nada contra si, apenas entre os efeitos da anestesia e os incômodos é possível que não esteja muito bem de humor, seja paciente que logo passará.

4

Também é importante vigiar que o animal não se lamba, morda ou toque de alguma forma nos pontos, pois podem rebentar e tornar-se num problema maior, deverá estar consciente deste aspecto. Fala com o seu veterinário sobre as melhor formas de o evitar.

5

É normal que o seu gato não queira comer com demasiada vontade, pois acaba de sair de uma operação e sente-se fraco e com dores. Tenha paciência e controle se pelo menos ingere líquidos e alguns alimentos, também pode oferecer-lhe alimento enlatado que além de conter líquido, é muito mais suave e saboroso para o animal.

Como cuidar de um gato após a castração - Passo 5
6

Observe o seu animal de estimação e dê-lhe muito amor e carinho. É importante estar alerta das suas reações, se por algum motivo vir a ferida sangrando, que seu o animal está fraco, ou se tem sintomas atípicos como vômitos ou diarreia, consulte de imediato o seu veterinário.

7

Os felinos que são castrados têm tendência a engordar, por isso é importante controlar a sua dieta desde as primeiras semanas após a operação. Descubra alguns conselhos para o fazer no nosso artigo sobre como alimentar um gato esterilizado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um gato após a castração, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como cuidar de um gato após a castração

O que lhe pareceu o artigo?
16 comentários
A sua avaliação:
Myleny Saraiva
Minha gata esta com muitas falhas no pelo como se ela estivesse brigando,o que pode ser?
Editor umComo.com.br
Oi Myleny! As informações desse artigo podem te ajudar: https://animais.umcomo.com.br/artigo/por-que-meu-gato-tem-falhas-no-pelo-20231.html
Suzane Rocha
Olá meu gatinho foi castrado e o local comecou a sangrar alguns minutos depois! Isso é normal?
Editor umComo.com.br
Oi Suzane! Ele foi castrado hoje? Foram feitas suturas e está sangrando porque uma rebentou? Nesse caso é importante que volte à clinica veterinária para que seja observada a lesão.
A sua avaliação:
Lúcia
Meu gato foi castrado ontem,pula ,saí , no consigo prender,q faço,corre algum risco?só no primeiro dia q ficou molhe, será que quebrou os pontos?
Editor umComo.com.br
Oi Lúcia! Ele está sangrando na zona da incisão? Ele tem um colar elizabetano para impedir que lamba a zona?
eduardo
apos a cirurgia ja se passaram 3 dd ,esta alimentando muito pouco,esta com a roupinha e andando muito pouco e torta ,o q devo fazer.
A sua avaliação:
sergo
mandamos castrar nossa gatinha de 10 meses e quando voltou para casa, sua mãe que sempre foi amiga e melhor companheira a está rejeitando, nao a deixando se aproximar...o que pode ser feito para voltem ao trato normal que tinham???
lucia
quantos dias tem que evitar que ele [gato] lamba a castracao ?????
Marcio
Essa cirurgia precisa evoluir no Brasil, aqui na espanha castrei minhas duas gatas e no mesmo dia já estavam pulando. Aqui se usa anestesia a gás e o corte é feito na lateral com um tamanho de no máximo 2 centimetros, os pontos são internos e o da pele fica virado pra dentro, como é feito em cirurgia plástica, assim não corre o risco da gata tirar e com isso não é necessário usar o colar elisabetano.
Emanuelle
A minha gata tambem fez cerurgia ontem pra castrar ela ela tambem n para quieta e peguei ela puxando os pontos o q eu faço??
Camila Nayane
Minha gatinha foi operada ontem e hoje pela parte da manhã ela pulou da cama e não consegui pegar ela antes que caísse, ela pode ter alguma hemorragia ou infecção por causa disso? Por favor respondam.
Daniela
Minha gata foi operada há 2 dias e ainda está molinha, comendo pouco e apenas urinou. É normal?

Como cuidar de um gato após a castração
1 de 3
Como cuidar de um gato após a castração

Voltar ao topo da página